O ensino internacional e bilíngue continua mostrando sua força no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Ensino Bilíngue, entre 2014 e 2019 o setor teve um crescimento de 6 a 10% em nosso país e vem despertando o interesse de alunos e seus pais, que buscam por um ensino diferenciado e que prepare o jovem para todos os desafios de um mundo globalizado.
Grupos e conglomerados educacionais também perceberam a força do setor. Um estudo da consultoria LEK mostra que o segmento de educação que corresponde a educação básica movimenta cifras em torno de 700 milhões de dólares anualmente.
Graças a esse ambiente com números tão promissores, muitas redes educacionais têm expandido sua área de atuação e buscado novos mercados fora do eixo Rio-São Paulo.
Uma dessas áreas de grande potencial para a instalação de uma escola internacional é a cidade de Salvador. Um estudo de mercado encomendado pela rede Sphere International School, rede de escolas internacionais e bilíngues do Grupo SEB, mostrou que a cidade tem capacidade e amplo mercado para abrigar uma unidade dedicada ao ensino bilíngue e internacional.
Salvador
O estudo mostrou que a cidade de Salvador possui um grande potencial para investimento neste segmento, pois apresenta áreas com alta demanda para a entrada de uma escola internacional bilíngue, o que não está acontecendo atualmente.
Atualmente, Salvador possui 1.475 instituições de ensino, sendo que 56,3% delas são privadas. Elas respondem por 831 colégios, o que representa quase 162 mil alunos (cerca de 33,5%) em contraponto às 644 escolas públicas.
Das escolas privadas, apenas 12 são bilíngues, qualificando na proficiência do inglês e português somente 3% dos estudantes que são atendidos pela rede particular.
Isso revela que há espaço para esse investimento em 97% dos alunos que ainda não estão recebendo essa formação em escolas privadas. A cidade possui mais de um milhão e 55 mil domicílios, dos quais, aproximadamente, 38 mil possuem renda do tipo AB1+, que qualifica um capital entre R$17 mil e R$ 45 mil. Em toda cidade de Salvador, há mais de 110 mil habitantes com esse perfil.
Com base neste relatório, que mostra o quanto de espaço que a capital baiana possui para investimentos no setor educacional, a rede Sphere International School já tem realizado contato e reuniões com empreendedores e empresários que acreditam no modelo pedagógico da escola, que já conta com 15 anos no mercado.