BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Negócios Negócios Locais

Radar Bahia discute as transformações da publicidade na nova era da comunicação

JOANA LOPO por JOANA LOPO
17/07/2022
em Negócios Locais, Radar Bahia
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0

Para Américo, o setor vive um boom de retomada, com anúncios de diversos segmentos, como o do mercado imobiliário, lojas, bares e restaurantes, entre outros. (Foto: Divulgação)

Share on FacebookShare on Twitter

Combustível para a inovação, a criatividade é característica que permanece intacta, inestimável a qualquer época. Mesmo na nova era da comunicação, com todo potencial transformador do universo digital, o poder da criação continua sendo um diferencial. Nesse contexto de grandes mudanças figura a publicidade, que tem em seu cerne a engenhosidade, e que experimenta um momento promissor de retomada no pós-pandemia.

Esse é um dos temas que será debatido pelo diretor da agência Viamídia e presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap-Ba), Americo Neto, durante a segunda edição do fórum Radar Bahia, que acontece no próximo dia 27, das 8 às 12 horas, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

O Radar Bahia é promovido pelo Grupo Inews e vai reunir empresários, executivos de grandes empresas, economistas e dirigentes do governo do estado, da Prefeitura de Salvador, dentre outros. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. Além de Americo, estão confirmadas as presenças do Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Marcelo Lyra, vice-presidente de Relações Institucionais e Comunicação da Acelen, Mila Paes,  secretária de Desenvolvimento Econômico de Salvador, Renata Vidal, secretária de Comunicação de Salvador, do humorista e apresentador André Marinho, CEO da Kinvo, Moacy Veiga, e o sócio da Lighthouse Investimentos Alexandre Darzé.

Durante do evento, Americo abordará a nova era da comunicação, que segundo ele, mudou completamente. “Estamos vivendo uma grande transformação com a digitalização, com novos canais, com novas opções de mídia, novas formas de abordar o consumidor, novas formas de medir os resultados das ações de comunicação. Então hoje as agências sofreram grandes modificações, assim como os clientes e anunciantes. Isto impacta no dia a dia de quem trabalha com comunicação, mas uma coisa continua relevante e muito importante, que é a criatividade, que faz a diferença no conteúdo, seja no outdoor, seja em anúncio de revista, seja nos vídeos de TikTok”, observa.

Ele ressalta, ainda, a maior possibilidade de mensuração, de levantamento de dados. Hoje, conforme Americo, é possível conhecer melhor os nichos de mercado e os diferentes perfis de consumidor para trabalhar com eles.

“Também vou tratar, no evento, sobre uma experiência que tive, uma imersão em Nova Iorque, em 2019, com as maiores agências de publicidade do mundo. Passei um tempo lá e trouxe muita coisa, muita novidade. Outra experiência importante foi agora em 2022, no final de março, quando fui para Chicago para fazer uma imersão de atualização no varejo. Fui conhecer o que as empresas estão fazendo, as mudanças nas lojas, a mudança na comunicação, a interação do físico com o digital e aplicativos. As lojas podem, e devem, ser um centros de entretenimento, e não só centros de vendas. Vai ser um bate-papo muito interessante e estou muito orgulhoso de ter sido convidado pelo Grupo iNews e pelo site BAdeValor”, comemora.

Empossado como presidente da Abap, em junho último, Americo, que já passou pela presidência da associação de 2017 a 2019, retorna cheio de gás e ideias. “Estou como presidente pela segunda vez em um momento especial, porque é um momento grande de retomada da economia. As agências estão vivendo um bom momento, os negócios estão acontecendo, empregos sendo gerados e a gente está planejando alguns eventos para nossos fornecedores. As agências associadas da Abap são as mais importantes da Bahia, concentram 80% do PIB da publicidade baiana e estão sempre trazendo novidade, mais tecnologia, novas formas de comunicação e estamos junto delas para promover ainda mais”.

Segundo ele, o setor passa por um boom de retomada, com anúncios de diversos segmentos, como o do mercado imobiliário, que voltou a anunciar, o mercado de lojas, automotivo, bares e restaurantes, o turismo, entre outros.

Efeito multiplicador

De acordo com Américo, o estudo “O valor da publicidade no Brasil”, realizado pela Deloitte, por encomenda do Conselho Executivo das Normas Padrão (CENP), revela que cada real investido em publicidade em 2020 gerou 8,54 reais para a economia brasileira. O estudo também foi feito no Reino Unido e em outros países. “A publicidade tem efeito multiplicador muito grande. Temos um papel social e cultural muito relevante. E a Bahia é um celeiro de talentos”, completa.

*A segunda edição do Radar Bahia conta com o patrocínio do Banco do Nordeste (BNB) e Bahiagás e apoio institucional da Prefeitura de Salvador, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio), Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Daten, Hub Salvador, Solutis, Grupo LemosPassos, Heineken, ACP, Kinvo, Z6 Náutica, Renova Soluções em Tecnologia, Shopping Bela Vista, Beetools, UniFTC, ITS Brasil, Business Bahia, Networking Bahia e Home Design.

Tags: AbapAmerico NetoBahiaChicagoNova IorquepublicidadeRadar Bahia
Artigo Anterior

Com 200 boxes, Mercadão da Bahia é inaugurado em Lauro de Freitas; veja fotos

Próximo Artigo

Geração instantânea de energia eólica no Nordeste tem novo recorde

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Peça promocional do evento
Negócios

Networking e empreendedorismo no Hub Lighthouse com o Marcas Baianas

DASA COLOCA À VENDA REDE DE CLÍNICAS AMO E ATRAI INVESTIDORES
Negócios

DASA COLOCA À VENDA REDE DE CLÍNICAS AMO E ATRAI INVESTIDORES

Embarcação Cassi
Negócios

Travessia Salvador-Itaparica em 12 minutos? Nova aposta da Cassi Turismo garante acesso mais rápido a destinos procurados do litoral.

Próximo Artigo
Geração instantânea de energia eólica no Nordeste tem novo recorde

Geração instantânea de energia eólica no Nordeste tem novo recorde

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Podcast Conversa de Valor estreia com debate sobre segurança no trânsito e mobilidade urbana com Rodrigo Pimentel, Diretor-Geral do Detran-BA

Podcast Conversa de Valor estreia com debate sobre segurança no trânsito e mobilidade urbana com Rodrigo Pimentel, Diretor-Geral do Detran-BA

Linha de produção de água mineral

Holding potiguar de combustíveis investe em fábrica de bebidas na Bahia

tonico e tinoco

Grandes lendas do sertanejo raiz: Conheça duplas que marcaram época

Assaí Atacadista inaugura nova loja da Rótula do Abacaxi

Assaí Atacadista inaugura nova loja da Rótula do Abacaxi

A história de sucesso da Fazenda Franciosi

A história de sucesso da Fazenda Franciosi

Obras do VLT geram 2.249 vagas de trabalho; veja como se cadastrar

Plantação de árvores

Dia da Mata Atlântica terá plantio de 1,2 mil mudas em Salvador

Audiência pública

Audiência pública debate trânsito com foco nas ações do Detran-BA

ônibus elétrico

Salvador amplia testes com ônibus elétricos

Sistema de reconhecimento facial

Sistema de Reconhecimento Facial tem aumento de 212% nas prisões no primeiro semestre de 2025

Ação educativa com crianças marca programação do Maio Amarelo no Detran-BA

Ação educativa com crianças marca programação do Maio Amarelo no Detran-BA

Centro de Convenções Salvador

Referência global, ICCA aponta Salvador como principal destino do Nordeste para eventos internacionais

Plantação de árvores

Dia da Mata Atlântica terá plantio de 1,2 mil mudas em Salvador

Audiência pública

Audiência pública debate trânsito com foco nas ações do Detran-BA

ônibus elétrico

Salvador amplia testes com ônibus elétricos

Sistema de reconhecimento facial

Sistema de Reconhecimento Facial tem aumento de 212% nas prisões no primeiro semestre de 2025

Ação educativa com crianças marca programação do Maio Amarelo no Detran-BA

Ação educativa com crianças marca programação do Maio Amarelo no Detran-BA

Centro de Convenções Salvador

Referência global, ICCA aponta Salvador como principal destino do Nordeste para eventos internacionais

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

Ricardo Vicente Bastos

A importância da conformidade com a LGPD: questões práticas e direitos dos titulares de dados

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.