Ao todo, mais de 170 atrações foram anunciadas pelo Governo do Estado para o Carnaval 2024. Entre as novidades deste ano, está o desfile do Trio da Cultura, sábado, na Barra, com Gilberto Gil, Margareth Menezes e Chico César cantando juntos. Com o tema “50 Anos de Blocos Afro. Nossa Energia é Ancestral” a festa deve trazer, segundo estimativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) 2,7 milhões de turistas à Bahia, com injeção de R$ 6,5 bilhões na economia, na capital e no interior.
O Projeto Ouro Negro contemplou blocos que reforçam e mantêm a tradição e a cultura afro em municípios baianos. Em Itabuna, o Bloco Afro Estandarte vai realizar a tradicional Lavagem do Fuxico. Em Caravelas, os blocos Caravelas e Umbandaum desfilam pelo centro histórico da cidade. Em Olivença e Ilhéus, o Bloco Afro Levada da Capoeira garante sua apresentação e em Maragojipe, a festa que é Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2009, também tem apoio da Secult.
Além dos blocos afros, os foliões baianos e turistas terão quatro oportunidades de seguir outra atração tradicional. O Trio Armandinho e Irmãos Macedo, participará da festa com patrocínio do Governo do Estado, através da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás). A atração desfila no Sábado de Carnaval no Circuito Osmar, no Campo Grande; Domingo, segunda e terça no Circuito Dodô, da Barra à Ondina.
O músico Aroldo Macedo destacou que o Carnaval da Bahia é uma das festas culturalmente mais ricas do mundo e que, com o apoio do poder público, prospera e mantém sua tradição vibrante. “Além de garantir a infraestrutura adequada, nos últimos 15 anos, o Governo do Estado proporcionou também a participação do nosso trio elétrico e de diversas outras atrações nos circuitos do Carnaval, assim como o acesso do público à nossa arte”.
O músico ainda destacou a importância do foco dado pelo governo da Bahia aos blocos afros em 2024. “São entidades que desempenham um papel fundamental na expressão da identidade cultural baiana. São embaixadores da rica herança do estado que, com a contribuição do Poder Público, sobrevivem e dão o verdadeiro tom da festa, promovendo não apenas a diversidade cultural, mas também consolidando a festividade como um evento emblemático, celebrado com paixão por pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo”, disse Macedo.
Interior
Além das atrações que desfilam na capital, o governo do Estado ainda patrocina iniciativas no interior. Este ano, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), através da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Sufotur), também está contemplando 31 projetos fora da capital. Entre os municípios apoiados estão Maragojipe, com o “Carnaval de Maragojipe 2024 – Patrimônio Cultural da Bahia”, Mucuri, Nova Viçosa, Palmeiras, Cairu, Prado, Rio de Contas, Amélia Rodrigues e Barreiras, além da cidade de Cachoeira, que trará o Quilombo Folia: Carnaval no Iguape, uma tradição de folia e cultura Quilombola.
A Setur vai realizar, ainda, pesquisa de caracterização, dimensionamento do turismo receptivo e avaliação dos serviços nos municípios de Mata de São João (Praia do Forte), Camaçari (Arembepe e Guarajuba), Porto Seguro e Lençóis.
Outros projetos serão patrocinados através da Bahiagás. serão apoiados oito projetos, contemplando sete cidades. A iniciativa visa fomentar a cultura, o turismo e o desenvolvimento social, contemplando Santo Amaro, Santa Cruz Cabrália, Itabuna, Vitória da Conquista, Ilhéus, Vera Cruz e Lauro de Freitas.
“Além dos investimentos na capital baiana, estamos, mais uma vez, garantindo que cidades do interior possam realizar uma programação de carnaval especial para moradores e turistas, levando ações do Governo do Estado que garantam segurança, inclusão e estímulo ao turismo”, reforçou o governador Jerônimo Rodrigues.
Leia também: VoePass Linhas Aéreas vai expandir operações entre Brasília e Barreiras