Do mesmo modo que você não precisa se matricular em uma faculdade de música, ou ser um verdadeiro fenômeno como Mozart para tocar um instrumento, seja como hobby ou profissionalmente, não é necessário que seja formado em marketing, alinhando todos os algoritmos disponíveis na internet para divulgar o seu negócio online com sucesso.
No entanto, assim como aprender a tocar um instrumento, para divulgar a sua empresa utilizando técnicas de marketing digital também necessita de algum estudo, trabalho e dedicação.
Para descomplicar um pouco essa questão, listamos abaixo algumas dicas de marketing digital para pequenos e médios negócios que você pode considerar o seu guia básico para iniciantes, confira:
Se dedique ao marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é a maneira mais efetiva de atrair um público para o seu negócio, sem que soe como uma publicidade, mas garante uma peça realmente atrativa. Em um exemplo mais claro, vamos utilizar uma clínica de fisioterapia.
Se uma clínica de fisioterapia anunciar em um veículo como rádio, televisão ou mídia impressa, ela irá atingir muitas pessoas desinteressadas pelos seus serviços por um elevado custo de investimento. No entanto, se essa mesma clínica publicar um vídeo na internet com algumas dicas de como aliviar as dores nas costas após longos períodos sentado, ela irá atingir em cheio o seu público-alvo.
Perceba que não é necessário veicular um anúncio da clínica, mas sim um conteúdo que seja relevante para os possíveis clientes, e então realizar uma captação com uma audiência extremamente selecionada.
Prefira sempre o formato de vídeo
Conforme a 2021 Wyzowl Video Survey, 86% das empresas usam o vídeo como ferramenta de marketing e essa preferência não é por acaso. O vídeo simplesmente comunica melhor que as outras mídias, dado que é possível demonstrar, dar uma entonação e ainda se trata de um formato mais consumido.
Observe as redes sociais atuais, o Facebook que era dedicado para textos e o Instagram para fotos, ambos agora possuem um grande volume de vídeo, devido a preferência do usuário pelo formato.
Felizmente, existem soluções de video maker que permitem a criação de conteúdo de maneira simples, com poucos cliques e um formato realmente profissional, se valendo de uma série de modelos prontos.
Faça o marketing de influência
Além de produzir conteúdo relevante, você pode se valer da audiência de outras pessoas não só para divulgar o seu negócio, mas também para agregar autoridade para a sua marca.
Ou seja, estabeleça uma relação de parceria com algum influenciador digital que seja relevante para o seu nicho, então a audiência gerada por ele passa a ver a sua empresa como uma possibilidade realmente relevante. Essa é a principal estratégia de marketing digital do momento, basta conferir que todo perfil grande nas redes sociais e plataformas online, fazem parcerias de divulgação com empresas.
Agora que você já sabe que o marketing digital não é um bicho de sete cabeças, basta dedicar um pouco mais a divulgação, se familiarizar com a utilização das ferramentas e trabalhar para alcançar os melhores resultados.