O Instituto Lojas Renner, braço social da maior varejista de moda do Brasil, iniciou mais uma turma de capacitação de mulheres refugiadas em Salvador. O curso de Atendimento e Vendas para o Varejo, oferecido pelo programa Empoderando Refugiadas, acontece na capital baiana ao longo de seis semanas. O objetivo é formar 20 participantes em 175 horas de aula.
O projeto já formou uma turma em Salvador em abril deste ano, e também passou pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Desde que foi criado, o Empoderando Refugiadas capacitou 280 mulheres em duas modalidades de curso: Atendimento e Vendas para o Varejo ou Modelagem e Costura. As participantes são originárias de países como Venezuela, Bolívia, Colômbia, Haiti e Nigéria. O programa tem foco na qualificação profissional de refugiadas, buscando contribuir com a inserção dessas mulheres no mercado de trabalho brasileiro.
“A experiência com a primeira turma do Empoderando Refugiadas em Salvador nos motivou a beneficiar ainda mais mulheres com uma segunda edição do curso. Além disso, seguimos levando o projeto para outras regiões do Brasil. Esperamos contribuir positivamente com a inserção e adaptação das refugiadas à sociedade brasileira”, afirmou o diretor executivo do Instituto Lojas Renner, Eduardo Ferlauto.
O curso voltado ao varejo contempla temas como apresentação e reposição de produtos, contato com clientes e informação de preços e formas de pagamento. As alunas também recebem orientações sobre informática, empreendedorismo, saúde e segurança no trabalho. Além do desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, a formação abre caminhos para o contato com gerentes de lojas, assim como visitas às operações para que conheçam como funciona a rotina do varejo brasileiro.
O programa Empoderando Refugiadas
O Empoderando Refugiadas começou em 2016, após o Instituto Lojas Renner ser convidado a participar do projeto pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global, em parceria com o Programa de Apoio para a Recolocação de Refugiados (PARR). Desde então, os cursos de Atendimento e Vendas para o Varejo e de Modelagem e Costura atenderam, juntos, a 280 alunas em quatro capitais brasileiras.
O foco do Empoderando Refugiadas é oferecer qualificação profissional e contribuir para a inserção social e o empoderamento das mulheres. Ao longo da história do programa, muitas se colocaram no mercado de trabalho. A própria Lojas Renner já efetivou a contratação de 48 participantes nas empresas do grupo – Renner, Camicado e Youcom.