Durante a realização do Carnaval na Bahia, o estado registrou um incremento relevante no consumo, refletindo o espírito festivo e o vigor da economia local. Este ano, de acordo com dados apurados pela Rede – empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, os gastos dos brasileiros na região cresceram 10% – considerando o período entre 10 a 14 de fevereiro (sábado a quarta), na comparação com o mesmo intervalo em 2023 (18 a 22 de fevereiro).
Diversos setores se destacaram como impulsionadores do consumo durante o Carnaval de 2024 na Bahia. Entre eles estão os bares e choperias, com alta de 49,8%, hipermercados e atacados, com ampliação de 27,1% no faturamento no período, e a indústria hoteleira, com crescimento de 16,4%.
“O Carnaval na Bahia não apenas celebra a rica herança cultural do estado, mas também estimula a economia local, criando oportunidades para diversos setores prosperarem. O aumento no faturamento em setores-chave destaca o papel relevante que a festividade desempenha no consumo e no fortalecimento da atividade econômica na região”, avalia Angelo Russomanno, diretor da Rede Itaú.
Leia também: Receita Federal alerta microempreendedor sobre erro na declaração anual