Se a Bahia tem um ícone de moda, é o tamanco feminino! Enquanto o país todo aproveitava a Shopee para comprar acessórios de moto, lanternas para acampamento e até lunetas no Ceará, o pessoal baiano elevou o tamanco a um novo patamar. O item mais comprado pelos baianos entre abril e setembro de 2024 foi, sim, o tamanco feminino. E por que não? É prático, estiloso e perfeito para os dias ensolarados da Bahia.
Enquanto no Sudeste o suporte de TV reinava, e no Maranhão as alças traseiras de moto eram as queridinhas, o Nordeste mostrava toda a diversidade nas escolhas. Mas na Bahia, o estilo confortável e o espírito despojado encontraram sua expressão máxima no tamanco. Afinal, para que complicar? O tamanco é o companheiro ideal para o verão, combina com o clima e com o jeito leve de viver do baiano.
A Shopee, marketplace que conecta vendedores e consumidores, divulgou nesta quarta-feira (6/11) uma nova análise sobre o comportamento de compra de seus usuários em todo o Brasil. O levantamento mapeou as categorias e itens mais vendidos em cada estado, considerando os produtos com vendas acima da média nacional entre abril e setembro de 2024.
Os produtos para casa, lazer e estilo de vida estão em alta, liderando as vendas em diversos estados do país. No Sudeste, o destaque foi o suporte de parede para TV entre os mais vendidos no Rio de Janeiro, refletindo a preocupação dos consumidores com a estética e a organização do lar.
Itens de tecnologia seguem em alta
A tecnologia continua a ser uma das categorias mais desejadas pelos brasileiros, especialmente no Norte, onde liderou as vendas em quatro dos sete estados da região. No Acre, o item mais vendido foi o drone com câmera 8K, enquanto em Rondônia, os consumidores focaram em acessórios, optando por baterias para drones. No Amapá, os smartphones conquistaram o público e, no Pará, a preferência foi por telas maiores, com os tablets dominando as vendas.
Em outras regiões, a tecnologia também se destacou. No Sudeste, a mídia física de jogos de videogame foi o item mais vendido em São Paulo e voltando ao nordeste, a preocupação com a qualidade das gravações impulsionou as vendas de processadores de áudio no Rio Grande do Norte.
As tendências de moda mais vendidas
As vendas de itens de moda continuam em ascensão, especialmente nas regiões de temperaturas mais amenas, como o Sudeste e o Sul. A região Sul destacou-se, com os três estados liderando as vendas nessa categoria. Em Santa Catarina, a jaqueta puffer feminina, tornou-se o item mais vendido entre as consumidoras. No Paraná, foi a meia-calça térmica e, no Rio Grande do Sul, onde o frio costuma ser mais intenso, a jaqueta bobojaco feminina foi a preferida das gaúchas.
Na categoria de moda, os calçados foram os mais vendidos entre as consumidoras do Sudeste e do Nordeste. Em Minas Gerais, as botas femininas dominaram as vendas, enquanto no Espírito Santo, a sandália feminina foi o calçado mais comprado. Em Pernambuco, o sapatênis liderou as vendas, e na Bahia, os tamancos femininos foram os preferidos das consumidoras.
Na região Norte, os relógios se destacaram como os itens de moda mais vendidos. Os relógios masculinos foram os mais populares no Amazonas, enquanto os relógios femininos lideraram as vendas em Roraima.
Leia também: CCR Metrô Bahia abre seleção para Analista de Comunicação