A Use Telecom será a primeira ISP da Bahia a fornecer a Rede Neutra em toda sua estrutura de fibra óptica. O anúncio foi feito em primeira mão na última quinta-feira (03), por André Costa, CEO da empresa, durante palestra na Expo ISP Salvador 2020.
Sobre o lançamento da rede neutra, Costa reforçou a qualidade técnica e capilaridade que a empresa conta hoje: “A Use possui mais 2.800km de fibra óptica e está presente nos estados da Bahia e Sergipe com rede metropolitana, a aplicação da tecnologia de Rede Neutra irá permitir que a empresa consiga evoluir em seu processo de expansão, atrelado a qualidade e inovação”, comentou.
O projeto contará com a parceria da Nokia no fornecimento de equipamentos. De acordo com Fábio Barbosa, diretor técnico da Use, a escolha da empresa fornecedora foi decisiva dentro do processo: “A Nokia se destaca frente às outras empresas devido a sua robustez na capacidade e facilidade de gerenciamento e integração frente à grande parte dos equipamentos existentes”.
A infraestrutura da rede neutra de FFTh é uma iniciativa recente e em crescimento no Brasil e permite que as empresas possam compartilhar suas estruturas de rede entre si, o que irá permitir um aumento de investimentos e a concorrência direta no mercado de telecomunicações.
A rede neutra abre um leque de oportunidades de negócios para os provedores de Internet, como afirma Alan Araújo, engenheiro do setor de telecomunicações, consultor em redes FTTh e especialista no Brasil sobre o assunto.
“Além de diminuir substancialmente os investimentos em infraestrutura, ela também diminui os custos operacionais, uma vez que a manutenção fica por conta do operador da rede. Com esse modelo de negócio o provedor de Internet vai concentrar seus esforços em marketing e vendas.”, reforçou Alan.
Em seu painel, além do anúncio feito, André falou sobre as possibilidades de empresas se tornarem MVNO e, assim, poderem ofertar para seus clientes planos móveis personalizados.