Diariamente, 45 mil pessoas estão utilizando o metrô na capital baiana. Este número é 120% maior do que o registrado antes da integração com as linhas de ônibus, em junho, quando o registro era de cerca de 20 mil pessoas. A capacidade do equipamento é de conduzir 200 mil pessoas por dia, apenas na Linha 1. A integração vale para 170 linhas urbanas que apresentam o símbolo “Integração Metrô”. No período de duas horas, os usuários não precisam pagar outra passagem para pegar o metrô e vice-versa.
Para o gestor de arrecadação da CCR Metrô Bahia, Júlio Freitas, o papel do Governo do Estado foi fundamental para a integração. “Essa decisão de gestão dos outros sistemas, o metropolitano e o municipal, fica a cargo dos poderes concedentes. Sem este alinhamento, essa solução não sairia e o Governo tem trabalhado ativamente”, afirmou.
Ainda segundo Freitas, foi montada uma comissão de mobilidade, gerida pelo Governo e pela Prefeitura. Essa integração já estava prevista desde antes da licitação do metrô. Então, é uma norma que já havia sido assinada e que agora passou pela mesa técnica. Essa integração está sendo feita de forma gradativa. O crescimento do número de usuários está atendendo à expectativa da CCR, mas ainda temos muito a crescer”.
Obras– A Linha 2 está com 55% das obras concluídas. A obra toda – que ligará o Acesso Norte a Lauro de Feitas (Região Metropolitana de Salvador) – deve ficar pronta no final de 2017, incluindo um terminal de integração na região do aeroporto. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, desde o início do processo, o Estado se colocou como um negociador entre a Prefeitura, os empresários e a concessionária do Metrô, buscando alternativas para trazer usuários para o sistema, proporcionando a economia de tarifa. “Nós conseguimos essa negociação, mas ainda há 150 linhas em Salvador que precisam ser integradas”, afirmou
O secretário destacou ainda que até o final do ano serão inauguradas mais três estações – Detran, Rodoviária e Acesso Norte. “E ao mesmo tempo já lançamos a licitação para ampliação de Pirajá até Águas Claras e Cajazeiras. Para quem usa as linhas integradas, é só adquirir o Salvador Card ou o do metrô e todos os ônibus que tiverem o selo de integração podem ser utilizados”.