Pesquisa realizada em 2017 pela Amazon aponta que o Youtube é o segundo site mais acessado do Brasil, perdendo apenas para o Google. A plataforma de vídeo não significa apenas assistir a clipes de música, mas se tornou uma referência como site de pesquisa e informação. Ao perceber esta movimentação do consumidor de internet, a Casa de Vídeo viu a oportunidade de lançar a primeira youtuber jovem do agronegócio.
A frente do canal Agronãomia, Laura Lobato é estudante de Agronomia na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queirós (ESALQ-USP) e seu papel é ser porta-voz do agro no mundo das mídias sociais. A universitária trará desde temas mais técnicos do campo até aqueles que podem interessar ao público urbano, tudo de uma forma simples e didática, a fim de criar um elo entre campo e cidade.
“Nosso objetivo é unir a potencialidade do Youtube, tão utilizado pelas novas gerações, e a oportunidade de falar do setor agropecuário de forma descontraída, sem perder a credibilidade. Sabemos que no meio rural os jovens também utilizam as redes sociais, por isso queremos dar voz a este público, mostrando que quem trabalha no campo também é atualizado e busca se informar”, explica Artur Aulicino, vice-presidente da Casa de Vídeo.
Assuntos
A importância do manejo integrado de pragas, a produção de orgânicos e a verdade sobre o uso de defensivos agrícolas são alguns dos assuntos colocados em discussão no canal. Além disso, entrevistas, pesquisas do meio acadêmico e eventos do setor também serão abordados no Agronãomia, em vídeos publicados semanalmente.
“O agronegócio brasileiro se sofisticou muito. O fazendeiro virou empreendedor e o produtor rural virou empresário. Há uma nova geração de líderes, de homens e mulheres de negócios, interessados em temas como eficiência, produtividade e tecnologia. Esses jovens protagonistas são muito bem formados, circulam pelas capitais do mundo e merecem informação de alto nível, na linguagem deles”, conclui Aulicino.
Para conferir o Agronãmia e conhecer a primeira youtuber do agronegócio, clique (https://www.youtube.com/channel/UCvomzJbluSd6T-EpSsLru8w). O canal também tem suas redes socais: Instagram, Facebook e Twitter.