Primeira agência de comunicação da Bahia a atuar no segmento de assessoria de imprensa, mais de 500 clientes atendidos e alto índice de satisfação, a Lume Comunicação Integrada entra no seu 37º ano de existência com a mudança de identidade gráfica, modernização de sua marca e diversificando ainda mais os seus serviços. Entre eles estão o fortalecimento da sua área de educação corporativa com treinamentos in company e online, cursos de oratória e media training, criação de estratégias completas de comunicação interna e apostas cada vez mais ousadas na esfera digital, além de contar com uma rede de parceiros e correspondentes em todo o Brasil.
“Durante nossa trajetória, atravessamos momentos de prosperidade e desafios, e conseguimos, com muita persistência e novos modelos de negócios, superá-los com foco, criatividade, competência e o envolvimento de nossa equipe multidisciplinar de profissionais de diversas áreas, de várias gerações e expertises, altamente talentosa e antenada com as principais tendências da comunicação e as novas tecnologias”, explica a diretora executiva Cristina Barude, sócia de Nilza Barude, fundadora da empresa, em 1985, quando esse mercado ainda era uma incógnita.
Para ela, os quase 40 anos de experiência da agência só reforçam que é preciso investir ainda mais em novas modalidades de soluções e de serviços para clientes, cada vez mais exigentes e dispostos a conhecer as novidades da área que se traduzam em fortalecimento das marcas e dos negócios.
Educação Corporativa
Especializando-se cada vez mais no segmento de Educação Corporativa, a Lume entende que este serviço tem o objetivo de fazer a gestão do conhecimento dentro das organizações, em sintonia com as metas do negócio, colocando os colaboradores em um processo de aprendizagem e desenvolvimento contínuos, de acordo com competências e habilidades que serão importantes para as estratégias empresariais, tendo como exemplo a criação de canais de comunicação, a criação e a organização de eventos corporativos.
“Nesta área, além da gestão dos relacionamentos com seus diversos públicos, incluindo a imprensa, a Lume oferece cursos sob medida de Media Training, como forma de preparar executivos, empresários, políticos e profissionais liberais para o contato eficaz com jornalistas”, afirma Cristina Barude. De acordo com ela, a Lume também ministra treinamentos de Oratória, ensinando seus participantes a arte de falar bem em público, em reuniões, negociações, lives, videoconferências, palestras, de forma eloquente, persuasiva, a fim de obter excelentes resultados na carreira e nos negócios.
Como coordenadora e instrutora dos cursos, a diretora da agência associa sua experiência de executiva na Lume com a de consultora em comunicação, líder coach e a vivência de 13 anos como âncora e repórter da TV Bahia (Rede Globo) e ainda como professora de cursos de graduação e pós-graduação. Mas conta também com um time de instrutores especializados em diversos segmentos da comunicação e fonoaudiologia.
Comunicação Interna
“Mais do que nunca, em função da pandemia, a comunicação interna vem se reafirmando como indispensável e as empresas, que não investiam nesta área, se viram induzidas a rever prioridades. Voltar a atenção para o cliente interno é fundamental, lembrando que os colaboradores representam o público mais importante para uma organização, pois transpiram as vitórias e as dores da empresa. Eles representam o coração de uma instituição, e são os primeiros a disseminar a imagem positiva ou negativa de uma companhia”, justifica Cristina Barude, ao falar do crescimento desse segmento. Segundo ela, com a prevalência do home office, a boa comunicação com os colaboradores se torna mais que necessária para superar a distância física e atuar dentro dos limites da Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD), que também exige que esta nova realidade seja comunicada corretamente ao público interno.
Cristina Barude prenuncia ainda mais crescimento para assessoria de imprensa, relacionamento com a mídia, governo e entidades de classe e nichos de mercado, consultoria de imagem, prevenção e gestão de crises e a utilização de novas plataformas com foco na inteligência artificial, além do desenvolvimento de sites, marketing on e offline, marketing de conteúdo, criação e edição de jornais, revistas e livros e, evidentemente, a comunicação nas redes sociais.
Além de conquistar diversas premiações, a exemplo dos Prêmios Aberje de criação de melhor publicação externa e interna e também por assessoria de imprensa, a Lume vem sendo finalista dos mais importantes prêmios do setor de comunicação nos últimos anos, como o Mega Brasil.
Em reconhecimento à sua contribuição à comunicação na Bahia, Nilza Barude recebeu o título de Cidadã da Cidade do Salvador, pela Câmara Municipal, destacando sua atuação à frente de programas de televisão baianos, e como colunista de TV do Jornal A Tarde e da Tribuna da Bahia, além de ter dirigido o portal Maisbahia por dez anos.