Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Nestlé realizou, no mês de junho, circuitos de reciclagem em 16 cidades brasileiras com o objetivo de dar visibilidade aos desafios da reciclagem no país e apoiar o trabalho dos catadores de recicláveis. A ação contribuiu para a coleta de 1,3 tonelada de resíduos que foram destinados a 16 cooperativas parceiras – além de renda adicional para as cooperativas, tanto pelo maior volume de materiais disponibilizados, quanto pela prestação de serviços remunerada durante a ação.
Os circuitos fizeram parte da campanha Craques da Seleção, realizada pela empresa com o objetivo de valorizar a atuação dos catadores e cooperados, além de reforçar a importância da separação de resíduos para regenerar a natureza. Fazendo uma analogia ao futebol, um dos esportes mais populares no país, a campanha convocou os brasileiros a se tornarem craques dessa seleção e destacou a reciclagem como um compromisso compartilhado entre empresas, governos e sociedade.
Mais de 7,5 mil pessoas participaram dos eventos regionais, realizados em cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Bahia e Ceará. “Ficamos felizes com o interesse da população em participar das diversas atividades de conscientização ambiental e se engajar sobre mudanças de hábitos que podem resultar em um mundo mais sustentável”, afirma Barbara Sapunar, diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Branding da Nestlé Brasil.
A executiva destaca também a importância do desenvolvimento de parcerias com cooperativas e catadores de recicláveis no país, promovendo não só a reciclagem, como o impacto social positivo. “Temos parcerias com mais de 260 cooperativas em todo o país. Apoiamos 8 mil catadores e cooperados geramos melhores condições de trabalho e maior renda para esses profissionais, agentes essenciais para a economia circular que beneficia a sociedade e o meio ambiente”, diz Bárbara.
Desde 2019, a empresa já investiu mais de R$ 15,5 milhões em projetos para ampliar a coleta de materiais no Brasil, garantindo mais de 90 mil toneladas de embalagens recicladas.
Iniciativas sustentáveis
Além das ações com cooperativas e catadores de recicláveis, a empresa investirá mais de R$8 milhões em projetos de circularidade de embalagens em 2022 e tem o compromisso de reciclar o equivalente a 100% de embalagens inseridas no mercado. Através de inovações, hoje 97% de suas embalagens já são desenhadas para serem recicladas ou reutilizadas – a meta é ter 100% de suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025. Nessa trajetória, a empresa já recuperou o equivalente a 26% do material de embalagem inserido no mercado – sendo 40% plástico.
A Nestlé também vem trabalhando fortemente na renovação de embalagens. Entre as mudanças já realizadas estão a substituição de canudos de plástico por canudos de papel no portfólio de bebidas, a retirada do envoltório da caixa de bombons (reduzindo o uso de 450 toneladas de plástico por ano) e o uso de 100% das garrafas de iogurte feitas a partir de plástico reciclado – com isso, o equivalente a 87 milhões de garrafas feitas de plástico virgem deixaram de ser produzidas por ano.