Por Tatiany Carvalho*
Tempo ou dinheiro: qual caminho te parece mais oportuno seguir na trilha de aprendizagem das vendas na era digital? Nenhum dos dois é fácil para o pequeno empreendedor, já que o gestor iniciante geralmente acumula funções e não tem capital de giro. A solução poderá estar na inovação, nos livros ou em eventos de capacitação gratuitos oferecidos no mercado.
A inovação quando aplicada às vendas está fortemente atrelada à automatização de processos que, por sua vez, conferem maior produtividade aos negócios. Apesar das planilhas de Excell resistirem e ainda serem largamente utilizadas nos departamentos comerciais, os empreendedores possuem fácil acesso a aplicativos de e-commerce para escoar suas mercadorias ou infoprodutos, em plataformas digitais como a Hotmart.
É uma gramática ainda nova, comparando-se ao comércio tradicional de produtos e serviços – mas que já está a todo vapor no mercado. A boa notícia é que há muita informação gratuita e de qualidade disponível para quem quiser compreender este novo ambiente de negócios. Só não dá para cruzar os braços e fingir que não diz respeito à sua marca.
Sugestões para você embalar suas vendas:
- Se sua equipe é restrita, já considerou explorar melhor as funcionalidades do WhatsApp Business? Além de ser gratuito, o apppermite que você tenha uma loja virtual de seus produtos e/ou serviços, faça uma breve apresentação de seu negócio, divulgue seu perfil no Instagram, crie listas de transmissão coletiva e use tags para classificar os seus contatos. Ou seja, muitas funcionalidades que você provavelmente não utiliza!
- Se seu tempo é corrido, sugiro que você pesquise por aplicativos de produtividade que podem otimizar todo o seu processo comercial. Eu uso o Notion, um app que você pode também pode utilizar para otimizar seus processos de vendas e marketing. Ao invés de ter muitas planilhas, você consegue implementar um CRM, registrar suas movimentações financeiras e cadastrar projetos e diferentes agendas. Há a versão gratuita que já atende muito bem quem está começando a organizar seus processos.
- Se seu dinheiro está curto, sugiro que você aproxime-se do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae). Há, semanalmente, uma agenda de cursos, workshops e palestras gratuitas para MEIs e MEs. Você só precisa ter um CNPJ, coragem e alegria para se inscrever e, assim, adquirir novos conhecimentos – inclusive em vendas. Se você mora na Bahia, siga a instituição em seu perfil do Instagram. Clique aqui.
- Se você gosta de ler, recomendo o livro “Storybrand” do autor Donald Miller. Sério mesmo, leia. Você vai aprender a contar histórias de sua marca através de narrativas atraentes, com mensagens claras e que levam o cliente a comprar.Na Amazon, o título pode ser adquirido por R$ 51. Acesse este link.
Tá difícil, mas não é impossível aprimorar seu processo comercial.Há salvação.
Planner da Semana
- A Feeling – Consultoria e Treinamento está promovendo gratuitamente vários workshops sobre vendas que são uma preciosidade. O calendário de eventos do Clube Feeling já foi divulgado. As reuniões estão programadas para acontecer no Colabore, Parque da Cidade, no Itaigara, toda primeira sexta-feira de cada mês. Os anfitriões e sócios da consultoria, Leandro Goes e Fábio Ferreira, recebem convidados que também compartilham diferentes experiências na área. Você precisará se inscrever pelo Sympla. Vagas limitadas.
- O Sebrae Rio tem um curso totalmente gratuito, com nove vídeo-aulas, para os empreendedores que querem começar a vender na internet. Através deste minicurso, você vai aprender as principais estratégias para iniciar suas vendas online. Para se cadastrar, acesse aqui.
(*) Sou jornalista e consultora de comunicação. Falo sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas.
E-mail: tatiany@frenteeverso.com
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