A Associação Brasileira de Agências de Publicidade – Bahia (ABAP-BA) iniciou oficialmente seu novo ciclo de gestão (2025–2027) com o evento “Café com o Ministro”, realizado no último dia 25 de julho, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), no Stiep, em Salvador. O encontro, exclusivo para convidados, contou com a presença do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira, e reuniu profissionais e lideranças do setor publicitário.
A nova diretoria da entidade é presidida por Laura Passos, da EngenhoNovo, que se torna a segunda mulher a ocupar o cargo em mais de duas décadas. Com ela, assumem Michele Estevez (Propeg) e Paula Carvalho (Morya). Para marcar o início da gestão, o convite a Sidônio foi pensado como uma forma de estimular diálogos estratégicos, reflexões sobre o papel da publicidade e o fortalecimento institucional da entidade.
“O convite ao ministro Sidônio Palmeira tem um grande significado. Ele representa a ponte entre a publicidade e a comunicação pública, além de ter uma trajetória que inspira. Esse primeiro encontro marca o início de uma agenda propositiva, feita para ampliar vozes e fortalecer nosso ecossistema com debates de alto nível”, afirmou Laura Passos.
Durante a palestra, Sidônio também compartilhou perspectivas sobre temas centrais para a comunicação pública e o desenvolvimento do país. Na ocasião, foram abordados assuntos como o combate à desinformação, a expectativa de que o Brasil deixe o Mapa da Fome, o aumento no número de médicos no Programa Mais Médicos, a ampliação do acesso à Farmácia Popular, a valorização do salário mínimo e as preparações para a COP30, que será sediada em Belém do Pará.
Sidônio Palmeira, baiano, publicitário e atual ministro, tem uma longa trajetória no setor. Já presidiu a ABAP-BA (2003–2009) e o Sindicato das Agências de Propaganda da Bahia, além de ter comandado a comunicação da campanha que elegeu o presidente Lula em 2022. Sua presença no evento simbolizou a importância da integração entre publicidade institucional, privada e pública, com foco em inovação, representatividade e impacto social.
A nova gestão da entidade também reforça o novo posicionamento da ABAP-BA como “Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário”, buscando fomentar conexões institucionais e valorizar a comunicação como ferramenta estratégica para o desenvolvimento econômico e cultural da Bahia.