O Detran da Bahia tem se destacado, nos últimos anos, por seus investimentos em tecnologia, visando reduzir a burocracia e facilitar a vida dos cidadãos baianos. Sob a direção de Rodrigo Pimentel, o órgão passou por um importante processo de modernização de seus serviços e melhorou a segurança dos dados. Com uma abordagem centrada no usuário, 90% dos serviços do órgão hoje já estão disponíveis online, oferecendo aos baianos uma experiência mais ágil e eficiente.
Rodrigo Pimentel, que lidera o Detran há cinco anos e meio, compartilhou ao BA DE VALOR como sua gestão trouxe mudanças significativas no dia a dia dos baianos. Desde a digitalização dos serviços até a implementação de um sistema de validação biométrica, a prioridade é garantir que o atendimento seja não apenas mais rápido, mas também mais seguro.
“O cidadão pode hoje, por exemplo, solicitar a segunda via da CNH totalmente online e optar por recebê-la em casa, por exemplo, ou ir buscá-la em um posto do SAC”, explica Pimentel, destacando a comodidade proporcionada pela inovação.
Outro avanço importante foi a introdução do emplacamento online, permitindo que os motoristas retirem seus veículos zero quilômetro já com toda a documentação em ordem, um processo que antes era mais complexo e demorado. Na entrevista, Pimentel também mencionou a mudança de sede do Detran, que deixou o prédio na região do Iguatemi para um espaço mais funcional na região do Centro Administrativo da Bahia (CAB).
“A nova sede reflete a modernização e o atendimento descentralizado que adotamos”, afirma. “Na sede antiga, ali na região do Iguatemi, o Detran teve até um papel histórico no crescimento da cidade, mas depois perdeu sentido. Um prédio daquele tamanho quando o atendimento já estava totalmente descentralizado nos SACs aqui da capital. Então não tinha mais sentido ficar naquele espaço. A Assembleia Legislativa aprovou uma lei autorizando a venda da área. Agora a Saeb [Secretaria de Administração] irá fazer o leilão”, destacou Pimentel.
Hoje, o Detran está presente em 200 cidades baianas. “Quase metade dos municípios do estado tem um posto do Detran – seja o Ciretran, o Retran ou no SAC. Hoje o estado conta com 38 Ciretrans localizados em cidades que têm frotas acima de 20 mil veículos”, afirmou o gestor, que no próxima terça-feira, dia 24, participa da segunda edição do projeto “Conversa de Valor”.
Mais trabalho
Mas o trabalho ainda não está completo. Embora o Detran tenha avançado na desburocratização, Rodrigo Pimentel ressalta que algumas normas ainda precisam ser modernizadas, especialmente no que diz respeito à transferência de veículos, um processo que atualmente permite fraudes. A expectativa é que até o final do ano, mudanças significativas reduzam a necessidade de autenticações cartoriais, tornando a transferência de propriedade mais segura e eficiente.
Por fim, sobre a legislação de trânsito no Brasil, Pimentel considera que, embora moderna, a falta de fiscalização ainda é um desafio, especialmente em municípios do interior. “A legislação de trânsito do país é uma das mais modernas e aplaudidas do mundo, o que falta realmente é colocá-la em prática. Ainda tem pouca fiscalização sobretudo no interior do estado. A grande maioria dos municípios ainda não se integrou ao Sistema Nacional de Trânsito”, afirmou.
Conversa de Valor
A segunda edição do Conversa de Valor terá como tema central “Trânsito é Vida! Políticas Públicas e Novas Tecnologias”, em comemoração à Semana Nacional de Trânsito. Além do diretor-geral do Detran-Ba, Rodrigo Pimentel, o evento contará ainda com a presença do presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Antônio Meira Júnior, além de outros convidados especiais.
O Conversa de Valor – que acontece na próxima terça-feira (24/9) no Lounge Corporativo The Latvian, na Bahia Marina, a partir das 18 horas – tem o patrocínio da Renova Soluções em Tecnologia, Horus CDA e Ciberian, além do apoio institucional do Governo do Estado da Bahia, através do Detran Bahia, e da BYD.
Leia também: Ferreira Costa oferece 101 vagas de emprego