Ao romper barreiras geográficas e competir com gigantes do Sudeste, a Wellon – startup de saúde digital com sede em Feira de Santana – superou desafios que vão além do âmbito tecnológico. A empresa baiana enfrentou de frente o preconceito que ainda ronda negócios nordestinos no cenário nacional. “Um grande desafio para qualquer empresa do Nordeste é quebrar o preconceito existente em relação às empresas da região, que muitas vezes são vistas como deficitárias, tanto no aspecto econômico quanto educacional”, explica o cofundador e CMO da Wellon, Eduardo Nunes.
Ao longo de sua jornada, a Wellon teve que provar que era capaz de competir em pé de igualdade com grandes players do Sudeste, firmando-se inicialmente em sua cidade natal. O marco veio com a conquista do Grupo Meddi, uma rede de unidades de saúde em Feira de Santana, que abriu portas para contratos na capital baiana.
A entrada no Laboratório Labchecap, um dos maiores de Salvador, e no Hospital Cardiopulmonar consolidou a trajetória de ascensão da startup, que logo passou a atuar em outros estados do país. A estratégia de expansão baseada em parcerias robustas e uma abordagem inovadora foi decisiva.
“Nos integrarmos aos principais softwares da área da saúde e participarmos de eventos de renome, como a Hospitalar, foi essencial para mostrar nossa capacidade técnica e ganhar confiança de grandes clientes”, ressalta o CMO.
Inovação
Com um mercado global de tecnologia em saúde projetado para movimentar quase US$1 trilhão até 2027, a Wellon sabe que os próximos anos serão ainda mais desafiadores. Para se manter competitiva, a empresa aposta em inovação contínua, tanto tecnológica quanto em sua forma de gestão.
Recentemente, a Wellon tornou-se uma ferramenta oficial do WhatsApp, ganhando credibilidade adicional no setor. Além disso, a empresa tem investido pesado em inteligência artificial (IA) e Business Intelligence (BI), destacando-se como uma solução de gestão completa para o setor de saúde.
“O uso de IA permite que não sejamos apenas um software, mas uma ferramenta de gestão que ajuda nossos clientes a crescer, aumentando faturamento, reduzindo custos e melhorando a margem de lucro”, afirma Nunes.
A confiança, um pilar central no setor de saúde, é outro ponto trabalhado pela Wellon. A recomendação boca a boca entre unidades de saúde, reforçada por participações em eventos de renome ao lado de multinacionais, tem sido fundamental para expandir sua base de clientes.
A personalização do atendimento também se destaca como diferencial. A empresa coleta feedbacks através de ferramentas como o Net Promoter Score (NPS) e Customer Satisfaction Score (CSAT), que não só medem a satisfação do paciente como também fornecem dados estratégicos para melhorar a operação das instituições de saúde. “Nossa pesquisa é simples, integrada ao sistema do cliente e altamente personalizável, o que melhora o engajamento e a quantidade de respostas”, destaca o executivo.
A capacidade de análise de dados permitiu à Wellon identificar padrões de insatisfação e promover melhorias, como a automatização de processos burocráticos, reduzindo o tempo de resposta e agilizando o atendimento. Esse foco na personalização e agilidade é reforçado pela criação de ferramentas inovadoras, como a secretária virtual Letícia, baseada em IA. A ferramenta não só responde à maioria das dúvidas dos pacientes, mas também auxilia médicos e profissionais da saúde autônomos na organização de suas agendas e compromissos, elevando a eficiência no atendimento.
Para os próximos cinco anos, a Wellon planeja um crescimento sólido, tanto no aspecto tecnológico quanto humano. “Investimos muito em nossa equipe. Acreditamos que uma empresa não é apenas software, mas principalmente pessoas”, reforça o fundador. A expansão da equipe, com novas contratações mensais, reflete o compromisso da empresa em fortalecer a qualidade do atendimento e suportar o crescimento contínuo.
Com uma combinação de tecnologia de ponta, parcerias estratégicas e uma abordagem humanizada, a Wellon se prepara para novos voos no competitivo mercado de saúde digital. Um exemplo de que, independentemente da origem geográfica, a competência e inovação são capazes de romper qualquer barreira.
Leia também: Número de usuários de planos de saúde bate recorde na Bahia