“É um abraço que representa um amparo à natureza”. É assim que o artista visual Bel Borba define a obra de arte instalada no Corredor da Vitória, em Salvador. E o bastidor da concepção das estruturas, que se transformaram em ponto de parada para quem passa pelo local, é narrada em um minidocumentário que será lançado neste domingo, 22, no dia que se celebra o Dia do Abraço.
No vídeo, que estará disponível no Instagram do Vitória Boulevard (@vitoriaboulevardoficial), os internautas poderão conhecer um pouco do processo de criação da obra – feita em aço corten –, que “abraça” duas árvores que compõem o corredor verde de um dos bairros mais tradicionais de Salvador.
“A relação do Corredor da Vitória com as árvores é uma coisa realmente marcante, principalmente quando você está no Campo Grande e vê um ‘minhocão verde’ passando pelos prédios. Parece uma instalação… abrindo o caminho no concreto”, pontua.
Borba ainda destaca, no minidocumentário, que o que representa o bairro não são os prédios e, sim, a vegetação, o que torna a região única. Por conta disso, a obra, encomendada pelo Vitória Boulevard, customiza as árvores de forma harmônica, sem causar danos a elas.
“Eu prendo uma mão à outra para não prender na árvore”, detalha ele, acrescentando que uma das estruturas, com três braços, está imediatamente em frente ao mall e a outra, do lado oposto, compondo um abraço à natureza.