No ano em que o ecossistema de tecnologia e inovação Senai Cimatec completa duas décadas, o centro de pesquisa lança o Habitat Cimatec Startups (HCS), duarante o Conecta Summit, evento realizado nesta quinta-feira (9), com lotação de público entre investidores, pesquisadores e estudantes, que foram conferir de perto os cases apresentados por grandes nomes das áreas de tecnologia e empreendedorismo, no painel “Oportunidades de Conexão com o Futuro”.
Para o gerente executivo do Senai Cimatec, Flávio Marinho, que abriu o evento, ontem foi um dia muito especial, em que se concretizou um sonho. “A Cimatec é uma organização que nasce com um propósito ambicioso. Nasce da percepção de uma necessidade de transformar a matriz econômica a partir da tecnologia. E nada acontece se não for por meio das pessoas. Então temos o propósito de conciliar educação, tecnologia e inovação. Ao longo da trajetória da Cimatec, especialmente em 2012, quando percebemos que o ator fundamental desse processo é a startup. E esse novo projeto é para impulsionar a inovação e o empreendedorismo realizado aqui. Somos além de uma incorporadora, incubadora, somos um habitat, somos a visão do futuro”, comemora.
O Habitat Cimatec Startups é um espaço que vai reunir e articular toda a cadeia que atua na promoção de novos negócios de base tecnológica, com o objetivo de contribuir para o aumento da produtividade e da competitividade industrial brasileira. O espaço vai reunir startups,corporações, investidores, aceleradoras, incubadoras, hubs de inovação, instituições científicas e tecnológicas.
Participaram do evento desta quinta-feira nomes de destaque que representam empresas e startups renomadas, a exemplo do gerente de relacionamento com desenvolvedores da Nvidia, Jomar Silva, o CTO Global da Nubank, Matt Swann; o diretor sênior de engenharia da unicórnio, Renan Capaverde; a gerente de Inovação e Sustentabilidade da Suzano Papel e Celulose, Paula Puzzi; o head de indústria 4.0 da Embraer, Gleverson Lemos; o engenheiro-chefe de software e eletrônica veicular, da Ford, Gustavo Schiavotelo, e o cofundador da soteropolitana Vale do Dendê e da gringa Afar Ventures, criadas pelo baiano Paulo Rogério Nunes, que ganhou fama globo adentro como um dos mais influentes do mundo por sua capacidade empreendedora, com foco em tecnologia, inovação e aceleração de negócios.
Da Califórnia, o gerente de relacionamento com desenvolvedores da Nvidia, Jomar Silva, abriu o painel. Ele apresentou o atual projeto da empresa, de construir uma ferramenta capaz de digitalizar a Terra e mapear os impactos das mudanças climáticas, e falou sobre como a Inteligência Artificial deve ser aplicada para promover soluções de grandes desafios na produção industrial e na sociedade. A Nvidia integra o ecossistema do Habitat Cimatec.
“Temos um orgulho enorme da parceria com o Senai Cimatec. As empresas que estiverem dentro desse ecossistema do Habitat, incubadas ou aceleradas, e que trabalharem com inteligência artificial, vão ser recebidas de braços abertos e vão contar com todo nossa expertise e com todos os recursos de tecnologia que a gente tem, para ajudá-los a desenvolver soluções que cada vez impactem mais na indústria, nas empresas e na sociedade aqui no Brasil”, disse.
Embraer
Outra parceira antiga é a Embraer. De acordo com o head de indústria 4.0 da empresa, Gleverson Lemos, a Cimatec é fundamental para o desenvolvimento das empresas. Conforme ele, a indústria chamada 4.0 depende totalmente da tecnologia e inovação. “A Embraer está pautada em três grandes segmentos: militar, aviação comercial e executiva. Nosso portfólio carrega toda a evolução da empresa, que atua em diversos países do mundo, como Estados Unidos e Portugal. Nossa jornada de produtos começou em 1970 e fomos nos aprimorando ao fabricar avião, que não e nada trivial, é muito complexo e requer tecnologia de ponta. Temos alguns desafios, como o de conectar comportamentos físicos com o digital. Entendemos que o direcionamento para isso é justamente a integração física e digital”, observa.
Do Nubank, participaram o CTO Global da empresa, Matt Swann, e o diretor sênior de engenharia, Renan Capaverde. A fintech é uma unicórnio brasileira, presente também no México e na Colômbia. Tem um hub de tecnologia em Salvador e está desenvolvendo parcerias com o Senai Cimatec.
“Iniciativas como o hub de startups do Cimatec são cruciais para o ecossistema local. Quando você pensa num hub de startups, você atrai jovens talentos, pessoas com grandes ideias. E quanto mais as pessoas se unem, mais sucesso haverá. Esse sucesso constrói uma comunidade de talentos e produtos que mudam o ecossistema de tecnologia, mudam a vida dos clientes e mudam a Bahia”, disse Swann.
Segundo o diretor sênior de engenharia do Nubank, Renan Capaverde, as startups precisam de um ecossistema robusto para conseguir desenvolver resultados de impacto. “As startups nascem com a ideia de resolver um problema do presente com uma solução do futuro. E é muito importante que exista um ecossistema, uma área de suporte, lugares onde se possa ter apoio e inovação. O Nubank acredita muito nesse futuro que o Cimatec está criando através de parcerias e ecossistemas”.
Assim também pensa o engenheiro-chefe de software e eletrônica veicular da Ford, Gustavo Schiavotelo, que na ocasião falou da importância das parcerias para o enfrentamento dos desafios pelas startups. “As startups têm um papel fundamental porque elas são empresas que estão surgindo agora, usando o melhor da tecnologia, com ideias super inovadora, resolvendo problemas reais, e quando elas se juntam e fazem parceria com grandes empresas, as soluções que podem sair são inimagináveis. Então, a gente dá grandes saltos em soluções em tecnologia através das startups”, destaca.
Para os interessados em integrar o Habitat de Inovação do Senai, é preciso fazer um cadastro por meio da plataforma: simatestartup.com.br e se tornar membro da comunidade.