A Bahia se prepara para a 11ª edição do Bahia Vinho Show, evento que já se consolidou como um dos principais encontros do segmento no estado, atraindo tanto apreciadores quanto profissionais do mercado de vinhos. Neste ano, a expectativa é que o evento alcance um público ainda maior e evidencie o crescimento do setor de vinhos na região, oferecendo uma programação rica em experiências sensoriais, cultura e conhecimento enogastronômico. O evento tem realização do Clube Gourmet Bahia e vai acontecer nos dias 6 e 7 de dezembro, das 18h às 22h, no Clube Espanhol, Av. Oceânica, 1404 – Ondina, Salvador. Ingressos no Sympla (http://www.sympla.com.br/event__2636284).
Os números do evento consolidam a importância do Bahia Vinho Show para o fomento do consumo e mercado de vinhos local. Em 10 edições realizadas, o evento já movimentou mais de R$ 8 milhões em negócios e atraiu mais de 7 mil pessoas participantes. Nesta 11ª edição, o evento será realizado em local mais amplo, conta com 22 expositores, patrocínio master governamental e tem a expectativa de atrair ainda mais negócios e apreciadores da bebida para um experiência incrível que envolve degustação de vinhos, além de muito conhecimento especializado.
Este é um evento para todos os públicos, dos apreciadores iniciantes até os entusiastas e profissionais do vinho. O Bahia Vinho Show 2024 promete surpreender com lançamentos e rótulos inéditos, palestras interativas e experiências que valorizam a enocultura, estimulando cada visitante a explorar os sentidos e descobrir novos sabores.
“O Bahia Vinho Show vem crescendo a cada edição e este ano resolvemos oferecer um local maior para o nosso público escolhendo o Clube Espanhol, que oferece um espaço maior com 800 m², para acomodar melhor as pessoas”, destaca o organizador do evento, Ivan Baldivieso.
Se você aprecia vinhos ou é um profissional da área, precisa reservar este evento na agenda e garantir seu ingresso que já está disponível para compra no Sympla. Cada acesso dá direito a um dia de evento e uma taça de cristal para degustação dos rótulos disponibilizados pelos expositores. No Bahia Vinho Show também haverá uma praça de alimentação paga. Os participantes ainda poderão aproveitar e adquirir rótulos com valores praticados por distribuidores.
“Participo de todas as edições do Bahia Vinho Show há 3 anos e posso afirmar que é muito enriquecedor. O evento é muito versátil e consegue atender a demanda tanto de quem quer viver uma experiência mais educativa como de quem procura algo mais descontraído! Perfeito tanto para aprender sobre vinho como para beber bons vinhos com os amigos”, destaca a sommelier e embaixadora do Bahia Vinho Show, Esmeralda Alborghetti.
Entre os destaques da programação teremos três palestras, duas serão no dia 6 de dezembro, a primeira às 17h, “Isso é Brasil!!!!”, com Jaime D’ Oliveira, Sommelier e Juiz Internacional de Vinhos, e a segunda às 19h, sobre “As diversas expressões da uva primitivo”, com Marco Stallone Albotghetti, CEO da Vinífera Import. Já no dia 7 de dezembro, às 17h, teremos a palestra “Um passeio pelas maiores DOCs (Denominação de Origem Controlada) e DOCGs (Denominação de Origem Controlada e Garantida) italianas” com Esmeralda Alborghetti, Sommelière pela ABS-RS, IWC pela International Sommelier Guild, Italian Wine Scholar 1 e Embaixadora da Bahia Vinho Show.
“A palestra é fruto de uma seleção apurada de algumas das melhores denominações de vinho da Itália, e alguns dos melhores rótulos da importadora Vinifera Import. Serão degustados alguns vinhos mais emblemáticos, como o Chianti Classico e Brunello, e alguns mais raros e ainda poucos conhecidos aqui no Brasil, como o Taurasi. Vai ser uma experiência única e muito enriquecedora tanto para consumidores iniciantes como para os mais experientes”, ressalta Esmeralda Alborghetti.
Expansão do evento
Com o crescimento do Bahia Vinho Show, Aracaju foi a segunda cidade escolhida para receber evento similar e recebe a 3ª edição do evento em 2025, é uma região com potencial de crescimento atraindo diversas vinícolas, importadores e distribuidores para o local.
Uma novidade é que Petrolina vai receber a 1ª edição do evento no primeiro semestre de 2025, é uma região que já produz muita uva e suco de uva, com forte expansão das vinícolas na região, por isso tem potencial para o evento no local.
Leia também: Carol Coutinho e a escalada da Gula Fit Food