Conforme estatísticas apuradas pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), na Bahia locadoras emplacaram 2.668 veículos durante o ano passado. Para se ter ideia do tamanho do impacto que o novo serviço de emplacamento on-line do Detran/BA (Departamento Estadual de Trânsito) traz para essa atividade no estado.
O procedimento digital economiza tempo, reduz custos e burocracia. “A ABLA e o Sindicato das Locadoras aqui da Bahia participaram do projeto piloto para posterior implantação do emplacamento on-line no estado”, lembra o diretor da associação na Bahia, Marconi Dutra.
“Se, para o cidadão baiano, isso já representou um grande avanço na tecnologia de prestação de serviços do Detran, para as empresas é um marco muito maior, diante do volume de veículos de que as mais de mil locadoras emplacam por ano aqui no estado”, avalia Dutra.
A nota fiscal de aquisição do veículo, acompanhada do certificado digital da empresa, são as únicas exigências para acessar o serviço. A locadora acessa o site e, na aba “Serviços” faz a validação com a nota fiscal e o certificado. As taxas são geradas para o pagamento necessário à emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que também é disponibilizado no formato virtual (CRLV-e).
Conforme Marconi Dutra, da ABLA, o primeiro emplacamento on-line é “um incentivo do estado para estimular o aluguel de carros na Bahia, assim como ocorreu com a redução da alíquota de IPVA para as empresas desse setor”, completa.
A frota total das empresas do setor de locação no estado é de 11.118 automóveis e comerciais leves, conforme dados apurados pela associação em conjunto com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).