O incentivo ao empreendedorismo e à capacitação de pessoas são algumas das medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec) para combater o desemprego e a baixa qualificação dos profissionais de Salvador, especialmente no cenário pós-pandemia. Esse é um dos temas que será debatido pela tituar da pasta, Mila Paes, durante a segunda edição do fórum Radar Bahia, que acontece no próximo dia 27, das 8 às 12 horas, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).
Gratuito, o Radar Bahia é promovido pelo Grupo Inews e vai reunir empresários, executivos de grandes empresas, economistas e dirigentes do governo do estado, da Prefeitura de Salvador, dentre outros. As inscrições podem ser feitas neste link. Além de Mila, estão confirmadas as presenças do Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Marcelo Lyra, vice-presidente de Relações Institucionais e Comunicação da Acelen, Américo Neto, sócio-fundador da Viamídia e presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap-Ba), Renata Vidal, secretária de Comunicação de Salvador, do humorista e apresentador André Marinho, CEO da Kinvo, Moacy Veiga, e o sócio da Lighthouse Investimentos Alexandre Darzé.
Para Mila Paes, que está à frente da secretaria desde janeiro deste ano, é preciso atacar os diversos pilares do ecossistema empreendedor para adotar uma política sustentável de desenvolvimento econômico e, com isso, gerar emprego e renda. “O Semdec trabalha na qualificação de pessoas que têm ou desejam ter seu pequeno negócio. Implantamos o Projeto Empreenda Salvador, com a execução de oito projetos de qualificação voltados aos mais diversos públicos, por meio de parcerias com instituições e órgãos da Prefeitura Municipal de Salvador”, diz ela.
Além disso, conforme a secretária, foi implantado o Programa CredSalvador, que concede microcréditos com juros abaixo e condições de pagamento facilitadas para os empreendedores da cidade. Desde que foi criado, já foram assinados 3.679 contratos, o equivalente a R$ 10,1 milhões. Também há o incentivo ao empreendedorismo na área tecnológica, com a plataforma Salvador Tech, que recentemente fechou parceria com a Google Cloud. A plataforma oferece gratuitamente mais de 120 cursos e disponibiliza vagas de emprego na área tecnológica.
Há, ainda, o Programa Treinar para Empregar, que tem a proposta de atender ao público de trabalhadores formais que estão em busca de uma vaga de emprego. “São disponibilizados cursos de capacitação, treinamentos, palestras e oficinas. O programa oferece cursos das áreas mais requisitadas pelo mercado, priorizando o perfil de vagas disponíveis, setores e carreiras em expansão e de alta empregabilidade, como varejo, logística, saúde, tecnologia, energia renovável e telemarketing, oferecendo conhecimento e ferramentas adequadas para a capacitação de trabalhadores”, destaca Mila. Tais cursos são conduzidos pelo Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), e ministrados por parceiros.
Outra ação prevista no programa é a sensibilização de empresários para que possam aderir à proposta de substituição da exigência da experiência em carteira, por horas de capacitação. Com isso, diz a secretária, “a Semdec amplia suas parcerias com a iniciativa privada, Sistema S – Sebrae, Senai e Senac, faculdades e instituições governamentais e não governamentais associadas aos temas de desenvolvimento econômico, empreendedorismo, empregabilidade, tecnologia, gestão e cidadania”.
Ações da secretaria
- Fomento à qualificação de pessoas para o mercado de trabalho;
- Cursos de capacitação empresarial;
- Adoção de medidas para a melhoria no ambiente de negócios;
- Fomento à formação de pessoas na nova matriz econômica, sobretudo nas carreiras tecnológicas;
- Programa de microcrédito orientado para pequenos negócios.
SAC do Empreendedor
O SAC do Empreendedor atende no segundo pavimento do Mercado São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, onde os soteropolitanos que desejam ter acesso a serviços públicos municipais de orientação, formalização, qualificação, regularização e de apoio ao empreendedorismo.
A nova estrutura de atendimento foi inaugurada dia 10 de junho último e é gerida pela Semdec, substituindo o Centro do Empreendedor Municipal (CEM). A intenção, conforme a secretária, é de ampliar a gama de serviços. O espaço conta com recepção, salas multiuso, de reunião, de coordenação, de atendimento com 12 estações de trabalho e locais de apoio.
“Com isso vamos estimular e fortalecer o ambiente de negócios na capital baiana, ofertando soluções práticas, mentoria, capacitações e uma diversidade de serviços (segue em anexo a lista de serviços)com integração de órgãos, como as secretarias municipais de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Ordem Pública (Semop) e Fazenda (Sefaz)”, diz Paes.
O SAC já atendeu 248 empreendedores e o serviço mais procurado foi relacionado à emissão de Arrecadação Municipal (DAM). O horário de funcionamento é das 8 às 17 horas, de 2ª a 6ª feira e tem capacidade para atender 150 pessoas diariamente, por meio de agendamento no site: http://www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br/common/index.ph ou por ordem de chegada.
Projetos do Programa Empreenda Salvador
-
- Fortalecimento de pequenos negócios (Sebrae) – Qualificação de pequenos negócios;
- Acelera Salvador – Redes Associativas: Qualificação de empreendedores;
- Empreendedorismo Feminino – Qualificação do público de mulheres empreendedoras;
- Sou Salvador – Qualificação de ambulantes das áreas turísticas da cidade;
- Ifba – Qualificação Empreendedora- Qualificação de empreendedores beneficiários do Auxílio Brasil;
- Ufba: Educação Financeira para MEI;
- Palestras Sebrae – 22 palestras com temas variados voltados para potenciais Empreendedores e MEI’s;
- Palestra Noções básicas de técnicas de vendas – Parque Social (Agente de Empreendedorismo) para empreendedores
*A segunda edição do Radar Bahia conta com o patrocínio do Banco do Nordeste (BNB) e Bahiagás e apoio institucional da Prefeitura de Salvador, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio), Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Daten, Hub Salvador, Solutis, Grupo LemosPassos, Heineken, ACP, Kinvo, Z6 Náutica, Renova Soluções em Tecnologia, Shopping Bela Vista, Beetools, UniFTC, ITS Brasil, Business Bahia, Networking Bahia e Home Design.