Por Anderson Orrico
A CleanNew, nascida na Bahia e uma das maiores franquias de higienização e conservação de estofados do Brasil, assinou recentemente um contrato com o grupo Sadita e passa a operar a primeira unidade no Kuwait, país do Oriente Médio localizado entre Iraque e Arábia Saudita, ainda no segundo semestre deste ano. A rede estima fechar o ano com faturamento de R$ 40 milhões e 15 unidades no exterior.
A nova operação faz parte do projeto de ampliação da marca, que já está presente nos Estados Unidos, Colômbia, Argentina, Espanha e Dubai. O CEO da CleanNew, Fritz Paixão, acredita que a chegada ao Kuwait só fortalece o selo de qualidade que a rede possui. “Nosso objetivo é estar em todos os continentes e concretizar mais uma operação na Ásia só reforça a qualidade dos serviços que oferecemos e a razão de sermos referência não só no Brasil, mas agora em outros países. Ainda no continente asiático, pretendemos inaugurar mais 10 unidades até 2024”, destaca o CEO.
Fritz, que já foi piscicultor em Paulo Afonso (BA) e apresentador de TV no Rio de Janeiro e em Salvador, conta que precisou pensar em alguma alternativa para ajudá-lo a completar sua renda, foi quando surgiu a CleanNew.
“A TV só pagava as minhas contas, mas eu queria comprar um apartamento, então resolvi abrir uma empresa de lavagem automotiva, que o investimento é baixo, e levei para dentro dos condomínios de luxo em Salvador. Deu muito certo e me tornei próximo dos clientes que começaram a pedir higienização de estofados”, relembra ele.
Demanda
Além da alta demanda pela procura de lavagem de estofados, o preço foi outro fator predominante para mudar o rumo da empresa. Com a lavagem dos carros gastava cerca de uma hora e ganhava R$ 20, já com sofás, demorava o mesmo tempo, porém ganhava R$ 200. “Foquei nisso, deu muito certo, abri duas filiais no RJ e SP. Continuou prosperando e aí surgiu a ideia de virar franquia e expandir pelo Brasil inteiro”, detalha Fritz.
Com investimento inicial de quase R$ 35 mil para abrir uma franquia, a CleanNew está presente em 22 estados brasileiros, empregando cerca de 130 pessoas, e com unidades previstas para Luanda, Dubai, Abu Dhabi e Arábia Sáudita. Para 2023 o plano de expansão também prevê o início das atividades em Angola, Bahrein, Moçambique, Itália, Equador e Uruguai. Além disso, a empresa se prepara para inaugurar a nova sede em Sorocaba (SP) de 3000 mil metros quadrados, investimento de R$ 10 milhões e a entrada no mercado varejista com a distribuição do spray de blindagem e o Magic Clean, uma espuma de limpeza e revitalizante de tecidos.
Para enfrentar a crise no período da pandemia, a rede se fortaleceu e adotou um novo método de higienização, o que levou ao crescimento de 98%. “Iniciamos um novo processo dentro da nossa empresa. A sanitização UVC. Foi ela que nos deu a oportunidade não somente de faturar, como também combater o vírus, e possibilitar acessar as casas, condomínios, estabelecimentos comerciais para a realização dos nossos serviços de higienização e blindagem de estofados”, explicou o CEO.
Apesar de todo o sucesso da marca, Fritz ressalta não haver uma receita de sucesso específica. “Acredito que o diferencial está no autoconhecimento que a pessoa tem que ter para saber lidar com as circunstâncias adversas que acontecerão durante a vida empreendedora. Costumo a dizer que todos nós teremos que ter 3Ps: paixão pelo que faz, paciência para lidar com as frustrações e persistência em continuar acreditando”, finaliza.
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