Nesta terça-feira, 13/08, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Seção Bahia – ABIH-BA reuniu empresários, poder público, imprensa e parceiros no Encontro Empresarial da Hotelaria, no Portobello Ondina Praia Hotel. Na ocasião foram apresentados os novos projetos da entidade, que possui associados em todas as zonas turísticas da Bahia, com destaque para as perspectivas do setor no segundo semestre de 2024. Houve também a homenagem aos ex-presidentes.
Entre as ações, foram anunciados o projeto “Pequenos Grandes Hoteleiros”, em parceria com o Sebrae, para suceder o futuro do setor; a quarta edição do Show Tour em Porto Seguro, de 22 a 24 de agosto e a Hiper Blitz em outubro, eventos que visam capacitar agentes e operadores de viagens para promover os destinos turísticos da Bahia.
Outro assunto em pauta foi a confirmação junto à Prefeitura de Salvador sobre a continuidade do Proturismo – Programa Especial de Incentivos Fiscais à Atividade Turística -, que mantém o desconto de até 40% no IPTU anual para os hotéis da capital baiana em 2024. Além disso, serão mantidos o Road Show Salvador, junto à Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador – Secult, que promove capacitações para promoção da capital baiana; e a parceria entre a ABIH-BA e a Salvador Destination, voltada para o segmento de eventos nacionais e internacionais.
Hospedagem Irregular
Na ocasião, a promotora de justiça, Márcia Rabelo, enfatizou o projeto de Combate à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem a ABIH-BA como entidade apoiadora. Em janeiro deste ano, a associação assinou um termo de cooperação para intensificar medidas que proíbem a hospedagem irregular e a exploração sexual de crianças e adolescentes, especialmente em períodos de grande fluxo do turismo, como o Carnaval.
Durante o evento, o presidente da ABIH-BA, Wilson Spagnol, destacou a importância da união da classe hoteleira como um dos principais objetivos da entidade. “Esse encontro marca uma nova fase de ações em prol do nosso segmento. Recentemente conquistamos a continuidade do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), junto ao Congresso Nacional. Agora estamos em uma grande mobilização em defesa da Reforma Tributária. Seguimos na incansável busca de solução para os problemas que afetam a nossa classe congregada”, afirma Wilson Spagnol, presidente da ABIH-BA, entidade que celebra 54 anos de atuação.
“Como presidente da ABIH-BA tenho plena convicção na força da união entre a sociedade civil e o setor público, um verdadeiro motor para a Bahia como destino turístico. Vivemos um momento excepcional, com entidades robustas como a ABIH, a ABAV, a ABrasel e a ABeoc, e um governo estadual e prefeituras, como Salvador e Porto Seguro, que apoiam firmemente o turismo. Essa colaboração fraterna entre setor público e privado é essencial para gerar emprego e renda. Celebro e agradeço a qualidade e o compromisso dos nossos parceiros, que contribuem decisivamente para o sucesso e crescimento da Bahia”, completa Wilson Spagnol.
Estiveram presentes a chefe de gabinete da Secretária de Turismo do Estado da Bahia – Setur, Giulliana Brito, representando o secretário Maurício Barcelar, o presidente da Bahiagás, Luíz Gavazza, o diretor do Turismo de Salvador, Márcio Franco, o presidente da Salvador Destination, Glicério Lemos, o presidente do Salvador CVB, Pedro Costa, o vice-presidente do Conselho Baiano de Tursimo, Roberto Duran, o secretário de Turismo de Porto Seguro, Guto Jones, o deputado Eduardo Sales, os vereadores Claudio Tinoco, Alberto Braga e Joceval Rodrigues.
Leia também: Prefeitura, ABIH e Salvador Destination firmam parceria para ações de estímulo ao turismo