BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Baiana

Le biscuit lança plataforma de vendas diretas e abre 20 novas lojas

REDAÇÃO por REDAÇÃO
04/04/2021
em Economia Baiana
Tempo de Leitura: 4 minutos
A A
0

A Le biscuit foi fundada em Feira de Santana (BA) em 1968 por Aristóteles Santanna como um armarinho (Foto: Divulgação)

Share on FacebookShare on Twitter

A Le biscuit — uma das maiores redes varejistas do país, com forte presença no Nordeste – vai abrir 20 novas franquias no Brasil em 2021 e aposta em um novo modelo de negócios para aumentar as vendas e sua capilaridade no país: o Le Consultores, plataforma de venda direta que vai gerar renda extra a cerca de 5 mil pessoas até o fim do ano. Outra aposta da companhia é seguir com o crescimento de seu e-commerce, e a expectativa é de que o ecossistema digital da companhia, incluindo o comércio online, programa de franquias e vendas diretas, represente um total de 50% do seu faturamento em 2022.

No ano passado, a Le biscuit teve seu e-commerce, ainda que em seu primeiro ano, eleito como o mais admirado da região Nordeste pelo Prêmio e-commerce Brasil. Para aperfeiçoar a logística do seu comércio online nas regiões Sudeste e Sul, a Le biscuit vai inaugurar em abril uma nova operação logística na cidade de Embu das Artes (SP), na grande São Paulo, para armazenagem, preparação e distribuição de produtos. A iniciativa prevê a redução de custo de frete e dos prazos de entrega aos clientes das regiões Sul e Sudeste. São Paulo é hoje a segunda praça em volume de vendas no e-commerce da marca, atrás apenas da Bahia.

Transformação digital

Com o início da pandemia do novo coronavírus, a Le biscuit acelerou seu processo de transformação digital e automação do Centro de Distribuição em Camaçari (BA). Com isso, a companhia ampliou a sua base de clientes e portfólio de produtos, e ainda reduziu custos operacionais. Os resultados vieram no quatro trimestre de 2020 (4T20).

Em relação ao mesmo período do ano anterior, a receita bruta total consolidada foi de R$ 349 milhões — crescimento de 6,4%. A receita líquida total consolidada foi de R$ 258,4 milhões, crescimento 5,6%. Já o indicador de vendas em “mesmas lojas” (Same Stores Sales) foi de -0,4% no 4T20, uma melhoria de 4,5 pontos percentuais (p.p.) ante o 4T19.

A margem EBITDA ajustada foi de 20,5% no 4T20, 1,2 p.p. maior que o 4T19, reflexo da alta nas vendas a partir da retomada das lojas físicas, maior eficiência operacional a partir da modernização e automação de processos em lojas e no centro de distribuição, além da contribuição dos canais de vendas digitais, sobretudo o e-commerce. Combinando um ganho de margem, revisão dos processos nas lojas físicas e maior eficiência nas despesas operacionais em virtude da automação, a companhia reduziu em 2,2 pontos percentuais as despesas operacionais no quatro trimestre de 2020.

Nesse sentido, a geração de fluxo de caixa livre da companhia no 4T20 foi positiva em R$ 90,8 milhões, R$ 7,4 milhões maior que o 4T19, devido ao menor volume de investimentos executados em 2020, sobretudo pela redução do ritmo de expansão de lojas físicas. A companhia registrou ainda crescimentos de 5,6% na receita operacional líquida; 5,3% de receita líquida de vendas de mercadorias; 28,5% na receita líquida de serviços financeiros; 12,3% no EBITDA ajustado e 8,2% de lucro bruto.

Por outro lado, o lucro líquido do 4T19 ao 4T20 teve uma queda de 82,2% em função do forte impacto de um registro pontual de crédito tributário de contribuição líquida ao resultado no montante de R$ 30,8 MM em 2019. Os dados são das demonstrações financeiras auditados da Companhia.

Vendas diretas

O Le Consultores, programa de vendas diretas da Le biscuit, vai proporcionar uma renda extra a pessoas neste momento de crise econômica no país. O novo modelo de negócios estreou recentemente em Salvador (BA) e, nas duas primeiras semanas, já teve mais de 400 cadastros. Até o fim do ano, a Le biscuit prevê a adesão de 5 mil pessoas, que poderão fazer parte do programa sem custos iniciais, recebendo treinamento e capacitação online antes de iniciar as atividades.

O Le Consultores permitirá aos clientes realizar as compras de maneira prática, segura e no conforto de sua residência, por meio de um catálogo completo de itens disponibilizados na loja online da Le biscuit.

De acordo com o CEO da Le Biscuit, David Lee Wright, o Le Consultores chega em um momento importante como vetor de geração de renda extra, além de ampliar os canais de compras da companhia. Os interessados podem já podem realizar o cadastro em https://leconsultores.lebiscuit.com.br/.

Crescimento digital

Por meio da expansão das plataformas digitais, a marca ampliou o seu engajamento junto ao público nas redes sociais, lançou novo aplicativo (já são mais de 700 mil downloads até dezembro de 2020) para otimizar a experiência de compra e fortaleceu o programa de vantagens Clube Minha Le, que cresceu 239% entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2021 e possui atualmente mais de 3,2 milhões de membros. Entre as demais ações estiveram a automação da rede com 130 auto-caixas em 55 lojas, adoção do PIX e canais alternativos de atendimento, como Rappi, Whatsapp, Retire em loja e Drive-thru.

Expansão física

Com um crescimento consistente e sustentável, a Le biscuit cresceu quase dez vezes na última década. Atualmente, a rede possui 143 lojas (138 próprias e cinco franquias) e planeja alavancar o seu crescimento neste ano a partir do Le Franchise, o programa de franquias da marca, que vai inaugurar 20 lojas pelo Brasil.

Lançado em 2018 em celebração aos 50 anos de fundação da companhia, o Le Franchise é focado em municípios com até 200 mil habitantes e oferece aos franqueados um modelo de negócio estável e resiliente, com assessoria da Le biscuit em todas as etapas do negócio. O programa inaugurou duas franquias em 2020, nas cidades de Carpina (PE) e Serra Talhada (PE), com faturamento acima da expectativa, mesmo com as restrições ao comércio em virtude da pandemia. Neste ano, a Le Biscuit lançou a sua sexta franquia, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe (PE).

Apesar das adversidades impostas pela crise da pandemia da covid-19, o desempenho recente de vendas foi destacável para as unidades franqueadas que já operavam na base instalada em 2019, apresentando um SSS de 46,8% no 4T20.

A Le biscuit comercializa mais de 20 mil itens separados em 14 categorias como armarinhos, artesanato, bebê, bomboniere, brinquedos, produtos do lar, decoração, eletroportáteis, festa, papelaria e telefonia, entre outros.

Tags: BahiaCamaçariDavid Lee WrightLe BiscuitSalvadorSão Paulo
Artigo Anterior

Leilão de concessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste acontece nesta quinta-feira

Próximo Artigo

Com estoque baixo, Martagão pede doação de alimentos e EPI’s

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Salvador lidera geração de empregos no Nordeste no primeiro semestre de 2025 e é 4º lugar no Brasil, aponta Caged
Economia

Salvador lidera geração de empregos no Nordeste no primeiro semestre de 2025 e é 4º lugar no Brasil, aponta Caged

gráfico desenhado em vidro com pessoas ao fundo
Economia

Confiança dos empresários baianos melhora ligeiramente em julho

Movimentação de conteiners
Economia

FIEB avalia impactos das tarifas dos EUA às exportações baianas

Próximo Artigo

Com estoque baixo, Martagão pede doação de alimentos e EPI’s

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Responsáveis pelo programa

Microfinanças ganham reforço internacional para impulsionar renda na Bahia

Estande de vendas da Bracell Papéis

Superbahia 2025: Bracell Papéis celebra avanço da marca Supra e expansão do portfólio da marca Fofura

Trator em obra de pavimentação

Obras de melhoramento e recuperação são iniciadas na BA-526, em Salvador

Salvador ganha clínica oftalmológica com serviços a preços populares

Salvador ganha clínica oftalmológica com serviços a preços populares

Apresentação de projetos

CBPM, FIEB e IEL apresentam novos projetos da Galvani na Bahia; investimentos chegam a R$ 1,4 bilhão

Fazenda Franciosi

A história de sucesso da Fazenda Franciosi

Balança comercial tem menor superávit para julho em três anos

Balança comercial tem menor superávit para julho em três anos

Planta da Braskem

Braskem registra EBITDA recorrente de US$ 74 milhões no 2T25, 67% inferior ao do 1T25

Movimentação de conteiners

Com tarifaço, desafio de exportadores é encontrar novos mercados

Criança com óculos de realidade virtal

Chamada para apoio à realização de eventos de empreendedorismo e inovação recebe inscrições até 18/09

Card do evento

Inovação Corporativa 2025 propõe experiências imersivas com foco em resultados práticos

Estande da Super Bahia

RP Info marca presença na Super Bahia com foco em tecnologia e expansão regional

Balança comercial tem menor superávit para julho em três anos

Balança comercial tem menor superávit para julho em três anos

Planta da Braskem

Braskem registra EBITDA recorrente de US$ 74 milhões no 2T25, 67% inferior ao do 1T25

Movimentação de conteiners

Com tarifaço, desafio de exportadores é encontrar novos mercados

Criança com óculos de realidade virtal

Chamada para apoio à realização de eventos de empreendedorismo e inovação recebe inscrições até 18/09

Card do evento

Inovação Corporativa 2025 propõe experiências imersivas com foco em resultados práticos

Estande da Super Bahia

RP Info marca presença na Super Bahia com foco em tecnologia e expansão regional

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.