[dropcap]S[/dropcap]uperesportivo de maior sucesso no Brasil, o Camaro chega à sexta geração ainda mais potente, tecnológico e refinado. O estilo “Muscle Car” que consagrou o modelo anterior foi mantido, porém, agora com uma linguagem mais contemporânea. As dimensões e a arquitetura são completamente inovadoras, contribuindo para uma dinâmica veicular realmente surpreendente.
Os avanços também estão presentes no conjunto mecânico. O novo motor V8 de 6.2L de injeção direta entrega 461 cavalos e 62,9 kgfm de torque, enquanto a transmissão é de 8 marchas com sistema Active Select, que permite trocas automáticas ou manuais por meio de aletas atrás do volante, por exemplo.
A cabine do Camaro 2017 está mais refinada. Traz avançados recursos, como painel customizável, Heads-up Display, multimídia Mylink com Android Auto e Apple Car Play, alto-falantes Bose, carregador wireless para smartphone, volante com aquecimento, bancos dianteiros com ventilação, ajuste elétrico e memória, ar-condicionado dual zone, além de partida remota da ignição.
Outra novidade é o intensificador de som do motor para a cabine, que torna o ronco mais envolvente à medida que o giro do propulsor sobe. Uma experiência verdadeiramente única para entusiastas e fãs de superesportivos.
O cupê da Chevrolet adiciona ainda seletor de modo de condução (Drive Mode Selector), sistema de vetorização do torque, freios de alta performance Brembo com assistência de frenagem de urgência, alertas anti-distração, oito airbags, pneus mais largos, teto solar, faróis de xenônio e lanternas com LEDs. “O novo Camaro foi completamente redesenhado e projetado para encantar tanto os fãs deste icônico modelo da Chevrolet quanto os consumidores que buscam um superesportivo altamente tecnológico e prazeroso de guiar”, explica Carlos Zarlenga, presidente da GM do Brasil.
O Camaro 2017 manteve somente duas peças do modelo anterior: a gravata dourada da Chevrolet e o emblema SS que identifica a versão luxuosa da gama.
Uma das atrações do Salão do Automóvel de São Paulo, a nova geração do Camaro chega às concessionárias a partir de novembro. As 100 primeiras unidades serão da série limitada Fifty, comemorativa aos 50 anos do lendário cupê norte-americano e que traz acabamentos exclusivos.
A configuração SS conversível também estará disponível no mercado brasileiro. A previsão é que ela estreie nas lojas no fim do primeiro trimestre do ano que vem.
Série Fifty marca a estreia do novo Camaro
Ofertada apenas na carroceria cupê no Brasil, a série especial comemorativa ao cinquentenário do Camaro traz inúmeros itens específicos:
Exterior
• Pintura Cinza Graphite
• Faixas decorativas no capô e na tampa traseira
• Grade versão “50th” com detalhes cromados
• Defletor dianteiro na cor do veículo
• Emblemas decorativos “Fifty” nas laterais do veículo
• Roda de alumínio aro 20″ com design especial e calota personalizada “50th”
• Pinça de freio laranja
Interior
• Acabamento em dois tons: preto e cinza escuro
• Bancos e detalhes com costura laranja e emblema “Fifty”
• Painel dianteiro com acabamento customizado
• Soleiras iluminadas com emblema comemorativo “50th”
Serão apenas 100 unidades disponíveis no Brasil da versão mais épica criada até hoje do Camaro, para celebrar a história dessa lenda. Os compradores receberão uma identificação com a numeração de cada veículo.
A linha 2017 estreia com cinco opções de cores para a carroceria: Preto Ouro Negro, Branco Summit, Amarelo Lemon Peel, Vermelho Tinto e Azul Ocean
Cabine mais refinada, confortável e equipada
Como a parte externa, a interna foi completamente renovada preservando elementos característicos que consagraram o Camaro ao longo dessas últimas cinco décadas, como o quadro de instrumentos com o “canhão” do conta-giros à esquerda e o do velocímetro à direita, ambos analógicos.
A novidade é uma tela de alta definição, de oito polegadas, entre os dois mostradores essenciais. Configurável, a tela pode exibir informações adicionais de performance, de navegação, do multimídia e do computador de bordo. A quantidade de dados disponíveis é significativa:
• Informações gerais do veículo: velocidade instantânea; odômetro parcial; consumo médio; velocidade média para duas viagens; autonomia; consumo instantâneo; vida útil do óleo; monitoramento de pressão dos pneus; média e melhor consumo nos últimos 50, 100 e 650 km; cronômetro; horas do motor; horas marcha lenta do veículo
• Informações de performance: indicador de força-g; cronômetro de desempenho; cronômetro de volta; temperatura do óleo; pressão do óleo; temperatura do fluído de transmissão; indicador de temperatura dos pneus
• Informações do áudio: navegação pelas músicas, entre estações favoritas e seleção da fonte de áudio
• Informações do telefone: realização de chamadas telefônicas; visualização dos contatos; indicador da bateria e sinal do celular pareado
• Informações de navegação: informações de rota ativa no navegador do Chevrolet MyLink
• Opções: função de aviso de velocidade; seleção das telas a serem exibidas em Informações Gerais do Veículo e Informações de Performance, por exemplo
Outra tela, de oito polegadas, posicionada na parte central do painel e sensível ao toque, exibe as funções da mais avançada geração do multimídia MyLink, com Android Auto e Apple CarPlay, comando de voz e sistema de navegação com mapas em 3D.
O console central está igualmente mais funcional e ergonômico. Os comandos do sistema de ar-condicionado (dual zone) foram incorporados às molduras das saídas de ventilação e o freio de mão passa a ter acionamento elétrico, aumentando a sensação de espaço na cabine.
O Novo Camaro permite ainda a customização da iluminação dos LEDs internos que contornam o multimídia, os painéis de porta e o porta-copos central. São 24 opções de cores disponíveis.
A cor ambiente também muda quando o motorista troca os modos de condução. Na posição “Passeio”, indicado para uma condução mais tranquila, a iluminação fica azul clara. No modo “Pista”, que deixa o comportamento do carro completamente arisco, a iluminação fica vermelha.
Os bancos dianteiros estão mais anatômicos e confortáveis. Ganham sistema de ventilação interno e ajuste elétrico com três opções de memória – válidas também para os retrovisores externos; enquanto o volante redesenhado traz base reta, aquecimento e o emblema “Fifty” em todas as configurações.
A linha 2017 do superesportivo da Chevrolet adiciona a sua ampla lista de itens de série partida remota pela chave ou por botão no painel, sistema de destravamento das portas por aproximação (keyless), carregador de celular wireless, sistema de som Bose, oito airbags, alerta de movimentação traseira, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina e alerta de pressão e temperatura dos pneus, entre outros.
O acabamento interno é premium, com maior atenção às partes em que os ocupantes têm maior contato, como os apoios de braço, bancos, console central e inserto do painel. Há superfícies soft touch e costuras pespontadas em cor de destaque, contrastando com o revestimento predominantemente escuro do habitáculo.
Nota-se também maior utilização de materiais nobres em elementos decorativos. A alavanca do câmbio conta com aplique em alumínio fosco e a assinatura Camaro no topo e na base.