BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Colunistas

Sua marca vai pipocar neste Carnaval?

REDAÇÃO por REDAÇÃO
24/01/2024
em Colunistas
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

Por Tatiany Carvalho*

Tatiany CarvalhoTodos os anos é a mesma coisa. Há quem goste, há quem odeie. Há quem se esbalde na festa e os que preferem o retiro de praias paradisíacas – de preferência sem o abuso das caixas de som estridentes que tiram a paz alheia. Para quem é empreendedor, ao invés de perguntar “onde você vai passar o Carnaval?” melhor seria tentar saber: “O que seu consumidor pretende fazer durante os dias da festa de momo?”

Quem tem cliente festeiro e se fez essa pergunta com antecedência, muito provavelmente pode ter conseguido agregar valor ao serviço que comercializa mesmo que não atue nos segmentos de maior aderência à festa de rua, como maquiagem, vestuário e alimentação. Mas, o fato de você não vender produtos sazonais em alta nos dias carnavalescos não significa dizer que sua marca não está apta a lucrar com a folia.

É justamente nessas horas que a tal da criatividade pode ser invocada, mesmo que você não tenha um budget de marketing para bancar altos investimentos. O primeiro passo é analisar o mercado – que estratégias seus competidores fazem nesta época do ano? Ao identificar alguma ação que também possa ser interessante você implementar, pergunte-se sobre quais outras marcas de segmentos afins – que tenham o mesmo público que você – poderiam ser convidadas para otimizar os resultados.

Uma situação hipotética. Você pode ser uma personal organizer que vende consultorias para deixar os lares organizados – tendo como público-alvo donas de casa –  e, nesta época do ano, oferece bônus aos seus clientes que contratarem mais de um serviço (antecipação de vendas) – além de ganharem cupons de desconto para usar com seus parceiros comerciais durante o Carnaval (collabs), como vales-degustação em outros serviços para linha casa e bem-estar que rodem bem durante a festa. Será que uma ação dessas motivaria seus clientes atuais a comprar com você? Sua promoção chamaria a atenção de prospects?

Agora vamos imaginar que você tem uma saboaria artesanal – com linhas para banho, corpo e ambiente. Se o seu serviço tem ticket alto e o seu cliente costuma viajar com a família durante a festa carnavalesca, o que lhe resta fazer? Certamente, não seria oportuno abordá-lo durante a folia porque suas mensagens poderiam ser inconvenientes. Mas, como você já conhece o comportamento de compra e os hábitos de vida dele… melhor enviar uma mala-direta por email, pelo menos um mês antes da folia, com informações preciosas que estimulem uma antecipação de vendas – sim, tomamos banho todos os dias e também cuidamos da pele (!). Ah, vale montar um esquema especial de atendimento – e ofertas irresistíveis!

O trabalho estratégico de gestão de marcas, conhecido como branding, permite aos que estão na linha de frente da comunicação – seja você empreendedor ou um consultor de comunicação – antecipar cenários, definir objetivos e planejar estratégias que atendam ao objetivo que você quer alcançar. Agora, se nem mesmo você sabe o que quer, onde irá chegar?

O mundo é uma aldeia global e estamos todos conectados. O consumidor se habituou a comprar pela internet com facilidade. Diariamente, assistimos ao anúncio de parcerias de gigantes – a cantora Anitta fechou uma curadoria de moda com a Shein que contempla dicas de looks para o carnaval – por que será? Ser pequeno não tira ninguém do jogo.

Ainda que seu potencial cliente ainda não tenha comprado sua marca, faça-o enxergar os benefícios e diferenciais que você oferece. Vá além: aposte em campanhas emocionais, com testemunhos, experimentações e associações que despertem os sentidos. E, acredite, na maioria das vezes a compra é movidapor emoções e não em razão dos benefícios funcionais dos produtos e serviços – ninguém compra roupa apenas pela roupa, mas em função de como o cliente se sente ao vesti-la.

Nós compramos porque queremos atender outras necessidades, seja por diferenciação, pertencimento ou pelo benefício social atrelado àquela compra.

Planner da Semana

  • Marcas como a Nivea Sun sabem a importância de promover experiências no mundo real, principalmente porque a indústria de cosméticos tem um apelo altamente sensorial. Não por acaso, em plena alta estação do verão de Salvador, a marca traz para a capital baiana o projeto Salva Pele, com promotores e experimentação gratuita de filtro solar da linha Sun, na Praia do Porto da Barra, que contempla uma ação educativa sobre a importância da reaplicação do protetor solar entre os banhistas. Até o fim de semana de 4 de fevereiro.
  • Temos um estreante entre os patrocinadores do Carnaval: o banco digital Mercado Pago. A fintech do Mercado Livre vai patrocinar as folias de Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro numa ação com os ambulantes cadastradores para a comercialização de bebidas nas ruas. O cliente poderá pagar através das maquininhas que serão fornecidas aos ambulantes cadastrados pela Prefeitura de Salvador para trabalharem na festa, de forma mais segura, e com taxas inferiores às praticadas atualmente em sua operação comercial. A estratégia de trazer a marca para a festa de momo colabora com a meta arrojada da fintech de ser um dos três maiores bancos digitais do Brasil até 2025.

* Sou jornalista e consultora de comunicação. Falo sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas. E-mail: tatiany@frenteeverso.com

Tags: CarnavalfintechMercado LivreMercado PagoNivea SunPrefeitura de SalvadorSalvadorTatiany Carvalho
Artigo Anterior

Negros estão à frente de 79% dos negócios na Bahia

Próximo Artigo

Senai Cimatec anuncia 1º curso técnico em Marketing voltado para a indústria

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Jorge Valente
Colunistas

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes
Colunistas

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas
Colunistas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Próximo Artigo
Senai Cimatec

Senai Cimatec anuncia 1º curso técnico em Marketing voltado para a indústria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Microfone de estúdio

Salvador recebe seminário “Vozes que Conectam” com debate sobre TV 3.0 e integridade da informação

Bahia Farm Show 2026

Aiba apresentará Bahia Farm Show 2026 durante a Fenagro em Salvador

Conceição Evaristo

Conceição Evaristo publica, pela primeira vez, sua dissertação de mestrado sobre literatura negra

Evento Abapa

Tecnologia aproxima Salvador do Oeste baiano na e-Agro 2025 com experiência imersiva da Abapa

Fábrica BYD

BYD atinge 10 mil veículos produzidos na fábrica de Camaçari — marco industrial é alcançado em apenas 45 dias

Loja do Grupo Mateus

Grupo Mateus inaugura primeira loja em Salvador no Salvador Norte Shopping

Governador Jerônimo Rodrigues e trens VLT

Primeiros trens do VLT de Salvador são apresentados; operação começa em 2026

Ilustração com imagem de Clarindo Silva

Ontem, dia do Samba, a Doutoranda Claudia Marciana Alves homenageou seui pai, Clarindo Silva

Governador Jerônimo Rodrigues

Jerônimo Rodrigues abre Conferência Nacional de Produtores e Usuários de Dados, nesta quarta (3), em Salvador

Lançamento Cine Cotton Abapa

Abapa estreia o Cotton Cine na Fenagro 2025

Evento da Chamada Nordeste

Bahia lidera captação de projetos na Chamada Nordeste e garantirá R$ 35 bilhões do BNDES

Porto-de-Salvador-

MSC Seaview inaugura temporada de cruzeiros ao atracar no Porto de Salvador

Governador Jerônimo Rodrigues e trens VLT

Primeiros trens do VLT de Salvador são apresentados; operação começa em 2026

Ilustração com imagem de Clarindo Silva

Ontem, dia do Samba, a Doutoranda Claudia Marciana Alves homenageou seui pai, Clarindo Silva

Governador Jerônimo Rodrigues

Jerônimo Rodrigues abre Conferência Nacional de Produtores e Usuários de Dados, nesta quarta (3), em Salvador

Lançamento Cine Cotton Abapa

Abapa estreia o Cotton Cine na Fenagro 2025

Evento da Chamada Nordeste

Bahia lidera captação de projetos na Chamada Nordeste e garantirá R$ 35 bilhões do BNDES

Porto-de-Salvador-

MSC Seaview inaugura temporada de cruzeiros ao atracar no Porto de Salvador

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.