A TIM está com 70 vagas exclusivas para pessoas com deficiência, que irão atuar como consultores(as) de atendimento no Rio de Janeiro e em São Paulo. A iniciativa, fruto de uma parceria com a plataforma Inklua, reforça o compromisso da TIM com a inclusão de pessoas com deficiência e celebra os 10 anos da Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS), grupo que reúne organizações engajadas na inclusão deste público no mercado de trabalho e que a operadora passou a integrar em 2021.
Para participar da seleção, as pessoas interessadas devem ter ensino médio completo e conhecimentos básicos de informática, além de boa comunicação escrita e verbal. As vagas são para teletrabalho: a TIM foi a primeira operadora a “remotizar” suas operações e manter o call center próprio trabalhando de casa definitivamente desde 2020. Para isso, a empresa fornece equipamentos e mobiliário necessários para o desempenho da função, além de conexão à internet e ajuda de custo mensal. As inscrições podem ser feitas pelos links https://www.vagas.com.br/v2377223 (Rio de Janeiro) e https://www.vagas.com.br/v2377958 (São Paulo).
Além das oportunidades imediatas no call center, a TIM também mantem ativo um banco de talentos para pessoas com deficiência concorrerem a todas as vagas da empresa, desde que tenham o perfil adequado para a oportunidade. As inscrições para esse banco devem ser feitas em https://www.vagas.com.br/v2377303. A companhia oferece a possibilidade de trabalho remoto, além de outros benefícios.
“A inclusão de pessoas com deficiência requer uma atuação transversal, um olhar multidisciplinar, com envolvimento de diversas áreas para atuar em questões culturais, comunicacionais e infraestruturais que possam representar alguma barreira”, ressalta Alan Kido, gerente de Diversidade & Inclusão da TIM. Ele destaca que a adesão à REIS, no ano passado, e a criação de grupos de afinidade, reforçam o compromisso da empresa e trouxeram conhecimentos importantes sobre o tema: “há dois anos criamos o ‘Somos+’, grupos formado por quase cem pessoas do nosso time, engajadas no tema da inclusão de pessoas com deficiência e que propõe ações focadas em recrutamento e seleção, comunicação, educação e acessibilidade”, comenta.
Cultura
A TIM atua fortemente para promover uma cultura cada vez mais inclusiva, com equidade de oportunidade a todas as pessoas. O tema de pessoas com deficiência faz parte do programa de diversidade e inclusão da companhia, que valoriza e apoia a pluralidade como alavanca para a inovação e a sustentabilidade do negócio. Além das ações focadas na inclusão das pessoas no mercado de trabalho, a operadora atua em iniciativas de educação, conscientização e combate ao capacitismo, que é a discriminação contra pessoas com deficiência.
São exemplos a realização do TIM Convida – Pessoas com deficiência (https://abre.ai/euV0), live com especialistas que dialogaram sobre tema com transmissão no Youtube da operadora, o “Guia Deficiência sem Tabus” (https://abre.ai/euVX) e o Teclado Consciente TIM (https://linktr.ee/TecladoTIM) , aplicativo gratuito para clientes de qualquer operadora que funciona como um corretor ortográfico social, alertando sobre o uso de termos capacitistas, como “mancada”, “está surdo (a)?” e “joão sem braço”. A ferramenta fica visível quando o usuário digita seus textos em redes sociais ou aplicativos de comunicação, destaca as expressões inadequadas – também alerta sobre termos racistas, machistas, LGBT+fóbicos e etaristas –, explica a origem e oferece opções para a sua substituição.