Promovida pelo Grupo Inews, a segunda edição do Radar Bahia foi iniciada na manhã desta quarta-feira (27), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia. O fórum reúne os principais executivos e autoridades do estado e contou com o discurso de abertura do vice-presidente da Fieb, Sérgio Pedreira, que falou sobre o momento de crise e da importância de eventos com o Radar para discutir o desenvolvimento econômico do estado.
Na ocasião, o diretor-presidente do Grupo Inews, Márcio Tanure, agradeceu a presença de todos e apresentou o projeto empresarial do Grupo Inews. “Acompanhamos a disseminação de sites e resolvemos criar um canal de comunicação diferente. Falamos de economia, falamos de negócios e empreendedorismo, não politizamos. O que queremos mostrar é quem está inovando”, destacou.
Com o tema “O Futuro Econômico da Bahia”, o evento conta com um público de cerca de 300 pessoas entre empresários, economistas, executivos de grandes empresas e dirigentes do governo do estado e da Prefeitura de Salvador. Ao longo da manhã ocorrerão três painéis de debates, nos quais serão discutidos os temas da Infraestrutura, Comunicação e Tecnologia e Inovação.
Para compor os painéis, os convidados são o secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Marcus Cavalcanti, a secretária de Desenvolvimento Econômico de Salvador, Mila Paes, o vice-presidente da Acelen, Marcelo Lyra, o CEO da Kinvo, Moacy Veiga e o sócio da Lighthouse Investimentos, Alexandre Darzé.
Ainda na apresentação, o representante da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Guilherme Moura, também ressaltou a importância de eventos como este diante de um cenário desafiador do pós-pandemia, quando tem muita coisa para ser repensada.
“O segmento empresarial precisa estar unido. Ajudar o governo na construção de políticas públicas. Vamos encontrar caminhos para ajudar nosso estado e nosso país nesses próximos anos”, disse.
O superintendente estadual do Banco do Nordeste, Diego Batista, disse que se alegrou em ver na plateia muitos dos clientes do banco. “O BNB completa 70 anos com muita resistência e seguindo em sua missão de desenvolvimento. Não se faz desenvolvimento em pleno século 21 sem inovação, que é pauta desta discussão. Fomos a primeira instituição pública a ter um hub de inovação”, conta.
Também discursou o gerente de planejamento empresarial da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), Vitor Paredes, que falou sobre o Projeto Gás Sudoeste, com a implantação de duto que vai interligar as cidades de Itagibá, Jequié, Maracás e Brumado, beneficiando um total de 12 municípios na região, tornando-se o maior duto de distribuição do Nordeste e o segundo maior do Brasil.
“Com esse gasoduto, a empresa vai representar 72% do PIB do estado, mas o plano é chegar até 90% do PIB”, disse. Por fim, o comunicador e apresentador, André Marinho subiu ao palco e falou da alegria de voltar à Bahia e fez uma de suas imitações de personalidades políticas do país.
*A segunda edição do Radar Bahia conta com o patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), Bahiagás e Acelen e apoio institucional da Prefeitura de Salvador, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio), Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Daten Tecnologia, Let’s Go Bahia, Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE), Solutis, Grupo LemosPassos, Heineken, ACP Group, Kinvo, Z6 Náutica, Renova Soluções em Tecnologia, Shopping Bela Vista, Beetools, UniFTC, ITS Brasil, Business Bahia, Networking Bahia, Grupo Bons Negócios, Desenbahia, Abap-Ba, Home Design e Duplamente Pesquisa de Mercado.