O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, autorizou a concessão de garantias da União para que o governo da Bahia contrate um empréstimo de R$ 1 bilhão junto ao Banco do Brasil. A operação, aprovada em outubro de 2024 pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), tem como destino investimentos em mobilidade e infraestrutura urbana, hídrica e viária — embora sem detalhamento das obras previstas. As informações são do colunista Jairo Costa Júnior, do Metro1.
Com o aval federal, a União assume a dívida caso o governo baiano deixe de pagar as parcelas. Nessa hipótese, o Tesouro Nacional pode executar as contragarantias oferecidas pelo Estado. Diferente dos financiamentos externos, esse tipo de operação com bancos nacionais não depende da aprovação do Senado.
Desde o início de 2023, a Alba já aprovou 15 pedidos de empréstimo enviados pelo governo Jerônimo Rodrigues, com diversas instituições, como BID, Bird, CAF, Fida, Caixa e o próprio Banco do Brasil. Somadas, as operações chegam a R$ 13,7 bilhões.