Salvador foi a capital escolhida para o lançamento nacional de rotas operadas pela JetSmart, companhia aérea de ultra low cost (baixo custo). A capital baiana terá três vôos semanais com a rota Santiago-Salvador a partir do dia 27 de dezembro. Os bilhetes já estão disponíveis para compra no site da companhia. Com os três vôos semanais, a empresa espera transportar mais de 33 mil passageiros para a capital baiana anualmente.
A companhia também vai realizar voos em Foz do Iguaçu, a partir de 5 de janeiro, e São Paulo com início da operação prevista para 20 de março. As viagens com partidas e chegadas em Salvador e São Paulo terão custo, incluindo tarifas, a partir de R$ 299 e de Foz do Iguaçu os valores começam em R$ 269, já com as taxas. Os valores são válidos para cada trecho.
A partir da operação no Brasil, a JetSmart passa a operar nove rotas internacionais, somadas às seis já existentes. Até então, a companhia operava as rotas: Santiago-Buenos Aires, Santiago-Lima, Santiago-Trujiillo, Santiago-Arequipa, Antofagasta-Lima e Concepción-Lima.
O lançamento das rotas ocorreu nesta terça-feira (24), no Wish Hotel Salvador. A operação da JetSmart é a primeira regular de uma companhia ultra low cost no aeroporto de Salvador. Na alta temporada, aeronaves da companhia chilena partirão da capital baiana às terças-feiras, sextas-feiras e aos domingos, sempre no início da tarde. Na baixa temporada, as partidas acontecem duas vezes por semana.
O evento contou com a presença do vice-prefeito Bruno Reis, do secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco, do governador Rui Costa, do CEO e fundador da JetSmart, Estuardo Ortiz, do CEO do Salvador Bahia Airport, Julio Ribas, além de autoridades federais, estaduais e municipais.
A apresentação da companhia foi realizada pelo CEO e fundador da JetSmart, Estuardo Ortiz. “No modelo de ultra baixo custo o passageiro paga apenas pelo serviço que ele de fato consome. Muitas vezes se confunde o baixo custo com baixa qualidade, o que não é verdade. Nossas aeronaves são novas, com recursos tecnológicos que permitem o menor consumo de combustível, além de fatores como conforto na distancia entre as poltronas”, conta.
O serviço aéreo oferecido pela companhia conta com seis Airbus A320neo e os passageiros poderão realizar voos diretos, sem escalas, a partir de Santiago com destino às três cidades brasileiras. As aeronaves têm capacidade de transportar cerca de 190 passageiros.
Atratividade
“Além de ser um novo vôo que permite esse intercâmbio entre a Bahia e o Chile, me entusiasma ser uma companhia de baixo custo, que vai possibilitar que novos passageiros possam voar, a preços mais baixos que de trechos domésticos, e isso vai aumentar muito o número de passageiros e viabilizar uma melhora no turismo, aquecer a economia”, afirmou o governador Rui Costa.
“A chegada de companhias aéreas de baixo custo irá ampliar ainda mais a atratividade de turistas para a capital baiana. O valor das passagens aéreas é um fator apontado por todo o trade turístico como algo a ser melhorada no turismo de Salvador. A chegada da JetSmart no Brasil é um pontapé inicial para esse mercado”, afirmou o secretário Claudio Tinoco.