Diante dos resultados positivos alcançados no ano passado, com faturamento de R$ 33 milhões e crescimento de aproximadamente 67%, a empresária e sócia da farmácia de manipulação Singular Pharma, Edza Brasil, avista boas perspectivas para 2022. Além de aumentar esses números em 20%, a empreendedora planeja abrir mais três laboratórios e atender 40 municípios baianos até dezembro. Cheia de fôlego, ela ainda quer lançar duas novas marcas para potencializar o alcance do seu negócio.
“Queremos entrar em segmentos sinérgicos ao de vida saudável e longevidade. Nosso balanção de 2021 foi super positivo. E o ano foi de muitos ajustes para a centralização das operações em um único laboratório central, em Salvador, com melhora significativa do atendimento digital aos clientes, bem como pela expansão para as cidades atendidas pelos outros sete laboratórios da rede, alcançando 21 municípios baianos”, conta Brasil.
Nosso time, as nossas pessoas são, sem dúvidas, o nosso diferencial. Investimos tempo, energia e dinheiro na formação, capacitação e desenvolvimento dos nossos talentos
Atualmente, a rede gera 240 empregos diretos entre as unidades de negócios e franquias nas cidades de Vitória da Conquista, Feira de Santana, Aracaju e Salvador. Até o final deste ano, ela espera abrir mais 60 vagas de trabalho.
“Nosso time, as nossas pessoas são, sem dúvidas, o nosso diferencial. Investimos tempo, energia e dinheiro na formação, capacitação e desenvolvimento dos nossos talentos. Associado a isso, temos um bom produto, com alta qualidade, que nos diferencia dos nossos concorrentes locais. Sentimos esse reconhecimento dos consumidores e profissionais de saúde. Para terminar, como diferencial, olhamos muito os números e processos para entender nossa operação e tomar decisões ágeis e rápidas, que fazem com que tenhamos ótimos resultados, refletindo no crescimento dos últimos anos”.
Investimento
Seu sucesso também passa pelo investimento. Para aumentar a capacidade produtiva e modernizar os laboratórios, Edza conta que além da abertura de novos laboratórios, planeja investir cerca de R$ 5 milhões até 2025. “Enxergamos potencial em 60 municípios baianos, queremos atender a essa totalidade por meio de 17 laboratórios distribuídos estrategicamente pelo estado e também municípios de estados vizinhos, que estão próximos da Bahia”.
Mas como todo setor, o de farmácia também sofre impactos. Embora a pandemia tenha afetado negativamente a maior parte dos negócios, o segmento de saúde foi um dos poucos que comemorou bons resultados. Entretanto, Edza ainda teme os efeitos econômicos gerados pela crise sanitária.
“Quando existem novas restrições ou aumento de casos, sentimos que o mercado tem um primeiro momento de retração, e depois ele volta ao normal e reestabiliza. Sentimos um pouco disso entre o final do ano de 2021 e início de 2022. Por isso, temos receio que esses ‘soluços’ possam afetar o desempenho geral anual. Mas em relação a eleições e inflação não tememos tanto, pois têm pouco impacto para o nosso segmento de forma geral”, finaliza.