Por Tatiany Carvalho*
Todos os anos é a mesma coisa. Há quem goste, há quem odeie. Há quem se esbalde na festa e os que preferem o retiro de praias paradisíacas – de preferência sem o abuso das caixas de som estridentes que tiram a paz alheia. Para quem é empreendedor, ao invés de perguntar “onde você vai passar o Carnaval?” melhor seria tentar saber: “O que seu consumidor pretende fazer durante os dias da festa de momo?”
Quem tem cliente festeiro e se fez essa pergunta com antecedência, muito provavelmente pode ter conseguido agregar valor ao serviço que comercializa mesmo que não atue nos segmentos de maior aderência à festa de rua, como maquiagem, vestuário e alimentação. Mas, o fato de você não vender produtos sazonais em alta nos dias carnavalescos não significa dizer que sua marca não está apta a lucrar com a folia.
É justamente nessas horas que a tal da criatividade pode ser invocada, mesmo que você não tenha um budget de marketing para bancar altos investimentos. O primeiro passo é analisar o mercado – que estratégias seus competidores fazem nesta época do ano? Ao identificar alguma ação que também possa ser interessante você implementar, pergunte-se sobre quais outras marcas de segmentos afins – que tenham o mesmo público que você – poderiam ser convidadas para otimizar os resultados.
Uma situação hipotética. Você pode ser uma personal organizer que vende consultorias para deixar os lares organizados – tendo como público-alvo donas de casa – e, nesta época do ano, oferece bônus aos seus clientes que contratarem mais de um serviço (antecipação de vendas) – além de ganharem cupons de desconto para usar com seus parceiros comerciais durante o Carnaval (collabs), como vales-degustação em outros serviços para linha casa e bem-estar que rodem bem durante a festa. Será que uma ação dessas motivaria seus clientes atuais a comprar com você? Sua promoção chamaria a atenção de prospects?
Agora vamos imaginar que você tem uma saboaria artesanal – com linhas para banho, corpo e ambiente. Se o seu serviço tem ticket alto e o seu cliente costuma viajar com a família durante a festa carnavalesca, o que lhe resta fazer? Certamente, não seria oportuno abordá-lo durante a folia porque suas mensagens poderiam ser inconvenientes. Mas, como você já conhece o comportamento de compra e os hábitos de vida dele… melhor enviar uma mala-direta por email, pelo menos um mês antes da folia, com informações preciosas que estimulem uma antecipação de vendas – sim, tomamos banho todos os dias e também cuidamos da pele (!). Ah, vale montar um esquema especial de atendimento – e ofertas irresistíveis!
O trabalho estratégico de gestão de marcas, conhecido como branding, permite aos que estão na linha de frente da comunicação – seja você empreendedor ou um consultor de comunicação – antecipar cenários, definir objetivos e planejar estratégias que atendam ao objetivo que você quer alcançar. Agora, se nem mesmo você sabe o que quer, onde irá chegar?
O mundo é uma aldeia global e estamos todos conectados. O consumidor se habituou a comprar pela internet com facilidade. Diariamente, assistimos ao anúncio de parcerias de gigantes – a cantora Anitta fechou uma curadoria de moda com a Shein que contempla dicas de looks para o carnaval – por que será? Ser pequeno não tira ninguém do jogo.
Ainda que seu potencial cliente ainda não tenha comprado sua marca, faça-o enxergar os benefícios e diferenciais que você oferece. Vá além: aposte em campanhas emocionais, com testemunhos, experimentações e associações que despertem os sentidos. E, acredite, na maioria das vezes a compra é movidapor emoções e não em razão dos benefícios funcionais dos produtos e serviços – ninguém compra roupa apenas pela roupa, mas em função de como o cliente se sente ao vesti-la.
Nós compramos porque queremos atender outras necessidades, seja por diferenciação, pertencimento ou pelo benefício social atrelado àquela compra.
Planner da Semana
- Marcas como a Nivea Sun sabem a importância de promover experiências no mundo real, principalmente porque a indústria de cosméticos tem um apelo altamente sensorial. Não por acaso, em plena alta estação do verão de Salvador, a marca traz para a capital baiana o projeto Salva Pele, com promotores e experimentação gratuita de filtro solar da linha Sun, na Praia do Porto da Barra, que contempla uma ação educativa sobre a importância da reaplicação do protetor solar entre os banhistas. Até o fim de semana de 4 de fevereiro.
- Temos um estreante entre os patrocinadores do Carnaval: o banco digital Mercado Pago. A fintech do Mercado Livre vai patrocinar as folias de Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro numa ação com os ambulantes cadastradores para a comercialização de bebidas nas ruas. O cliente poderá pagar através das maquininhas que serão fornecidas aos ambulantes cadastrados pela Prefeitura de Salvador para trabalharem na festa, de forma mais segura, e com taxas inferiores às praticadas atualmente em sua operação comercial. A estratégia de trazer a marca para a festa de momo colabora com a meta arrojada da fintech de ser um dos três maiores bancos digitais do Brasil até 2025.
* Sou jornalista e consultora de comunicação. Falo sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas. E-mail: tatiany@frenteeverso.com