A Le biscuit — uma das maiores redes varejistas do país, com forte presença no Nordeste – vai abrir 20 novas franquias no Brasil em 2021 e aposta em um novo modelo de negócios para aumentar as vendas e sua capilaridade no país: o Le Consultores, plataforma de venda direta que vai gerar renda extra a cerca de 5 mil pessoas até o fim do ano. Outra aposta da companhia é seguir com o crescimento de seu e-commerce, e a expectativa é de que o ecossistema digital da companhia, incluindo o comércio online, programa de franquias e vendas diretas, represente um total de 50% do seu faturamento em 2022.
No ano passado, a Le biscuit teve seu e-commerce, ainda que em seu primeiro ano, eleito como o mais admirado da região Nordeste pelo Prêmio e-commerce Brasil. Para aperfeiçoar a logística do seu comércio online nas regiões Sudeste e Sul, a Le biscuit vai inaugurar em abril uma nova operação logística na cidade de Embu das Artes (SP), na grande São Paulo, para armazenagem, preparação e distribuição de produtos. A iniciativa prevê a redução de custo de frete e dos prazos de entrega aos clientes das regiões Sul e Sudeste. São Paulo é hoje a segunda praça em volume de vendas no e-commerce da marca, atrás apenas da Bahia.
Transformação digital
Com o início da pandemia do novo coronavírus, a Le biscuit acelerou seu processo de transformação digital e automação do Centro de Distribuição em Camaçari (BA). Com isso, a companhia ampliou a sua base de clientes e portfólio de produtos, e ainda reduziu custos operacionais. Os resultados vieram no quatro trimestre de 2020 (4T20).
Em relação ao mesmo período do ano anterior, a receita bruta total consolidada foi de R$ 349 milhões — crescimento de 6,4%. A receita líquida total consolidada foi de R$ 258,4 milhões, crescimento 5,6%. Já o indicador de vendas em “mesmas lojas” (Same Stores Sales) foi de -0,4% no 4T20, uma melhoria de 4,5 pontos percentuais (p.p.) ante o 4T19.
A margem EBITDA ajustada foi de 20,5% no 4T20, 1,2 p.p. maior que o 4T19, reflexo da alta nas vendas a partir da retomada das lojas físicas, maior eficiência operacional a partir da modernização e automação de processos em lojas e no centro de distribuição, além da contribuição dos canais de vendas digitais, sobretudo o e-commerce. Combinando um ganho de margem, revisão dos processos nas lojas físicas e maior eficiência nas despesas operacionais em virtude da automação, a companhia reduziu em 2,2 pontos percentuais as despesas operacionais no quatro trimestre de 2020.
Nesse sentido, a geração de fluxo de caixa livre da companhia no 4T20 foi positiva em R$ 90,8 milhões, R$ 7,4 milhões maior que o 4T19, devido ao menor volume de investimentos executados em 2020, sobretudo pela redução do ritmo de expansão de lojas físicas. A companhia registrou ainda crescimentos de 5,6% na receita operacional líquida; 5,3% de receita líquida de vendas de mercadorias; 28,5% na receita líquida de serviços financeiros; 12,3% no EBITDA ajustado e 8,2% de lucro bruto.
Por outro lado, o lucro líquido do 4T19 ao 4T20 teve uma queda de 82,2% em função do forte impacto de um registro pontual de crédito tributário de contribuição líquida ao resultado no montante de R$ 30,8 MM em 2019. Os dados são das demonstrações financeiras auditados da Companhia.
Vendas diretas
O Le Consultores, programa de vendas diretas da Le biscuit, vai proporcionar uma renda extra a pessoas neste momento de crise econômica no país. O novo modelo de negócios estreou recentemente em Salvador (BA) e, nas duas primeiras semanas, já teve mais de 400 cadastros. Até o fim do ano, a Le biscuit prevê a adesão de 5 mil pessoas, que poderão fazer parte do programa sem custos iniciais, recebendo treinamento e capacitação online antes de iniciar as atividades.
O Le Consultores permitirá aos clientes realizar as compras de maneira prática, segura e no conforto de sua residência, por meio de um catálogo completo de itens disponibilizados na loja online da Le biscuit.
De acordo com o CEO da Le Biscuit, David Lee Wright, o Le Consultores chega em um momento importante como vetor de geração de renda extra, além de ampliar os canais de compras da companhia. Os interessados podem já podem realizar o cadastro em https://leconsultores.lebiscuit.com.br/.
Crescimento digital
Por meio da expansão das plataformas digitais, a marca ampliou o seu engajamento junto ao público nas redes sociais, lançou novo aplicativo (já são mais de 700 mil downloads até dezembro de 2020) para otimizar a experiência de compra e fortaleceu o programa de vantagens Clube Minha Le, que cresceu 239% entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2021 e possui atualmente mais de 3,2 milhões de membros. Entre as demais ações estiveram a automação da rede com 130 auto-caixas em 55 lojas, adoção do PIX e canais alternativos de atendimento, como Rappi, Whatsapp, Retire em loja e Drive-thru.
Expansão física
Com um crescimento consistente e sustentável, a Le biscuit cresceu quase dez vezes na última década. Atualmente, a rede possui 143 lojas (138 próprias e cinco franquias) e planeja alavancar o seu crescimento neste ano a partir do Le Franchise, o programa de franquias da marca, que vai inaugurar 20 lojas pelo Brasil.
Lançado em 2018 em celebração aos 50 anos de fundação da companhia, o Le Franchise é focado em municípios com até 200 mil habitantes e oferece aos franqueados um modelo de negócio estável e resiliente, com assessoria da Le biscuit em todas as etapas do negócio. O programa inaugurou duas franquias em 2020, nas cidades de Carpina (PE) e Serra Talhada (PE), com faturamento acima da expectativa, mesmo com as restrições ao comércio em virtude da pandemia. Neste ano, a Le Biscuit lançou a sua sexta franquia, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe (PE).
Apesar das adversidades impostas pela crise da pandemia da covid-19, o desempenho recente de vendas foi destacável para as unidades franqueadas que já operavam na base instalada em 2019, apresentando um SSS de 46,8% no 4T20.
A Le biscuit comercializa mais de 20 mil itens separados em 14 categorias como armarinhos, artesanato, bebê, bomboniere, brinquedos, produtos do lar, decoração, eletroportáteis, festa, papelaria e telefonia, entre outros.