A TV por assinatura vem crescendo em importância para as famílias brasileiras. É o que aponta pesquisa encomendada pela ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura), para identificar o impacto deste meio de comunicação para a população.
Segundo o estudo, realizado pela empresa Plano CDE, a TV por assinatura é uma das principais fontes de lazer para 74% dos entrevistados. E 79% apontam que este veículo oferece opções culturais para sua família. Para 52%, os canais pagos ajudam na educação.
E 47% afirmam ter adquirido hábitos mais saudáveis acompanhando programas da TV paga, enquanto 64% dizem ter aprendido a elaborar novas opções alimentares.
“Essa pesquisa demonstra que a TV por assinatura preenche uma importante lacuna deixada pela falta de opções de lazer e cultura em muitos bairros e em milhares de municípios. Para essas famílias, a TV por assinatura é uma janela para o mundo, com um impacto social que nenhum outro meio provoca. Nossos programas contribuem para hábitos de vida mais saudável, para a educação dos filhos, para melhorar o padrão cultural e até a autoestima de quem transforma a realidade à sua volta”, avalia Oscar Simões, presidente da ABTA.
Para este estudo, a Plano CDE entrevistou 500 pessoas das classes B2 e C (que representam a maior parte da população brasileira), em todas as regiões do país. O resultado completo da pesquisa será apresentado na Feira e Congresso ABTA 2016, que ocorre de 29 de junho a 1° de julho, em São Paulo.