A Prefeitura de Salvador lançou nesta segunda-feira (28) o projeto-piloto Roda, iniciativa pioneira de coleta seletiva porta a porta no Centro Histórico, com agendamento digital e uso de triciclo elétrico para evitar a emissão de CO2. A ação foi desenvolvida em parceria com a startup Solos e o programa internacional Urban Ocean.
O agendamento poderá ser feito pelo link alimentesolos.rds.land/roda-salvador ou pelo WhatsApp (71) 99957-8803. O atendimento acontecerá de segunda a sexta-feira, nos bairros de Santo Antônio Além do Carmo, Baixa dos Sapateiros, Saúde, Pelourinho, Rua Chile, Rua Carlos Gomes, Largo Dois de Julho, Avenida Sete de Setembro, Rua da Mouraria e Avenida Joana Angélica.
O Roda conta com apoio da Limpurb e será conduzido pela Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis). De acordo com o secretário, Ivan Euler, a escolha da região se deu pela sua diversidade e atuação de catadores autônomos. Ele alertou sobre a importância de os resíduos estarem limpos e sem restos de alimento, para que possam ser reciclados.
A coleta será monitorada para avaliar indicadores como volume de resíduos, adesão da população e redução de CO2. A expectativa é que o Roda sirva como modelo para outras localidades de Salvador.
Segundo o prefeito Bruno Reis, trata-se de “mais um programa que a Prefeitura lança na área da coleta seletiva”. O Roda será testado pelos próximos cinco meses e tem como objetivo transformar o Centro Histórico em “referência em sustentabilidade”. A coleta será feita pela Cooperativa de Reciclagem União Nazaré (Crun).
O projeto também reforça a valorização da economia circular. Segundo Saville Alves, da startup Solos, o apoio técnico e de gestão à cooperativa visa garantir “renda digna para essas famílias”, ressaltando que “sustentabilidade é para todos”.
De acordo com o relatório Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil 2024, da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), a taxa de reciclagem no país segue abaixo de 10%, o que evidencia a urgência de iniciativas como o Roda.