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Fim da concessão, início da indignação: ViaBahia deixa BRs 324 e 116 com fortuna

Concessionária vai receber indenização de quase R$1 bilhão da União

REDAÇÃO por REDAÇÃO
21/10/2024
em Notas de Bolso
Tempo de Leitura: 1 minutos
A A
65
via bahia

A concesssionária ViaBahia é responsável pela administração das BRs 324 e 116 (Foto: Reprodução)

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Em 31 de dezembro, a ViaBahia finalmente deixará de operar as BRs 324 e 116. Até lá, serão mais 72 dias em que os baianos terão que suportar uma empresa que abusou em desrespeitar o estado, o setor produtivo, o governo e, sobretudo, os milhares de usuários que confiaram no serviço.

A concessionária não cumpriu o contrato de concessão. Nem o básico foi feito: garantir a trafegabilidade das vias.

O trecho Salvador-Feira, um dos mais movimentados do país, virou um símbolo de negligência. Buracos, ondulações, sinalização precária e insegurança dominam a estrada.

Mas o pedágio, esse nunca falhou. Quatro tarifas para ir e voltar de Feira de Santana. Um serviço aquém, mas com cobrança intacta.

O absurdo? A ViaBahia deixará a concessão com uma indenização de R$892 milhões. Sim, quase um bilhão de reais.

Após anos de descaso, de acidentes e de prejuízos ao setor produtivo, a empresa é premiada com uma quantia que desafia qualquer noção de justiça.

Legal? Pode até ser.

Imoral? Sem dúvida. Trata-se de um dos episódios mais vergonhosos da história recente da Bahia.


Leia também: Claro inaugura sua terceira loja no Shopping da Bahia

Tags: destaqueFeira de SantanaSalvadoViaBahia
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COMENTÁRIOS 65

  1. Edval says:
    8 meses atrás

    Essas empresa teria que indenizar o estado isso sim, não ser indenizada ,prestou um mal serviço e ainda debocha do povo sendo indenizada só no Brasil ,????

    Responder
    • YUSMARLEY RIBEIRO PEDRA says:
      8 meses atrás

      Mas aí onde está a grande questão. Uma parte dessa grana paga por nós para indenizar a empresa vai voltar pra mão do desgoverno e seus puxadinhos. Ou seja, somos otários mesmo.

      Responder
    • Odinei Barbosa says:
      8 meses atrás

      Ótima oportunidade para livrar o povo bahiano de mais este custo, não faz sentido algum pagar pedágio, já que pagamos o IPVA que foi criado justamente para o motorista ter o DIREITO de trafegar nas rodovias.

      Responder
    • Caribe says:
      8 meses atrás

      Da série privatiza que melhora. Privatização só funciona se tiver garantia de lucro para as empresas, ou seja, se o estado bancar os possíveis prejuízos que elas tenham. Aí fica fácil. Empresário no Brasil só quer mamata.

      Responder
      • Gileno Galvão Moraes Linhares says:
        8 meses atrás

        Discordo, privatização funciona desde que não seja supervisionada por um governo onde a corrupção prevalece. Existem inúmeros exemplos de privatizações que dão certo, no Paraná, São Paulo…infelizmente, onde tem PT tem desgoverno e corrupção!

        Responder
  2. Edson Gonçalves de Almeida says:
    8 meses atrás

    A via Bahia ficou 10 anos e não fez nada nas rodovias e ainda levará uma grana do bolso do povo baiano mais de 890 milhões de reais, depois vai mudar o nome o CNPJ e voltará de novo com uma razão social diferente e será aceita , e nos como sociedade não podemos impedir nada porque está nas mãos do governantes corruptos da Bahia. Parabéns ao governo do estado da Bahia

    Responder
    • Argolowellington73@gmail.com says:
      8 meses atrás

      Podemos fazer algo sim, só não temos coragem, somos um bando de frouxos e coniventes.

      Responder
    • Mig says:
      8 meses atrás

      Quem propos e a indenização foi a ANTT, Agência Nacional de Transporte Terrestre, Agência “independente” tipo Banco Central, toda sua diretoria foi conduzida no governo de Bolsonaro

      Responder
      • Wagner Jardim says:
        8 meses atrás

        Estás a falar meias verdades.

        Importante:

        A concessão para a Via Bahia, se deu nas épocas do governo do PT, onde várias concessões apresentaram problemas, como as BRs 381, 116PR, 116BA, 324BA, 040MG/DF, 101BA/ES, entre outras.

        Como o contrato foi muito mal feito, agora por mais injusto que seja, vão ter de fazer o acordo pois a Via Bahia, cumpriu em partes, do acordo.

        Responder
      • HUMBERTO CARLOS SANTOS SILVA says:
        8 meses atrás

        Ainda tem gente que tenta justificar esse absurdo do governo PT, onde indeniza uma empresa que não cumpriu com contrato com união e essa mesma união vai indenizar por não ter cumprido seus compromissos.
        Não sabendo que outro governo tentou tirar a Via Bahia e não conseguiu devido ao contrato feito no mesmo governo que está presenteando com quase um bilhão para deixar a concessão.
        Muito estranho!

        Responder
        • Diogo says:
          8 meses atrás

          Essa empresa deve ser de políticos só pode.

          Responder
      • Jonga says:
        8 meses atrás

        Dez anos de serviço? Começou com d. .dilma.os petistas esqueceram todos os outros adversários só falam de bolsonaro.

        Responder
      • Sérgio Queiroz says:
        8 meses atrás

        Essa indenização será dividida com muitas….

        Responder
    • Ed says:
      8 meses atrás

      Cara,é uma rodovia federal! BR!! Primeiro ti informas,depois comentas!

      Responder
  3. Jeckie Costa says:
    8 meses atrás

    Na verdade a via Bahia é que deveria pagar indenização e não o oposto, mas se tratando do pt, pode tudo.
    Aposto que esse dinheiro dessa indenização volta para o bolso do petistas, é só mais uma forma de desviar dinheiro público.

    Responder
    • Carlos says:
      8 meses atrás

      Concordo plenamente

      Responder
    • Estevão says:
      8 meses atrás

      OS BRAZUCAS TUPINIQUINS SAO BESTAS MESMO. SÓ VEEM A PONTA DO NARIZ E COM FANATISMO. DEIXE DE SER IDIOTA. FEIXA DE SER TAPADO, SEU CABEÇA DE CAMARÃO. ESSA DE PRIVATIZAÇÕES NÃO COMEÇOU COM O PT NÃO DEFENDER O PT. ESTÁ NO PODER E NÃO PODERIA VIRAR AS COSTAS. MAS SEJA MENOS PALHAÇO. O QUE FEZ O GOVERNO DO INELEGÍVEL? HAJA CANGALHAS

      Responder
    • José Carlos Pereira de Andrade says:
      8 meses atrás

      Salvo engano, esse absurdo não tem nada a ver com o Governo da Bahia…foi uma decisão CGU em Brasília

      Responder
    • Mig says:
      8 meses atrás

      Quem propos e a indenização foi a ANTT, Agência Nacional de Transporte Terrestre, Agência “independente” tipo Banco Central, lobby dos interreses privados de poucos privilegiados, toda sua diretoria foi conduzida no governo de Bolsonaro, a burocracia foi armada para o lucro ser privado e o prejuízo público, do povo. No governo Lula houve aumento dos empregos, redução da fome, e da miséria, o PT é muito maior que os políticos de plantão, falo do que conheço, não falo por exemplo da igreja cristã evangélica pois não tenho conhecimento para tal.

      Responder
    • Antônio Fernandes says:
      8 meses atrás

      Faz o L

      Responder
    • RICARDO ALEXANDRE DA CRUZ MERCES says:
      8 meses atrás

      Bem verdade. Isso é bem a cara deles

      Responder
  4. Ivan Paulo Ribeiro Rocha says:
    8 meses atrás

    Nós baianos não podemos aceitar esse calote. E o pior, a proposta da indenização partiu do governo. No mínimo nossos deputados precisam instalar uma CPI para apurar com lisura essa aberração. A Via Bahia passa 15 anos arrecadando pedágio, não cumpre com as obrigações contratuais e ainda o governo quer indenizar a empresa em quase 1 bilhão de reais. Aí tem, pode apurar que tem.

    Responder
    • Carlos says:
      8 meses atrás

      Verdade

      Responder
    • Roberto says:
      8 meses atrás

      Verdade

      Responder
  5. JOILSON DOS SANTOS CORREIA says:
    8 meses atrás

    Vendo tudo isso acontecendo só me dá vergonha de ser brasileiro e, principalmente, baiano

    Responder
    • JAGUARACI ARGOLO FIGUEIREDO says:
      8 meses atrás

      O quer deve ser feito, é que todos usuário BR 324 e BR 116, deveria entrar na justiça pedindo indenização pelo desserviço da empresa,por não entrega o que foi contratado.
      E também abrir uma CPI ,por que o Estado ainda quer indenizar essa empresa.
      Então é simples assim, vc contrata uma empresa para presta um serviço, além de não fazer o serviço vc ainda indeniza a empresa contratada.
      Até quando seremos tão subserviente?

      Responder
  6. Helder Rodrigues de Oliveira says:
    8 meses atrás

    Vergonhoso – só esse valor daria para recupear toda a rodovia e ainda fazer a terceira faixa dos dois lados da via e ainda sobra troco.

    Responder
  7. Welington Eustaquio Rocha says:
    8 meses atrás

    Verdade o povo baiano devia receber da via Bahia,e ainda deixar toda a infr estrutura pro governo como forma de recassir o tempo perdido

    Responder
  8. Ivan dos Santos says:
    8 meses atrás

    Bastante verificar quem são os verdadeiros donos da Triste Bahia…

    Responder
  9. Marcos Matos says:
    8 meses atrás

    Quem concedeu para que essa empresa atuasse na Bahia, brigou inúmeras vezes para proibir a privatização das rodovias baiana na era Carlista, litoral norte entre outras, não duvidem se tiver um faz-me rir envolvido nesse distrato. O legislativo todo não mãos do executivo vai assistir de camarote como vip.💲💲💲

    Responder
  10. JOSE ANTONIO LEAL MIRANDA JUNIOR says:
    8 meses atrás

    Bom dia isso precisa ser apurado urgentemente não pode acontecer se eles são os errados em não cumprir com a obrigação pq o estado tem que pagar tem erro e grande aí…

    Responder
  11. Raimundo de jesus Gonçalves says:
    8 meses atrás

    Onde tem governo petista tem corrupção.

    Responder
    • Oswaldo De Souza Ruiz says:
      8 meses atrás

      Positivo

      Responder
  12. Enio Reinaldo de Oliveira says:
    8 meses atrás

    quando a gente não consegue entender, neste Brasil que estamos vivendo, pode saber que alguém está levando alguma propina, a fraport dona do aeroporto de p.alegre depois da enchente está levando do governo federal quase 400 milhões para reconstruir o aeroporto com dinheiro do contribuinte. na hora de receber ela é a dona de tudo o governo federal não recebe nada. porquê o governo não pega estes 400 milhões e distribui para o povo?

    Responder
  13. Luiz Carlos says:
    8 meses atrás

    Quem são os donos, deve algum político safado só pode ,se fosse um pequeno comerciante ou pequeno empresário estaria e preso , isso é Bahia ,Brasil.

    Responder
    • Sergio says:
      8 meses atrás

      Tem que fazer o que pra conseguir um negócio tão lucrativo desse? Ser amigo do amigo? Amigo do rei? Amigo do filho do rei? Ser comparsa do rei? Assim é fácil! Não cumprir contrato, não receber notificação e multa por falta de cumprir o contrato é ainda ganhar 1bi no termino do mesmo… Kkkk o dinheiro é meu que vcs estão gastando né? Por isso… Raposa tomando conta do galinheiro…

      Responder
  14. Josenildo Pereira da Silva says:
    8 meses atrás

    Eu fico indignado com uma situação dessa. Essa Via Bahia. Realmente não fez nada durante o tempo que exprorou essa BR. Ela que deveria pagar uma indenização para o estado.

    Responder
  15. Carlos says:
    8 meses atrás

    é uma vergonha! vai sair e ainda tem que pagar pra essa empresa que não fez nada! Rui Costa você vacilou em. como pode isso! aaaaa ai tem coisa.

    Responder
  16. SAMUEL ASSIS SANTOS says:
    8 meses atrás

    Triste para nosso povo, cadê os deputados da oposição estão calados com esse fato inusitado de nosso estado
    Muito triste para nosso povo.

    Responder
  17. Vitor says:
    8 meses atrás

    Privatiza que melhora! Só que não…

    Responder
  18. Trabalhador says:
    8 meses atrás

    Rapaz este país chamado Brasil não tem mais jeito não Rapaz infelizmente

    Responder
  19. Carlos says:
    8 meses atrás

    Interessante que o mesmo governo que abriu as portas para essa via Bahia é a mesma que valida a saída da com bônus.
    A concessionária ganha a licitação para operar por 25 anos,durante 14 anos não cumpriu o acordo e ainda levará uma bonificação por não cumprir esse acordo/contrato.
    Se em 14 anos não cumpriu restando 10 anos para concorrer ela iria concluir de forma nenhuma então fica mais fácil forçar a saída e retornar com outro CNPJ.
    E ainda há contribuinte favorável a pedágio.

    Responder
    • Relogio no atacado says:
      8 meses atrás

      Muito estranho, pois se a empresa não está cumprindo o contrato, ela quem deveria pagar indenização, não quem contratou.

      Responder
  20. José Carlos Pereira de Andrade says:
    8 meses atrás

    Bom dia!!! Baseado em que o governo deve indenizar a Via Bahia!!! Não seria o contrário? Afinal de contas quem deixou de cumprir o contrato foi aVia Bahia…ou estou falando besteira?

    Responder
  21. Alberto Felicio says:
    8 meses atrás

    E nós, o Povo aceitando passivamente.

    Responder
  22. Jorge says:
    8 meses atrás

    Antes de tú postar tuas merdas, procura se informar pra não passar vergonha. A concessão é de responsabilidade do governo federal. Foi feita no governo Dilma em 2010. 6 anos depois Dilma sofreu impeachmant e Temer e Bolsonaro foram os que tinham poder nas mãos mas não fizeram nada, não fiscalizaram e não cobraram da Via Bahia as cláusulas do contrato. Só agora o governo federal teve a coragem de cobrar a via Bahia que se recusou a cumprir as cláusulas, preferindo romper com o contrato de forma bilateral.

    Responder
    • FRANCISCO SANTANA DE SOUZA ALVES says:
      8 meses atrás

      Aprendi que quando e feito rompimento unilateral por falta de cumprimento de cláusulas, se pede indenização kkkkkkkkkkk, mais oferecer indenização milionária pra quem não cumpriu cláusulas contratuais kkkkkkkkkkk, isso é bom demais kkkkkkkkkkk.

      Responder
    • Edy says:
      8 meses atrás

      Fake news. A concessão foi no governo de jackes Wagner(PT ) ele que assinou o contrato. Não tem nada a ver com o governo federal. A empresa tem o direito de ficar até o fim do contrato. Quer tirar da empresa? Pague a multa. O governo Bolsonaro tentou cancelar o contrato via justiça mas não quis pagar a multa.

      Responder
      • VALDIR SANTOS SOUZA says:
        8 meses atrás

        Isso mesmo

        Responder
  23. José Luiz Coutinho says:
    8 meses atrás

    Absurdo está premiação, a população sofrendo e as gestores danosas sendo contempladas , caso semelhante é no transporte coletivo de Salvador onde o Sr prefeito estar comprando ônibus e doando as duas empresas que atuam na Cidade.

    Responder
  24. Eliana says:
    8 meses atrás

    Revoltante!!! Que contrato é esse que permite que a empresa desrespeite a população e ainda é indenizada, qdo deveria nos indenizar??? Absurdo!!! Inacreditável!!!

    Responder
  25. Antonio Oliveira says:
    8 meses atrás

    No Brasil é assim, a Ford fez o que fez e a via Bahia não é diferente.
    As pequenas empresas fechando as portas por não suportar o sistema e a grandes empresas manda no país junto com as autoridades que fazem acordos desleal ao povo, no final eles ganham muito de maneiras ilícitas e nós pagamos as contas.

    Responder
  26. Adilson da Silva Ferreira says:
    8 meses atrás

    Por que o Governo não intervém junto ao STF para barrar esse absurdo? Reclamar no STF, no caso da Revisão da Bahia da Toda – INSS, aí o Governo sabe ir, pra tirar um Direito líquido certo do Aposentado. Mas, reclamar esse absurdo, aí o Governo não faz nada. Minha cunhada perdeu 2 pneus no seu Yares 2024 num buraco, há cerca de 2 meses, no trecho Feira – Salvador. Prejuízo de R$ 1.200,00. Aliás, fiz uma reclamação à Ouvidoria do DNIT sobre isso, e que até agora não deu resposta. Só no Brasil mesmo!

    Responder
  27. Djalma says:
    8 meses atrás

    Era pra concessionária devolver. Huummmm aí tem.

    Responder
  28. Jayme Nascimento dos Santos Junior says:
    8 meses atrás

    É um fim de uma concessão que nunca teve início, é uma vergonha.Sem comentários.

    Responder
  29. Oda cirh Marrin says:
    8 meses atrás

    Via Bahia
    Cadê o ministro Alexandre de Moraes para mandar essa via Bahia favas, é cheio de concessionária que faz descaso com usuários, aproveitando a epr concessionária que administra BR 277 entre Curitiba e Paranaguá é outra que está fazendo descaso com usuário tanto é que a pista está pior do que quando eles assumiram em março de 2024 a pista tem buracos calombos onde raspar não repara e aí por diante.

    Responder
  30. Gil says:
    8 meses atrás

    Que o povo se exploda.

    Responder
  31. Maria Eduarda says:
    8 meses atrás

    O maior absurdo

    Responder
  32. Cesar says:
    8 meses atrás

    O que pode se esperar de um Estado governador pelo PT a 20 anos? A resposta é do esporte: corrupção endêmica, violência nas alturas. Triste Bahia. 😔

    Responder
  33. Odinei Barbosa says:
    8 meses atrás

    Ótima oportunidade para livrar o povo bahiano de mais este custo, não faz sentido algum pagar pedágio, já que pagamos o IPVA que foi criado justamente para o motorista ter o DIREITO de trafegar nas rodovias.

    Responder
  34. Carlos Roberto says:
    8 meses atrás

    O engraçado é o mesmo povo que defende privatização de tudo agora estar reclamando, dizendo que a culpa é do governo do estado, do PT etc. Sabemos que em todos os partidos tem gente honesta e gente corrupta, e atribuir isso a um partido é no mínimo mal caratismo além do fato de privatização nunca ter sido uma bandeira de esquerda ou estão esquecendo que estamos pagando o combustível mais caro do país depois da privatização da refinaria de Mataripe ? Ao menos se deve levar essas coisas como um aprendizado, porém as pessoas preferem culpar partido A ou B que e mais fácil

    Responder
  35. CASSIA SIRENE SOARES DE BRITO says:
    8 meses atrás

    Muito triste mesmo, não bastou o dinheiro do trabalhador pago sem retorno ,agora dá mais dinheiro pra esse povo ?

    Responder
  36. Josue Soares Nascimento says:
    8 meses atrás

    Pelo meu entendimento, todas as rodovias com as iniciais BR é de competência do governo federal e aquelas com siglas tipo BA. É de competência do governo estadual!! Melhor verificar direitinho pra não ficar confundindo a cabeça das pessoas. Esqueça partido busque a verdade pois é o nosso dinheiro que está se derretendo.

    Responder
  37. Josue Soares Nascimento says:
    8 meses atrás

    RODOVIAS COM SIGLAS BR É DE COMPETÊNCIA DO GOVERNO FEDERAL E TIPO BA É DE COMPETENCIA DO GOVERNO ESTADUAL MAS AS INFORMAÇÕES ESTAO MISTURADAS E O NOSSO DINHEIRO INDO PRO RALO A DIREITA ESTÁ QUERENDO TIRAR O PT E FICA O TEMPO INTEIRO POSTANDO FAK ENCHE AS PACIÊNCIAS POIS AS INFORMAÇÕES NÃO SÃO CORRETAS.

    Responder
  38. Daniel Genuino says:
    7 meses atrás

    A Empresa Rodobahia, tudo do mesmo grupo até hoje não devolveu as retenções de calções que fizeram de minhas faturas mais de R$100 mil, sem considerar os juros e multas.

    Responder

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