A Vem Conveniência, joint venture entre a Vibra e Americanas, focada no varejo de conveniência e proximidade, inicia nesta terça-feira a sua operação. A nova empresa, que integra as lojas de conveniência BR Mania e Local, já nasce com uma rede de 1.257 lojas e oferece uma melhor proposta de valor para consumidores, franqueados, revendedores e atendentes de lojas, por meio de uma rede de pontos de venda com capilaridade nacional, escala, sortimento e tecnologia, além de uma plataforma financeira, com soluções de crédito e meios de pagamento digitais.
Cada empresa terá participação de 50% na nova companhia, que conta com governança própria e um time de vasta experiência. A atuação complementar da Americanas e da Vibra será fundamental para impulsionar o crescimento da Vem Conveniência. A Vibra possui grande experiência em franchising e capilaridade em sua rede de mais de 8.000 postos de bandeira Petrobras, presentes em todos os estados brasileiros e conta com mais de 16 milhões de inscritos em seu programa de fidelidade Premmia. A Americanas, por sua vez, atua de forma integrada, combinando lojas físicas, canais digitais, sua fintech Ame, que já oferece pagamento digital nos postos Petrobras em todo o Brasil, e uma estrutura de logística com 26 centros de distribuição no país.
“As tendências de mercado do varejo alimentar mostram que o consumo de proximidade terá uma relevância ainda maior nas rotinas de consumo da população até 2030. E acreditamos que, com a estrutura da VEM, poderemos acelerar e impulsionar este varejo, unindo a capilaridade da Vibra com a expertise e estrutura de varejo da Americanas. Nós acreditamos num mundo mais simples, prático e amigável, em que desejos e necessidades estejam ao rápido alcance de todos”, afirma Natália Cid, CEO da Vem.
A joint venture está alinhada à visão estratégica de Vibra de prover soluções de conveniência ligadas à mobilidade e melhorar continuamente a experiência dos consumidores que frequentam os pontos de venda da companhia. “A criação da Vem faz parte dessa nossa estratégia, focada na conveniência do futuro, que passa por colocar o cliente no centro das decisões e ir aonde ele estiver, seja na loja, na casa ou no trabalho”, explica Leo Burgos, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios e Marketing da Vibra.
Para a Americanas, é mais um passo para a expansão da plataforma de franquias do grupo e faz parte da sua estratégia de multiplataformas. “A Vem Conveniência é um negócio que já começa de forma acelerada, conectando uma operação logística robusta, que atende a todos os CEPs brasileiros, com o conhecimento de mais de 90 anos no varejo. Além disso, com a Ame e a capilaridade da Vem, vamos democratizar ainda mais o acesso a produtos e serviços financeiros, incluindo diferentes modalidades de crédito para clientes, franqueados e revendedores”, afirma João Guerra, diretor da Americanas.