BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Negócios Negócios Locais

Lauro de Freitas quer ser o maior polo cervejeiro do estado

REDAÇÃO por REDAÇÃO
01/09/2022
em Negócios Locais
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0
Lauro de Freitas quer ser o maior polo cervejeiro do estado

Hoje existem nove cervejarias artesanais funcionando a todo vapor no município, mas a previsão é de chegar a algumas dezenas delas (Foto: Divulgação/Híbrida)

Share on FacebookShare on Twitter

Se Sabazius fosse à Bahia iria direto para Lauro de Freitas. Isso porque, a cidade quer se tornar o maior polo cervejeiro do estado e atrair os melhores produtores da bebida que deixa até o Deus grego com água na boca. Hoje existem nove cervejarias artesanais funcionando a todo vapor no município, mas a previsão é de chegar a algumas dezenas delas.

De acordo com o superintendente da Indústria Comércio e Serviços, Tufi Júnior, apesar dessas empresas serem de pequeno porte, elas têm uma representatividade expressiva para o Produto Interno Bruto (PIB) de Lauro. “É uma importância significativa e uma ótima visibilidade no entretenimento e eventos locais”, disse ele que percebe a disparada do setor no pós-pandemia. “Nossa expectativa de crescimento dessas cervejarias é muito grande, embora ainda não exista uma previsão de chegada de novas marcas, mas o mercado está se destacando”.

Híbrida Cervejaria

Surgida da união de quatro cervejeiros soteropolitanos, a Híbrida investiu há mais de três anos R$200 mil para sair do papel. Hoje, com apenas dois dos sócios à frente do negócio – Guilherme Uzeda e Mário Neto – o investimento anual já alcançou os R$400 mil.

“Chegamos para ficar! e com muita novidade para o público cervejeiro baiano. A Híbrida Cervejaria se ergueu em 2019, tendo seu registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em novembro do mesmo ano, data oficial de seu aniversário”, conta Uzeda.

Sem revelar o faturamento, Guilherme diz que produzem mais de 12 rótulos entre os sazonais e os do portfólio fixo, como a Session IPA, APA Goiaba, Blond Ale e Summer Ale, além dos recém incorporados: “Session Citra”, APA Sem Goiaba e Fruit Beer de Tangerina.

“O mercado de cerveja artesanal da Bahia é promissor pelos anseios de consumo e ao mesmo tempo desafiador por termos poucas políticas públicas de fomento ao setor, que já ocorre há muito tempo em outros estados. Mas Lauro de Freitas tem uma boa localização para o abastecimento na Região Metropolitana de Salvador, além da competitividade no preço do metro quadrado. Lauro também tem a ideia de se tornar um polo cervejeiro e, por isso, estreita laços com as empresas locais”, destaca Uzeda.

As Divas do Tio Chico

Com investimento próprio em cerca de R$800 mil, a cervejaria As Divas de Tio Chico fatura R$ 20 mil por mês e está cheia de planos para os seus 14 tipos de chope artesanal, como o American Lager, Pilsen, Weiss, APA, APA Goiaba, APA Maracuja, Porter, American Wheat, White IPA, Session IPA, American IPA, Chope de Vinho, Double IPA e IPA Viking.

São opções da bebida para os gostos mais diversos, mas no quesito incentivo fiscal, o fundador Roberto Júnior não está satisfeito. “Precisamos de mais incentivo para sermos mais competitivos. Outros estados têm isso (incentivo), que ajuda no crescimento do setor, que gera mais empregos, renda e desenvolvimento para a Bahia. Ainda estamos carentes desse incentivo”, reclama.

Embora insatisfeito com a falta de investimento do governo local, Júnior conta que Lauro de Freitas é um excelente lugar para produzir suas cervejas artesanais. “Conhecemos bem o público daqui. Além disso, aqui tem uma maior concentração dos Pontos De Vendas (PDVs) que negociamos no momento”.

Cervejaria 2 de Julho

Nada melhor para homenagear uma cidade cervejeira do que exaltar no nome a sua data mais importante. “A Cervejaria 2 de Julho é uma das primeiras microcervejarias da Bahia. Com muito orgulho homenageia a data da verdadeira independência do Brasil. Em nossos cinco anos já lançamos diversos tipos clássicos de cerveja, sempre respeitando a tradição e história desses estilos. Nosso “carro chefe” é a American IPA, que já é um clássico baiano”, conta o sócio Magno Jacobina.

Em 2019 lançaram o selo Confraria do Hospício, para assinar receitas irreverentes e experimentais como a SushIPA – uma IPA com nori (variedade de algas próprias para consumo) e arroz – e a Coffee IPA feita com café da chapada.

Com investimento de R$ 275 mil, Jacobina conta que já faturam R$ 30 mil mensais em seus 11 produtos. “Mas lançamos diversas cervejas sazonais também, que já não estão disponíveis. Ao todo já lançamos mais de 25 cervejas diferentes”.

Segundo ele, o mercado de cerveja artesanal despertou em 2005 por causa do interesse do público jovem. “Por muito tempo ficou restrito às produções amadoras e caseiras. Mas a demanda é crescente e os baianos, principalmente os jovens, estão descobrindo e gostando mais da cerveja artesanal local”.

As Divas do Tio Chico1
As Divas do Tio Chico
2 de julho
Tags: 2 de JulhoAs Divas do Tio ChicoBahiaHíbridaLauro de Freitas
Artigo Anterior

MP aciona Hiperideal na Justiça por problemas sanitários

Próximo Artigo

Critéria quer dobrar faturamento e conquistar o mercado internacional

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Plantação de soja
Atualidade

Sete municípios do Oeste da Bahia estão entre os 100 mais ricos do agronegócio brasileiro

Plantação de bananas
Atualidade

Bahia se consolida como segundo maior produtor de banana do Brasil

Crro de compras com presentes sobre bandeira do Brasil
Atualidade

Fim de ano na Bahia: veja como varejo está se preparando para alta sazonal de vendas

Próximo Artigo
Critéria quer dobrar faturamento e conquistar o mercado internacional

Critéria quer dobrar faturamento e conquistar o mercado internacional

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Plantação de bananas

Bahia se consolida como segundo maior produtor de banana do Brasil

App Planserv

Governo da Bahia sanciona novas regras de contribuição do Planserv

Plantação de soja

Sete municípios do Oeste da Bahia estão entre os 100 mais ricos do agronegócio brasileiro

Loja Vivara Shopping Mueller

Vivara anuncia novo CEO e COO para liderar próximo ciclo de expansão

Complexo Eólico Novo Horizonte

MPF investiga possíveis danos socioambientais de complexo eólico na Chapada Diamantina

Crro de compras com presentes sobre bandeira do Brasil

Fim de ano na Bahia: veja como varejo está se preparando para alta sazonal de vendas

Catadores de lixo

Banco do Nordeste lança edital de R$ 30 milhões para projetos de gestão de resíduos sólidos

Associação Comercial da Bahia

Decisão sobre dividendos reforça segurança jurídica e beneficia empresas baianas, avalia ACB

Praça de pedágio

Rodovias baianas devem receber 1,4 milhão de veículos entre Natal e Ano Novo

Lula da Silva

Lula descarta privatização dos Correios e anuncia estudos para reestruturação da estatal

passageira arrastando mala

Nova regra do check-in garante ao hóspede pelo menos 21 horas de uso da diária

Rikk dPater

Rikk dPater levou sua energia ao Carnaval de Salvador

Catadores de lixo

Banco do Nordeste lança edital de R$ 30 milhões para projetos de gestão de resíduos sólidos

Associação Comercial da Bahia

Decisão sobre dividendos reforça segurança jurídica e beneficia empresas baianas, avalia ACB

Praça de pedágio

Rodovias baianas devem receber 1,4 milhão de veículos entre Natal e Ano Novo

Lula da Silva

Lula descarta privatização dos Correios e anuncia estudos para reestruturação da estatal

passageira arrastando mala

Nova regra do check-in garante ao hóspede pelo menos 21 horas de uso da diária

Rikk dPater

Rikk dPater levou sua energia ao Carnaval de Salvador

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.