Comemoramos 30 anos de fundação da Veracel em 2021. Para celebrar, escolhemos valorizar e reconhecer o talento das pessoas que construíram a empresa que conhecemos hoje. São elas que inspiram ao serem agentes de transformações positivas na empresa e no território. Cultura, estratégia, estrutura, processos e pessoas. Esses elementos formam os esteios de qualquer negócio de sucesso. E, em tudo, pessoas são a essência.
Ao longo dos anos, aprendizados e superações, nossas pessoas consolidam o legado da organização e o valor de sua marca. Do ponto de vista de gestão, em 2021, investimos energia e recursos para nos avaliar e projetar os próximos passos, sobretudo nos temas estratégicos do negócio. O objetivo é buscar iniciativas efetivas mesmo diante de tantas incertezas.
De coronavírus a mudanças climáticas e disputas geopolíticas com impactos globais, a única constante é o atual cenário volátil que exige resiliência e agilidade na tomada de decisões. Para além de gerenciar riscos em meio a essas incertezas, buscamos entregar valor para a sociedade, enfrentar questões ambientais de âmbito mundial ao apoiar o desenvolvimento regional. Pautados pela forte orientação para a sustentabilidade.
Tudo isso, fazemos por meio do jeito Veracel, com base em nossa cultura que conecta colaboradoras e colaboradores e ao processo de amadurecimento interno. A conquista de um modelo de negócios mais inclusivo requer mais tecnologia, mais inovação e sobretudo, mais seres humanos capazes e imbuídos de propósito e valores comuns. Veja a seguir alguns destes destaques:
Gestão de pessoas: Mudanças no modelo de trabalho da empresa foram consolidadas durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19 e hoje a companhia adotou o modelo híbrido de trabalho sem nenhum prejuízo ao cumprimento de metas. Além disso, a companhia foca em projetos voltados à segurança de suas pessoas, na manutenção de um ambiente de trabalho positivo e em ações relacionadas à ampliação da diversidade e inclusão na companhia.
Relacionamento com a comunidade: Em 2021, a Veracel investiu mais de R$ 11 milhões em projetos sociais que contemplaram coletivos rurais, comunidades de pesca e indígenas e diversas associações comunitárias. Os investimentos no território também foram elencados, como as compras de serviços, mercadorias e contratações locais da empresa que representaram mais de R$ 745 milhões para o estado da Bahia, além do importante investimento de R$ 95 milhões da empresa para a construção da nova Rodovia estadual BA-658 em parceria com o Governo do Estado.
Proteção ao meio ambiente: O Relatório da Veracel também ressaltou o programa Amigos da Fauna que trouxe ações de proteção a animais silvestres do Sul da Bahia e ainda o uso pioneiro de inteligência artificial e câmeras térmicas para a proteção das baleias-jubarte na rota das barcaças marítimas que transportam a celulose da empresa.
Desenvolvimento do negócio: A empresa registrou sua trajetória de inovação e transformação digital e compartilhou mais informações de projetos que fazem uso de tecnologias de ponta para ampliar a competitividade do negócio e para fortalecer, ainda mais, a solidez da marca como uma das empresas referência no setor de celulose.
Parcerias vantajosas: O Relatório de Sustentabilidade da Veracel também destacou seus projetos para longo prazo, como o Programa Aliança, que busca ampliar a participação de parceiros no abastecimento de madeira para a produção de celulose, apresentando a silvicultura como uma alternativa de negócios para proprietários rurais no sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha/MG.
Para saber mais sobre o Relatório de Sustentabilidade da Veracel, acesse https://www.veracel.com.br/sustentabilidade/nossa-guia/.