O Canal Meio S.A. acaba de realizar uma rodada de investimento, na qual captou R$ 5 milhões, um dos maiores montantes arrecadados por startups jornalísticas no país. A empresa incorpora entre seus sócios Silvio Genesini, ex- CEO da Oracle Brasil, ex-CEO do Grupo Estado e ex-sócio Accenture, e Tony de Marco, que já atuava na companhia como Diretor de Arte. Com o investimento, a empresa já anuncia novas contratações e projeto de dobrar o número de assinantes.
Fundado em 2016, por Pedro Doria (editor-chefe) e Vitor Conceição (CEO), o Meio rapidamente se consolidou como uma das principais newsletters do jornalismo brasileiro. Desde então, a startup diversificou seus projetos, levando ao ar o podcast No Pé do Ouvido e os programas Ponto de Partida e Pedro+Cora, presentes no YouTube, Twitter, Instagram e Kwai. Com veiculação diária, a newsletter conta atualmente com mais de 140 mil assinantes.
Pedro Doria fala sobre as perspectivas que a captação e chegada de novos sócios dá ao meio. “Esta segunda rodada de investimento do Meio nos põe par a par com as principais startups do setor. Vai nos permitir criar novos produtos jornalísticos voltados para os hábitos digitais que as pessoas já criaram”, afirma. A startup jornalística já havia captado R$1 milhão, em 2016, quando o projeto foi lançado no mercado.
Vitor Conceição acrescenta que “o Meio nasceu com uma mentalidade de startup de tecnologia e esse novo aporte vai permitir aumentar os investimentos em tecnologia e estruturar uma equipe de marketing para acelerar os experimentos tanto de aquisição de novos assinantes gratuitos no topo do funil, como otimizar a conversão para assinantes premium”.
Além dos assinantes pagos e gratuitos, o Meio vem consolidando sua audiência em outras plataformas digitais. No YouTube, passa dos 100 mil inscritos. Desde sua fundação, a startup conquistou um público marcadamente jovem (mais de metade abaixo dos 45 anos) e altamente qualificado (mais de 85% com superior completo, a maioria com pós-graduação). Sua atuação é pautada por um jornalismo imparcial, plenamente comprometido com a democracia, o meio ambiente e um mundo aberto, 100% digital. Entre os anunciantes, o Meio já atraiu marcas como Embratel, Nokia, Coca-Cola, Dasa, Banco Bari, Modal Mais entre outras.
Novo acionista da empresa, Silvio Genesini comenta sobre o futuro multiplataforma da companhia. “Depois de ter passado pelo Estadão e pela Elemidia, meu sonho era ajudar a inventar a forma de construir o futuro multiplataforma da imprensa — do texto, ao áudio e vídeo, e depois ao metaverso. Este é o plano para o Meio”, ressalta o investidor.
Segundo Luiz Paulo Montenegro, ex-vice-presidente do IBOPE e acionista do Meio, “a meta é atingir 300 mil assinantes o mais rápido possível”.
Captação já resulta em contratações
Agora, o Meio, que já reúne 14 profissionais na equipe, está prestes a alçar voos mais altos. A expectativa é que o staff seja dobrado. No campo do conteúdo, haverá aumento da presença da plataforma nas redes e a criação de novos formatos em vídeo, com ênfase no conteúdo para assinantes pagantes. Dentre os novos colunistas no formato de vídeo está a jornalista e roteirista Mariliz Pereira Jorge, colunista da Folha de S.Paulo e comentarista do UOL News.
Outra contratação já confirmada é a de Flávia Tavares, que teve passagens por Estadão, revista Época e que até então estava na CNN. A jornalista assume o posto de editora-executiva responsável pelos produtos para assinantes pagantes. Além de mais jornalistas, serão contratados profissionais para as áreas de tecnologia, marketing e financeiro.
Newsletters apontam para o futuro do jornalismo
Com um volume cada vez maior de informações não verificadas e fake news circulando pelas redes e aplicativos de mensagens em todo o mundo, especialmente no Brasil, as newsletters de jornalismo profissional vêm se consolidando como alternativa segura e dinâmica para a indústria da mídia e, essencialmente, para os leitores.
Atualmente, a Substack, plataforma especializada no envio de newsletters, tem mais de 250 mil assinantes e foi avaliada em US$650 milhões. Enquanto a Morning Brew, uma das principais newsletters do mundo, sediada em Nova York, com produtos direcionados para economia e tecnologia, acaba de ultrapassar a marca de 4 milhões de assinantes, segundo afirmou o cofundador Austin Rief, em entrevista à rede de televisão norte-americana CNBC. Lançada em 2015, a companhia atingiu valor de mercado de US$ 75 milhões, em 2020, ao ter um percentual adquirido pelo Business Insider.
Durante o período mais crítico da pandemia de Covid, as newsletters se fortaleceram como plataformas eficientes na divulgação de informações para públicos remotos e dispersos. Grandes grupos de mídia, como o The Wall Street Journal e Bloomberg, investiram recursos para construir audiência e bases de assinantes pagantes para suas newsletters. Hoje, o New York Times tem mais de 71 newsletters editoriais. E empresas de mídia emergentes, como Axios, Politico, Punchbowl e Puck, também veem nas newsletters uma solução para ampliarem o seu alcance.
Melhor Sait q já foi indicado