O Goethe-Institut Salvador-Bahia lança-se em mais uma experiência no metaverso. É a vez da biblioteca do Instituto inaugurar seu espaço interativo e virtual. Um evento online e gratuito marcou o lançamento quinta-feira (28).
Essa é a segunda fase do projeto “GoetheBahia #Metaverso”, que oferece ao público um hub de acesso a todos os conteúdos digitais do Goethe-Institut, como o Onleihe com livros digitais, áudios e filmes, aplicativos para aprendizado de alemão e playlists musicais. O acesso à plataforma, criada pela Bungalow Agency, será limitado à capacidade técnica do espaço.
As iniciativas do Goethe-Institut Salvador-Bahia no metaverso começaram em 2021, numa busca para criar alternativas que potencializassem as trocas à distância durante as residências artísticas e exposições digitais. “Em novembro do ano passado, o instituto inaugurou a Fase 1 do protótipo, que consistiu na galeria de arte, teatro e pátio interno. Neste momento, o público pôde visitar a exposição “Temporão”, que teve curadoria de Tiago Sant’Ana”, explica Leonel Henckes, coordenador do projeto.
Em 2022, a Fase 2 do projeto avançou para a finalização da Praça do Cacau, acesso à biblioteca e Biblioteca. O makerspace do Goethe-Institut Salvador-Bahia também integra esse ambiente.
Ute Engelke, coordenadora de eventos da Biblioteca, acredita que este é um momento importante para ficar mais próximo do público, oferecendo estratégias digitais diversificadas. “A Biblioteca do Goethe-Institut em Realidade Virtual é um lugar para proporcionar encontros e um hub para acessar as nossas ofertas digitais”, completa.