Tudo começou do desejo de três amigos – Pedro Santana, Angelo Guerreiro e Renato Mendonça – de empreender em um negócio onde pudessem disseminar o conhecimento adquirido ao longo de mais de 20 anos de mercado.
Surgiu então um modelo de negócio que contemplaria tudo isso: um escritório de investimentos capaz de abranger inúmeras frentes, funcionando como um hub de negócios, o que possibilitou aos sócios atuarem com aquilo que acreditavam e que estavam acostumados a fazer.

Eles então montaram um “business plan” e partiram para realização de um road show em São Paulo com as principais casas que atuam no mercado de investimentos. Saíram desses encontros ainda mais motivados com a receptividade de todos os players.
Optaram então pela XP por entender que, de fato, é a melhor e mais completa plataforma de investimentos disponível no mercado brasileiro e que, junto com o time baiano – maduro e testado ao longo dos anos – permitiria levar uma proposta de valor diferente para os clientes.
Rapidamente se destacaram entre as empresas do segmento “Start UP” em volume de captação, clientes e NPS, chamando atenção do mercado.
Durante a pandemia, e na contramão do que acontecia com o segmento, praticamente dobraram de tamanho. Pedro, Angelo e Renato atribuem este desempenho ao fato de estarem próximos dos clientes, à experiência adquirida em outras crises e, principalmente, ao trabalho cuidadoso e responsável com o portfólio dos investidores.

A crise trouxe reflexos para esse tipo de negócio. A consolidação, que era algo previsto de começar em três anos, acelerou. Após muita conversa e reflexão, tomaram a decisão de fundir a operação com a InvestSmart, empresa com a qual tinham sinergia, valores em comum e onde poderiam aplicar o conhecimento com independência.
Foi assim que se tornaram a primeira operação da InvestSmart XP do Nordeste, dando continuidade a um plano estratégico de expansão geográfica. De Salvador atendem clientes sediados em diversos estados do Brasil e até no exterior.
Atualmente, a InvestSmart figura entre os seis maiores escritórios XP do país em volume de custódia com cerca R$ 14 bilhões, mais de 50 filiais espalhadas pelo Brasil. A operação local conta com assessores em Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Recife e Natal.
Os planos para 2023 passam por ampliar a presença em Salvador, consolidar Recife e Natal e iniciar operações em Sergipe e no Ceará.