BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Colunistas

Eleições municipais: o discurso político dos candidatos impacta no seu voto?

REDAÇÃO por REDAÇÃO
28/08/2024
em Colunistas
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

Tatiany Carvalho*

Tatiany CarvalhoJá ouviu falar em kit político? Nesta época do ano, as gráficas costumam criar combos de peças de comunicação para os candidatos ao pleito eleitoral. Praguinhas, cartazes, banners, santinhos…um verdadeiro arsenal que os candidatos utilizam para chamar a atenção do eleitor para conquistar seu voto. Só que o mais importante nem sempre está na ordem do dia: o discurso político.

Muitos candidatos investem na comunicação visual de suas campanhas, mas não preparam o discurso político que é a base para a defesa de suas ideias e projetos. Você pode fazer o teste: já avaliou o que os candidatos ao pleito publicam nas redes sociais? Sem dúvida, a produção audiovisual está cada vez mais profissional. Jingles e vídeos bem produzidos referendam a identidade visual das campanhas e projetam a divulgação política.

Mas, quando se trata de análise de discurso, as falhas são muitas. As campanhas precisam explorar a história de vida, crenças e valores dos candidatos para que se crie uma relação emocional com o eleitor. Ninguém vota apenas guiado pela razão – somos seres relacionais que expressam emoções, simpatia e afinidade com as pessoas. Se o candidato tiver uma postura arrogante ou superficial, como criar laços?

No aspecto do discurso, muitos sequer defendem de forma clara suas propostas. E o pior: acreditam que podem simplesmente enumerar suas bandeiras, sem fundamentá-las. Aqui é importante ressaltar que não basta apenas dizer o que se pretende fazer ou resolver, mas de que forma tais promessas serão realizadas. Se tiver outras referências de cidades na dianteira e com bons exemplos, explore. Nós precisamos saber se suas pautas são exequíveis.

Qual a linguagem que o eleitor entende? Quais os melhores canais de comunicação para ecoar suas mensagens? Como conquistar a atenção da imprensa? Essas são algumas perguntas que precisam ser respondidas em um bom plano de marketing político.

Mais do que um discurso estético – que centra esforços na parte visual dos candidatos – o eleitor precisa ser conquistado pelo discurso político. Importante dizer, ainda, que treinamentos de oratória são muito bem-vindos porque auxiliam no bom desempenho verbal e de postura corporal diante do desafio de se vencer uma campanha eleitoral.

Caro eleitor,avalie bem em quem vai votar. Distancie-se do espetáculo político e vote com a convicção de que seu candidato fará o melhor por sua cidade nas eleições municipais.

Como avaliar seu candidato

  • Tem uma campanha eleitoral coerente com sua trajetória de vida?
  • Expressa autoridade nas ações que quer realizar?
  •  Tem disciplina para a luta?
  • Apresenta um discurso bem fundamentado, com diretrizes de atuação?
  • Te inspira segurança e credibilidade?

Vamos às urnas e bom voto!

Planner da Semana

  • Uma iniciativa criada por mulheres para mulheres. Camila Silveira e Lore Caldas são as idealizadoras da Crescerá, uma rede feminina de fomentação de negócios. A empresa oferece planos de assinatura com encontros e elos de conexão entre os membros. Um verdadeiro ecossistema de networking para fomentar parcerias e negócios. Quer saber mais? Acesse o perfil @cresceraempreendimentos e envie uma mensagem via direct.
  • A advogada Camila Silveira também é fundadora da Amorídico, uma Escola de Empreendedorismo Jurídico voltada especificamente para o público do Direito. A boa notícia é que as inscrições para a Class, um momento para despertar a mente empreendedora na carreira jurídica, estão abertas. O encontro será no dia 10 de setembro, online ou presencial. Anote aí: será no Hangar Business Park, bloco 5, sala 208; ou via meet. Contatos para mais informações: amoridico@gmail.com / (71) 99678-2409.

(*) Jornalista e consultora de comunicação. Fala sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas.

E-mail: tatiany@frenteeverso.com

Instagram: @eutatianycarvalho

Tags: Tatiany Carvalho
Artigo Anterior

Ferreira Costa tem vagas para trainee

Próximo Artigo

Fornecedora Máquinas Industriais inaugura loja exclusiva na Bahia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas
Colunistas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes
Colunistas

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde
Colunistas

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Próximo Artigo
Equipe da Fornecedora Máquinas Industriais

Fornecedora Máquinas Industriais inaugura loja exclusiva na Bahia

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Bebida alcoólica e direção: celebre o São João sem “acidentes”!

Bebida alcoólica e direção: celebre o São João sem “acidentes”!

Detran-BA é destaque com plataforma de inteligência artificial

Detran-BA é destaque com plataforma de inteligência artificial

Marcelo Silvestre, CEO da Galvani Fertilizantes

CEO da Galvani Fertilizantes detalha investimento de R$ 1 bilhão na Bahia

Ilustração de visão do fundo do mar

Bahia será sede regional do maior evento de ciência, tecnologia e inovação do país

Fazenda Franciosi

A história de sucesso da Fazenda Franciosi

Alunos da rede pública de ensino

Jerônimo Rodrigues oficializa programas de CNH gratuita para estudantes e inscritos no CadÚnico

Brasil participa de programa de descarbonização da indústria com investimento de US$ 250 milhões

Brasil participa de programa de descarbonização da indústria com investimento de US$ 250 milhões

ONU lança apelo global pelo uso da IA no progresso social

ONU lança apelo global pelo uso da IA no progresso social

Homem escrevendo com uma mão e segurando uma carteira de trabalho com a outra

Setor de serviços puxa crescimento do emprego formal no Nordeste

indicador

Copom eleva juros básicos da economia para 15% ao ano

Brasil lidera América Latina em transição energética e supera potências globais, aponta Fórum Econômico Mundial

Tablets com gráficos

Carta de conjuntura da SEI destaca o desempenho positivo da economia baiana no 1º trimestre de 2025

Brasil participa de programa de descarbonização da indústria com investimento de US$ 250 milhões

Brasil participa de programa de descarbonização da indústria com investimento de US$ 250 milhões

ONU lança apelo global pelo uso da IA no progresso social

ONU lança apelo global pelo uso da IA no progresso social

Homem escrevendo com uma mão e segurando uma carteira de trabalho com a outra

Setor de serviços puxa crescimento do emprego formal no Nordeste

indicador

Copom eleva juros básicos da economia para 15% ao ano

Brasil lidera América Latina em transição energética e supera potências globais, aponta Fórum Econômico Mundial

Tablets com gráficos

Carta de conjuntura da SEI destaca o desempenho positivo da economia baiana no 1º trimestre de 2025

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.