Na corrida pela expansão, o grupo francês de produção e distribuição de artigos esportivos, Decathlon, disparou na modalidade crescimento. Em 2021, as vendas bateram em nada menos do que 13,8 bilhões de euros, o que representa um aumento de 21% em relação à 2020. As vendas online também dispararam no ano passado, sendo responsável por 21% do total, em comparação com os 8% de 2019, ou seja, o faturamento e resultado líquido foram bem acima dos níveis pré-pandemicos.
No Brasil, a francesa desembarcou há 21 anos e já inaugurou pelo Sul-Sudeste e Centro do país 45 lojas. Melhor, 46, com a novata, já que deu um salto em altura e caiu na capital baiana. Agora é de corpo presente, com a sua unidade instalada no Salvador Shopping, piso L2, em uma área de 1,6 mil m², onde oferta mais de oito mil artigos esportivos para cerca de 65 esportes diferentes. Há nove anos, a marca só atendia os baianos por meio do seu e-commerce, mas Salvador acabou sendo eleita a primeira cidade nordestina a acolher a gigante do esporte.
Ainda este ano, a empresa quer chegar a mais um estado, além das novas unidades previstas até 2023. De acordo com o diretor de expansão Decathlon Brasil, Flávio Fialho, a escolha pela soterópolis foi em função de ser a capital mais populosa da região. “A cidade é de extrema importância para a gente por conta das características de sua população, que pratica esporte constantemente e tem preocupação com a saúde, estando extremamente conectada com a nossa missão e valores, que é a de tornar o esporte acessível ao maior número de pessoas, de forma sustentável”, disse ele ao BAdeValor.
Outro motivo é a localização estratégica da capital baiana para atender à demanda do Nordeste. Mas como nem tudo são flores, ou melhor, bolas, tênis, roupas e muito mais, há de se enfrentar os desafios da expansão. Fialho conta que a logística – quase sempre ela – dificulta a disponibilização de produtos. “A loja em Salvador é menor do que as nossas unidades padrão, que têm cerca de 4 mil m². Por isso, teremos parte da venda atrelada ao online, com entrega a partir do centro de distribuição de São Paulo, o que pode gerar maiores prazos de entrega”, observa.
Para resolver essa questão, a empresa planeja novas formas de frete e a descentralização da logística, bem como a criação de áreas de estocagem localizadas em regiões menos centrais, para armazenar produtos e garantir uma entrega mais rápida.
Segundo Fialho, o brasileiro é apaixonado por esportes, mas a desigualdade social atrapalha o acesso. “Infelizmente, a prática regular de atividades esportivas, assim como seus benefícios, não são uma realidade para muitos. É exatamente nesse ponto que trabalhamos. Nossa missão é tornar o esporte acessível por meio de uma ampla oferta de produtos de qualidade, sustentáveis e com preço justo”, conta ele.
Produtos inovadores
Este ano, em função da retomada das atividades físicas ao ar livre e nas academias, a empresa planeja continuar empenhada no plano de expansão pelo Nordeste, além de abrir mais lojas pelo Brasil, assim como investir em mais produtos inovadores, com a tecnicidade e qualidade própria da Decathlon, para atender as necessidades do consumidor esportista. Fialho conta que estão de olho em esportes que vêm ganhando força, como beach tennis, MTB, trilha/trekking e, claro, fitness, com o objetivo de às demandas e oferecer itens inovadores, sendo cada vez mais comprometidos com a produção sustentável e a preservação do meio ambiente.
“Dentro dos valores e missão da empresa, existe ainda a busca pelo compromisso sustentável de se tornar uma empresa referência em ESG (governança ambiental, social e corporativa) e de transformar 100% dos seus produtos em eco concebidos, o que chamamos de ecodesign, até 2026. São metas que estão inteiramente ligadas ao nosso campo de atuação e vão ajudar a difundir o esporte para todos de maneira sustentável”, ressalta o diretor.
No mundo, hoje, a empresa está presente em 70 países, nos seus mais de 1.747 pontos de venda e gera cerca de 100 mil empregos. Só no Brasil são mais de 2,2 mil colaboradores atuando na Decathlon. “Inovamos há mais de 20 anos no desenvolvimento de produtos técnicos, criados por colaboradores esportistas ao redor do mundo, que acompanham a evolução da prática esportiva. Além de estabelecer uma experiência única nas lojas físicas com a nossa cultura de experimentação de produtos por parte dos clientes, que também são atendidos por colaboradores especialistas e apaixonados por esportes, prontos para entender e suprir a necessidade de cada cliente esportista”, garante Fialho.