Instituto de Radiodiagnostico da Bahia (Irba), Alpha Fitness, PLT Reciclagem e a Moto+. Estas foram as quatro empresas baianas que conquistaram este ano o Prêmio Banco do Nordeste das Micro e Pequenas Empresas. Divididos em quatro categorias – comércio, serviços, indústria e inovação – os clientes foram selecionados por uma comissão julgadora a partir de critérios como inovação empregada no negócio, competitividade, produtividade, adoção de práticas que visam a redução do impacto ambiental, número de empregos gerados e evolução de receitas após a parceria com o BNB. Em sua oitava edição, o evento reuniu, nesta sexta-feira (10), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador, o presidente da instituição, José Gomes da Costa, o superintendente de Agronegócio e Microfinança Rural, Luiz Sérgio Farias Machado, o superintendente do BNB na Bahia, Diego Rocha Batista, dentre outras autoridades e convidados.
Em seu discurso, José Gomes da Costa disse que um dos grandes desafios do BNB hoje é acelerar o processo de concessão de crédito para as empresas em sua área de atuação. “Somos o banco que tem as melhores taxas, os melhores prazos e as melhores condições,, mas temos que reconhecer que precisamos também de uma maior agilidade de entrega, o que significa diminuir a burocracia. E nós vamos conseguir isso, com certeza. Muitos avanços já foram feitos e a diretoria toda está engajada neste sentido”, afirmou.

Com sede no município de Luís Eduardo Magalhães, a PLT Reciclagem foi a grande vencedora na categoria indústria. A empresa, que conta hoje com 80 funcionários, é especializada na produção de pisos de borracha ecológicos e sustentáveis. “Todos os produtos são produzidos com 100% de borracha de pneus inutilizáveis que são deixados na natureza. Até hoje são mais de 150 mil toneladas/mês de pneus retirados do meio ambiente”, disse Márcio Roberto Pes, um dos sócios da empresa.
Os pisos da PLT são usados em academias, playground, condomínios, praças, dentre outros ambientes. O produto já está presente em pelo menos 15 mil academias de todo o país. A PLT Reciclagem obteve junto ao BNB financiamento para a implantação de um sistema de energia solar e para a compra de equipamentos para a expansão da unidade e a fabricação de mangueiras, dentre outros projetos. “Eu vejo o banco como um parceiro. Estamos expandindo e com certeza teremos uma vida longa e próspera com esta parceria”, afirmou o paranaense Márcio Roberto.
Reconhecimento
A Moto+, de Guanambi, foi a vencedora na categoria comércio. Antonio Manoel Bonfim Filho, um dos donos da empresa, disse que o o prêmio é um “reconhecimento importante”. “Tivemos o apoio do BNB desde o início da empresa. Temos um campo ainda grande para expandir. O segmento de motos no país está em crescimento, movimenta a economia e gera empregos. No início da empresa, era apenas eu e meu sócio trabalhando, e hoje empregamos 58 colaboradores. Sem dúvida, o BNB foi fundamental nessse processo”, disse o empresário.

Vencedora na categoria serviços, a Alpha Fitness é hoje uma refeência no segmento de academias, com 16 unidades na Bahia e Sergipe. A parceria com o Banco do Nordeste já dura 13 anos. “O banco foi um grande parceiro na abertura de novas unidades e na compra dos equipamentos das academias. O recurso oferecido pela instituição, sem dúvida, foi uma mola propulsora para o nosso negócio. Sem esse auxílio financeiro, nós não teríamos essa quantidade de unidades”, contou Leandro Cardoso, CEO da Alpha Fitness. “O BNB é um grande parceiro”.
Já o Instituto Radiodiagnostico da Bahia (Irba) faturou o prêmio na categoria inovação. A clínica foi criada em 1964, e vem prestando serviços diferenciados e de excelência na área de radiologia, sendo uma referência em qualidade de atendimento e diagnóstico. Os sócios Daniella Prudente e André Boechat participaram da premiação. “O Banco do Nordeste é um parceiro, uma instituição em que temos uma confiança muito grande. Na dificuldade, o banco sempre esteve de portas abertas. Fica aqui o nosso agradecimento”, disse André Boechat.