Usuários de telefones fixos e móveis na Bahia realizaram no primeiro trimestre deste ano mais de 20 mil transferências de operadoras de telefonia, de acordo com o relatório trimestral da entidade administradora da portabilidade numérica no país, a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABRTelecom). Entre 1º de janeiro e 31 de março, foram efetivadas 20,72 mil migrações, sendo 8,27 mil (40%) na telefonia fixa e 12,45 mil (60%) na móvel.
A portabilidade numérica é o serviço que permite trocas de operadoras de telefonia desde que dentro do mesmo serviço, isto é, de móvel para móvel ou fixo para fixo, e na área de abrangência do mesmo DDD.
Desde setembro de 2008, quando a portabilidade numérica foi implantada no Brasil, 1,04 milhão de transferências de operadoras foram feitas na Bahia, sendo 416,55 mil (40%) na telefonia fixa e 630,18 mil (60%) na móvel.
Prazos – A partir do momento em que o usuário solicita a transferência de operadora comunicando à empresa para onde deseja migrar, a efetivação acontece em três dias úteis ou após esta data, quando o usuário fizer agendamento. Caso o usuário decida voltar atrás e permanecer na operadora que lhe prestava o serviço, dispõe de dois dias úteis, após a solicitação de transferência, para suspender o processo de troca em andamento.