Os líderes dos principais bancos brasileiros se reuniram, nesta segunda-feira (10), em São Paulo, para discutir os rumos da economia e as transformações que as novas tecnologias vêm promovendo no mercado financeiro. O painel também destacou o protagonismo do setor na inclusão digital e no avanço da agenda sustentável. A conversa aconteceu durante a abertura do FEBRABAN TECH 2025, que marca a 35ª edição do maior evento de tecnologia e inovação do setor bancário no país.
Reunidos no painel “O Futuro dos Bancos: crescimento, competitividade e novos modelos de negócio”, os presidentes de instituições como Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander Brasil e BTG Pactual abordaram temas centrais como inteligência artificial, experiência do cliente, sustentabilidade, cibersegurança e o papel social dos bancos diante de um cenário econômico em constante transformação. O debate foi moderado por Isaac Sidney, presidente da Febraban, e João Borges, diretor de Comunicação da entidade.
Criada em 1967, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) é a principal representante do setor bancário no Brasil. Sem fins lucrativos, a entidade tem como missão contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do país, promovendo um sistema financeiro forte, ético e eficiente.
Tecnologia, experiência do cliente e sustentabilidade: os novos pilares do setor
No painel de abertura, os presidentes destacaram como a inovação tecnológica vem sendo incorporada de forma estruturada pelas instituições financeiras, tanto nos produtos e serviços quanto nas estratégias de negócios.
Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco, resumiu o momento atual do setor: “A gente chegou na fase da colheita. Eu acho que foram anos de investimento e transformação, agora a gente foi para a era da experiência. Este é o momento que estamos vivendo no banco. Muito potencializado por inteligência artificial. O nosso objetivo é a tecnologia a serviço do cliente.”
Carlos Vieira, presidente da Caixa Econômica Federal, reforçou que a aplicação da IA já faz parte da rotina dos bancos: “Muitos passaram a entender que, ao utilizar a IA nas suas ações de negócios, de uma maneira geral, seja nos seus processos, na sua parte preditiva de crédito, então tornou-se já uma questão recorrente dos bancos. Eu digo que já está um processo customizado em todos os bancos.”
Mario Leão, CEO do Santander Brasil, destacou o volume e a complexidade das mudanças em curso:
“Tem muita transformação acontecendo também na dinâmica com os clientes, na dinâmica competitiva, regulatória, que os bancos têm exercido o papel de abraçar. Tem toda a evolução da agenda ESG, agenda de como os bancos atuam de forma mais sustentável.”
Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, apontou o FEBRABAN TECH como um espaço essencial para enxergar o setor como um todo: “Neste evento a gente tem a oportunidade de enxergar o que está acontecendo na indústria financeira como um todo, não só iniciativa de um ou outro banco, então eu acredito que é um momento em que analistas, investidores, fornecedores, grandes empresas podem estar juntas e presentes ao mesmo tempo, nas discussões que permeiam e perpassam todas as empresas do mercado financeiro.”
Marcelo Noronha, CEO do Bradesco, destacou o protagonismo do sistema bancário brasileiro:
“Aqui a gente tem a presença das maiores empresas de tecnologia do mundo, que se relacionam com essas organizações. O sistema financeiro brasileiro é um sistema complexo, que investe muito em tecnologia. A gente está na crista da onda tecnológica.”
Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual, reforçou o peso do setor bancário nos investimentos em inovação:
“Os bancos são os maiores investidores de tecnologia do Brasil, e acho que essa feira reflete isso. Você traz aqui todo mundo desse ecossistema, de todo mundo trazer soluções para o mercado financeiro.”
FEBRABAN TECH 2025
Com o tema central “A aceleração do setor financeiro na era da inteligência ”, o FEBRABAN TECH 2025 acontece entre os dias 10 e 12 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O evento reúne especialistas, empresas de tecnologia, para discutir as principais tendências da transformação digital no sistema bancário. Ao longo dos três dias, o público acompanha uma programação dividida em trilhas temáticas que abordam os principais eixos de inovação no setor financeiro. Entre os destaques deste ano estão:
• As mudanças socioeconômicas que vêm com a IA
• Open Finance e as novas fronteiras da transformação bancária
• IA e futuro orientado a dados
• Cibesegurança resiliente e privacidade na era da IA
• COP30: bancos na liderança da transição para finanças verdes e sustentáveis
• Governança 2.0 e inclusão financeira: Inovação com propósito no ESG
• O ecossistema dos microsserviços das fintechs.