No mês da campanha Outubro Rosa, que traz conscientização para diagnóstico e prevenção do câncer de mama, é importante lembrar que o tema também se aplica aos cães e gatos, já que essa doença atinge grande parte desses pets no Brasil.
Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o câncer de mama atinge pelo menos 45% das fêmeas caninas. No caso das gatas, a doença atinge pelo menos 30% e cerca de 5% dos casos são diagnosticados como tumores malignos. Ainda segundo a pesquisa, 20% dos diagnósticos são tardios, o que, consequentemente, dificulta o tratamento.
Sendo assim, com o objetivo de alertar tutores sobre a importância do diagnóstico precoce, a Unime realizará uma ação gratuita, aberta à comunidade no dia 19 de outubro, das 8h às 12h, no Hospital Veterinário da universidade. Além do atendimento aos pets, são ministradas palestras informativas aos tutores alertando quanto à identificação de sinais que podem estar ligados ao câncer de mama em seus animais.
Aline Quintela, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unime, enfatiza que, ao contrário do que muitos pensam, a doença também pode ocorrer em cães e gatos machos. Por isso, há necessidade de cuidados e, principalmente, de um diagnóstico precoce para tratar o problema o quanto antes. “A causa do câncer de mama envolve questões genéticas, mas também está relacionada ao uso de injeções anticoncepcionais e demais fatores. Essas orientações passadas aos tutores são fundamentais para garantir a qualidade de vida dos animais e evitar o avanço da doença, caso diagnosticada pelo profissional da área”, pontua a médica veterinária.
Além das ações ao decorrer do ano, o Hospital Veterinário da Unime oferece serviços à comunidade, tais como consultas, atendimentos emergenciais, procedimentos simples e cirurgias de alta complexidade, com cobrança mínima de taxa social.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e entre 13h30 e 17h.
Serviço
Ação Outubro Rosa Pet
Data: 19 de outubro de 2022
Horário: 8h às 12h