BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Brasileira

Anatel registra queda de 13,6% nas reclamações em 2018

GERALDO BASTOS por GERALDO BASTOS
09/02/2019
em Economia Brasileira
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0

Esta é última fase da campanha de comunicação aos consumidores com cadastros desatualizados

Share on FacebookShare on Twitter

O número de reclamações registradas em 2018 na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) caiu 13,6% em relação a 2017. No total, foram recebidas 2,9 milhões de reclamações nos canais de atendimento da Agência, 464,5 mil a menos que no ano anterior. Este é o terceiro ano consecutivo em que são registradas quedas no volume de reclamações: elas já haviam sido reduzidas em 4,3% no ano de 2016 e em 12,9% no ano de 2017.

Consumidores de todos os principais serviços de telecomunicações registraram menos reclamações no ano passado em comparação com 2017. A maior redução percentual foi de 18% na TV por Assinatura (-84,1 mil reclamações), seguida por menos 17,6% na telefonia móvel pré-paga (-85,6 mil), menos 14,9% na telefonia móvel pós-paga (-170,2 mil), menos 13,1% na telefonia fixa (-99,6 mil) e menos 4,4% na banda larga fixa (-23,1 mil).

A queda no número de reclamações também pode ser observada em termos relativos à base de consumidores de cada serviço. Em 2018, foram registradas em média, por mês, 0,77 reclamações para cada grupo de 1.000 acessos em serviço. No ano anterior, esse índice foi de 0,87 reclamações ao mês para cada mil acessos em serviço.

A cobrança dos serviços foi o principal motivo das reclamações na agência reguladora em 2018. Cerca de 1,2 milhão de reclamações deste tipo foram registradas em 2018 (260,8 mil a menos que em 2017).  Segundo a superintendente de relações com consumidores da Agência, Elisa Leonel, os problemas de cobrança estão ligados à postura comercial das prestadoras, que muitas vezes estimulam o consumidor a contratar um serviço sem dar a ele todas as informações necessárias. Para ela, as ações da Anatel para a defesa do consumidor seguirão se focando na melhoria do relacionamento entre as prestadoras e o consumidor.

Elisa destaca que entre os temas que estão no planejamento da Agência para 2019 encontram-se o aprimoramento da transparência das prestadoras na hora oferecer um plano ou serviço; a facilitação de cancelamento do serviço, por meio de mecanismos já previstos no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor, como o cancelamento sem intervenção de atendentes, e; a adoção de melhores práticas nas vendas de serviços por meio de call centers.

Quantidade de reclamações registradas na Anatel (por serviço, 2015 a 2018)

VOLUME DE RECLAMAÇÕES POR SERVIÇO
SERVIÇO 2015 2016 2017 2018 2018 – 2017 VARIAÇÃO
Banda Larga Fixa 634.514 580.847 525.102 501.979 -23.123 -4,4%
Celular Pós-pago 1.227.247 1.260.623 1.143.980 973.770 -170.210 -14,9%
Celular Pré-pago 594.145 595.014 485.951 400.327 -85.624 -17,6%
Telefone Fixo 1.032.448 943.673 760.978 661.358 -99.620 -13,1%
TV por Assinatura 584.110 511.052 467.363 383.303 -84.060 -18,0%
Outros 16.169 20.660 22.322 20.503 -1.819 -8,1%
Total Geral 4.088.633 3.911.869 3.405.696 2.941.240 -464.456 -13,6%

Fonte: Anatel.

Tags: Agência Nacional de TelecomunicaçõesAnatel
Artigo Anterior

Sete corpos de vítimas de incêndio no Flamengo foram identificados

Próximo Artigo

Bruno Reis inaugura obras e autoriza reforma de 200 casas na Polêmica

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Operários na lavoura
Economia

Plano Safra: BNDES atinge R$ 10 bilhões de recursos aprovados

Exportação de carne bovina bate recorde em mês anterior ao tarifaço
Economia

Exportação de carne bovina bate recorde em mês anterior ao tarifaço

Carrinho de compra em supermercado
Economia

Inflação fecha julho em 0,26%; alimentos caem pela segundo mês seguido

Próximo Artigo

Bruno Reis inaugura obras e autoriza reforma de 200 casas na Polêmica

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Fachada Almacen Pepe

Almacen Pepe entra em processo de recuperação judicial em Salvador

Galpão de estoques

Simpress inaugura hub logístico em Salvador para descentralizar operação

Rodrigo Pimentel, Jerônimo Rodrigues e Marcius Gomes

Governador Jerônimo Rodrigues anuncia novos secretários da Saeb e Secti

Diego Villar

Moura Dubeux tem lucro recorde de R$ 120 milhões no 2º trimestre

Maxx Passos e Jerônimo Rodrigues

Max Passos é nomeado novo diretor-geral do DETRAN-BA

Evento ABAPA

Comemorando 25 anos, Abapa promove Dia do Algodão com inovação e visão de futuro

Operários na lavoura

Plano Safra: BNDES atinge R$ 10 bilhões de recursos aprovados

Jorge Khoury, Ana Paula

Prefeitura e Sebrae firmam parceria para estimular economia criativa em Salvador

Jivânia Costa

Projetos sociais da Bracell beneficiam 75 mil pessoas na Bahia

Fachada do banco do Brasil

BB tem lucro de R$ 11,2 bi no primeiro semestre, queda de 40,7%

Vista aérea da Saudali

Saudali reforça presença na Bahia e apresenta portfólio completo na Superbahia 2025

Diego Villar

Moura Dubeux tem lucro recorde de R$ 120 milhões no 2º trimestre

Operários na lavoura

Plano Safra: BNDES atinge R$ 10 bilhões de recursos aprovados

Jorge Khoury, Ana Paula

Prefeitura e Sebrae firmam parceria para estimular economia criativa em Salvador

Jivânia Costa

Projetos sociais da Bracell beneficiam 75 mil pessoas na Bahia

Fachada do banco do Brasil

BB tem lucro de R$ 11,2 bi no primeiro semestre, queda de 40,7%

Vista aérea da Saudali

Saudali reforça presença na Bahia e apresenta portfólio completo na Superbahia 2025

Diego Villar

Moura Dubeux tem lucro recorde de R$ 120 milhões no 2º trimestre

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.