Combustível para a inovação, a criatividade é característica que permanece intacta, inestimável a qualquer época. Mesmo na nova era da comunicação, com todo potencial transformador do universo digital, o poder da criação continua sendo um diferencial. Nesse contexto de grandes mudanças figura a publicidade, que tem em seu cerne a engenhosidade, e que experimenta um momento promissor de retomada no pós-pandemia.
Esse é um dos temas que será debatido pelo diretor da agência Viamídia e presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap-Ba), Americo Neto, durante a segunda edição do fórum Radar Bahia, que acontece no próximo dia 27, das 8 às 12 horas, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).
O Radar Bahia é promovido pelo Grupo Inews e vai reunir empresários, executivos de grandes empresas, economistas e dirigentes do governo do estado, da Prefeitura de Salvador, dentre outros. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. Além de Americo, estão confirmadas as presenças do Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Marcelo Lyra, vice-presidente de Relações Institucionais e Comunicação da Acelen, Mila Paes, secretária de Desenvolvimento Econômico de Salvador, Renata Vidal, secretária de Comunicação de Salvador, do humorista e apresentador André Marinho, CEO da Kinvo, Moacy Veiga, e o sócio da Lighthouse Investimentos Alexandre Darzé.
Durante do evento, Americo abordará a nova era da comunicação, que segundo ele, mudou completamente. “Estamos vivendo uma grande transformação com a digitalização, com novos canais, com novas opções de mídia, novas formas de abordar o consumidor, novas formas de medir os resultados das ações de comunicação. Então hoje as agências sofreram grandes modificações, assim como os clientes e anunciantes. Isto impacta no dia a dia de quem trabalha com comunicação, mas uma coisa continua relevante e muito importante, que é a criatividade, que faz a diferença no conteúdo, seja no outdoor, seja em anúncio de revista, seja nos vídeos de TikTok”, observa.
Ele ressalta, ainda, a maior possibilidade de mensuração, de levantamento de dados. Hoje, conforme Americo, é possível conhecer melhor os nichos de mercado e os diferentes perfis de consumidor para trabalhar com eles.
“Também vou tratar, no evento, sobre uma experiência que tive, uma imersão em Nova Iorque, em 2019, com as maiores agências de publicidade do mundo. Passei um tempo lá e trouxe muita coisa, muita novidade. Outra experiência importante foi agora em 2022, no final de março, quando fui para Chicago para fazer uma imersão de atualização no varejo. Fui conhecer o que as empresas estão fazendo, as mudanças nas lojas, a mudança na comunicação, a interação do físico com o digital e aplicativos. As lojas podem, e devem, ser um centros de entretenimento, e não só centros de vendas. Vai ser um bate-papo muito interessante e estou muito orgulhoso de ter sido convidado pelo Grupo iNews e pelo site BAdeValor”, comemora.
Empossado como presidente da Abap, em junho último, Americo, que já passou pela presidência da associação de 2017 a 2019, retorna cheio de gás e ideias. “Estou como presidente pela segunda vez em um momento especial, porque é um momento grande de retomada da economia. As agências estão vivendo um bom momento, os negócios estão acontecendo, empregos sendo gerados e a gente está planejando alguns eventos para nossos fornecedores. As agências associadas da Abap são as mais importantes da Bahia, concentram 80% do PIB da publicidade baiana e estão sempre trazendo novidade, mais tecnologia, novas formas de comunicação e estamos junto delas para promover ainda mais”.
Segundo ele, o setor passa por um boom de retomada, com anúncios de diversos segmentos, como o do mercado imobiliário, que voltou a anunciar, o mercado de lojas, automotivo, bares e restaurantes, o turismo, entre outros.
Efeito multiplicador
De acordo com Américo, o estudo “O valor da publicidade no Brasil”, realizado pela Deloitte, por encomenda do Conselho Executivo das Normas Padrão (CENP), revela que cada real investido em publicidade em 2020 gerou 8,54 reais para a economia brasileira. O estudo também foi feito no Reino Unido e em outros países. “A publicidade tem efeito multiplicador muito grande. Temos um papel social e cultural muito relevante. E a Bahia é um celeiro de talentos”, completa.
*A segunda edição do Radar Bahia conta com o patrocínio do Banco do Nordeste (BNB) e Bahiagás e apoio institucional da Prefeitura de Salvador, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio), Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Daten, Hub Salvador, Solutis, Grupo LemosPassos, Heineken, ACP, Kinvo, Z6 Náutica, Renova Soluções em Tecnologia, Shopping Bela Vista, Beetools, UniFTC, ITS Brasil, Business Bahia, Networking Bahia e Home Design.