Aterrissadas em Salvador desde dezembro de 2023, as redes de hotéis Wyndham Salvador Hangar Aeroporto e o Best Western Salvador Hangar Aeroporto, ambas administradas pela hoteleira multimarcas HCC Hotels, investiram R$7,5 milhões, ao todo, na região próxima ao aeroporto da cidade, na Avenida Paralela. A implantação dos empreendimentos na capital baiana faz parte do plano de expansão da gestora que, além dessas duas redes, tem mais oito marcas sob a sua administração.
Embora em pleno funcionamento, os hotéis ainda estão em processo de conversão das marcas, já que operavam outros equipamentos no local. Juntos, ofertam 465 apartamentos, sendo 275 no Best Western e 190 no Wyndham, que contam com uma estrutura completa ao hóspede, como estacionamento, restaurante e bar, em funcionamento por 24 horas.
Os empreendimentos compõem o Complexo Hangar Business Park, o maior do gênero, na capital, e formado por nove torres integradas a um open mall (shopping aberto). Ao todo, são 1.274 salas comerciais, sendo duas para a área da saúde, 74 lojas e 2566 vagas de estacionamento.
“Chegamos a Salvador no melhor momento. Ainda aproveitamos o Carnaval, quando recebemos muitos turistas”, conta o diretor-presidente da HCC Hotels, Elias Rodrigues, durante coletiva virtual na manhã desta quinta-feira (22), e acompanhada pela equipe do BA DE VALOR.

Segundo ele, as redes não chegam na soterópolis para achatar os empreendimentos menores, mas para estimular a concorrência saudável e, consequentemente, gerar uma melhoria dos serviços hoteleiros ofertados na cidade.
“Fazemos gestão com segurança, olhando sempre para a sustentabilidade e para o social. Os empreendimentos são um marco para cidade de Salvador, fazendo a diferença para receber os turistas no Nordeste. Não queremos destruir a cultura, mas melhorar. Temos 98% dos funcionários de baianos, e nossa prestação de serviço é 100% baiana. Queremos ser membro da comunidade”, garante Elias Rodrigues.
Outro investimento realizados pelas redes, como disse a vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Wyndham Hotels & Resorts para América Latina, Maria Carolina Pinheiro, é no treinamento da equipe de funcionários. Segundo ela, quem trabalha para as redes se capacita para atuar em qualquer outro hotel, independentemente do tamanho.

Maria Carolina Pinheiro também observou que Salvador é a porta de entrada para o Nordeste. “Quando abrimos o hotel, percebemos muitos turistas argentinos passando pela cidade, mas em direção a outros estados. Foi nesse momento que descobri que Salvador é um hub (centro de conexão) de chegada no Nordeste do país, ou seja, o turista sempre passa por Salvador”, observa.
E para o Country Manager da BWH Hotels, Ricardo Manarini, Salvador, que é cidade histórica, com grande riqueza cultural e isso vai estimular o projeto de expansão da rede no país. “Nosso plano de expansão começou em 2021. Queremos retomar a rede no Brasil, trazer mais empreendimentos e formar mais parcerias estratégicas, como a que já temos com a HCC , que vai nos ajudar a sustentar o crescimento a partir dessa unidade de Salvador”.
Marcas Globais
Ambos os hotéis vão estampar marcas com padrão internacional. O Wyndham Salvador Hangar Aeroporto traz uma das mais premiadas bandeiras da Wyndham Hotels & Resorts, maior empresa de franquia de hotéis do mundo com mais de 9.100 empreendimentos em aproximadamente 95 países. Enquanto a BWH Hotels traz a icônica marca Best Western para o complexo Hangar Aeroporto, que se soma aos mais de 4300 hotéis em mais de 100 países da rede no mundo.
Segundo Elias Rodrigues, “somos uma operadora que em 20 anos se preocupa com a melhor experiência ao hóspede, o que consequentemente promove uma entrega de resultados acima da média para investidores”. Foi esse modelo de negócio que nos trouxe até aqui e nos levará ainda mais longe, sempre em busca de hotéis e investidores que prezem por oferecer operações sustentáveis”, destaca o executivo.
Para Maria Carolina Pinheiro trata-se de “uma parceria exitosa com a HCC Hotels no litoral paulista, que administram o Wyndham Ilhabela Casa de Sirena nos permitiu mais um empreendimento em conjunto. Um importante passo no nosso desenvolvimento pelo Brasil, agregando às operações hoteleiras o peso de uma marca internacional e todos os benefícios e, tornando a viagem de hotel possível para todos.

Já Manarini diz que “o Best Western Salvador é um marco para a nossa empresa no Brasil. A entrada dessa propriedade em nosso portfólio é extremamente importante para o crescimento da nossa rede, estamos muito gratos pela confiança que os proprietários depositaram em nossa marca. Representamos uma alternativa para conversão de hotéis, principalmente para projetos que se sentem presos a políticas rígidas e que impactam negativamente nos resultados. Nosso foco é que esses hotéis tenham independência na gestão e autonomia para acessar canais e serviços do mercado, com menores custos e condições comerciais competitivas.” Esta é a primeira parceria da Best Western com a HCC.
Benefícios
O Wyndham Salvador Hangar Aeroporto, queéum processo de conversão, integra um sistema global que oferta benefícios exclusivos ao hóspede, como acesso ao Wyndham Rewards, maior programa de fidelidade hoteleira do mundo e o que mais bonifica seus participantes com pontos aserem usados em hotéis, resorts, entre outros serviços especiais. Hoje já são mais de 106 milhões de membros ativos.
Para quem se hospedar no Best Western Salvador Hangar Aeroporto será possível usufruir o premiado programa de fidelidade da Best Western Rewards, ganhando pontos para futuras estadias. Hoje, o programa conta com 53 milhões de membros ativos. Ambas as operações começaram no último dia 22 de dezembro e em breve já terão novidades. Ao longo dos próximos dois anos, as unidades receberão um investimento mínimo em melhorias de R$ 3 milhões.
HCC Hotel Specialist
A HCC Hotels é uma renomada operadora de hotéis de origem curitibana que vem transformando a indústria da hospitalidade há mais de 20 anos. Após a expansão bem sucedida na capital paranaense, decidiu estender suas operações para levar o padrão de qualidade HCC para outras regiões do Brasil.Atualmente, a HCC Hotels administra uma impressionante seleção de empreendimentos.
Cada um dos 10 hotéis oferece serviços para os hóspedes e seus pets. Com foco na excelência em serviços e na performance estratégica de captação de receitas, a HCC Hotels se destaca como uma das líderes na hotelaria nacional. Os empreendimentos estão espalhados por São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia.
Wyndham Hotels & Resorts
Wyndham Hotels & Resorts (NYSE: WH) é a maior empresa de franquias hoteleiras do mundo por quantidade de propriedades, com aproximadamente 9.200 hotéis em quase 95 países em seis continentes. Através de sua rede de aproximadamente 8572.000 quartos atrativos para o viajante cotidiano, a Wyndham conta com presença líder nos segmentos econômico e midscale da indústria de hospitalidade.
A empresa opera um portfólio de 24 marcas hoteleiras como Super 8®, Days Inn®, Ramada®, Microtel®, La Quinta®, Baymont®, Wingate®, AmericInn®, Hawthorn Suites®, Trademark Collection® e Wyndham®. A Wyndham Hotels & Resorts também é um fornecedora líder de serviços de administração hoteleira. O Wyndham Rewards, o premiado programa de fidelidade da companhia oferece a 106 milhões de membros afiliados a oportunidade de trocar pontos em milhares de hotéis, resorts e casas de férias em todo mundo.
BWH Hotels
A BWH Hotels é uma empresa hoteleira líder global composta por três empresas hoteleiras, incluindo WorldHotels™, Best Western® Hotels & Resorts e SureStay® Hotels. A empresa global possui aproximadamente 4.300 hotéis em mais de 100 países e territórios em todo o mundo*. Com 19 marcas em todos os segmentos da rede, do econômico ao luxuoso, a BWH Hotels atende às necessidades de desenvolvedores e hóspedes em todos os mercados. * Os números são aproximados, podem variar e incluem hotéis em desenvolvimento. Cada hotel é de propriedade e operação independente.
Leia também: Aviva foca na Bahia e anuncia investimento robusto em Sauípe