Controlada pela Aromarketing – pioneira em marketing olfativo no país -, a baiana Acqua Aroma, rede de franquias fundada em 2002 iniciou sua trajetória com aporte de R$ 50 mil. Na época, a meta era de faturar R$ 30 mil por mês com o negócio. Hoje, a empresa fatura em torno de R$ 20 milhões ao ano perfumando ambientes brasileiros e estadunidenses.
De acordo com a sócia-diretora da Acqua Aroma, Nayana Pedreira, a Aromarketing era, há 21 anos, a menina dos olhos. Isto, na época em que os esforços eram exclusivos para o marketing olfativo, com a criação de cheiros e produtos direcionados para grandes marcas.
“Elas (marcas) criam por meio do cheiro uma conexão emocional, um ambiente agradável para seus clientes. Foi aí que em 2010 resolvemos focar na Acqua Aroma, nossa marca própria que representa mais de 50% do nosso negócio. Estamos em todos estados do Brasil e também nos EUA. Mas não deixamos de fazer nossos projetos private label – assinamos a categoria de aromas de marcas como a TokStok, Camicado, Trussardi, ao mesmo tempo, desenvolvemos projetos de cosméticos naturais exclusivos como o filtro solar da Maya Gabeira e o creme da Mari Fonseca, premiado nos Estados Unidos”, conta a empreendedora.
Desafios
Ao BadeValor, Nayana disse que embora a Bahia tenha muitos pontos fortes para os investimentos, os desafios são grandes em muitos aspectos. Para ela, alguns segmentos como o de turismo e entretenimento são celeiros de oportunidades. Outras indústrias, como petróleo, gás e celulose também se destacam. “Por isso, enxergo que ainda temos um longo caminho pela frente para tornar o nosso estado mais competitivo e atrativo, principalmente para as médias empresas se instalarem”.
Para ela, os maiores mercados fornecedores e consumidores continuam concentrados no Sul-Sudeste. “Sem incentivos e investimentos para atração e criação de um ambiente de negócio inovador, a Bahia fica cada vez menos competitiva. Nesse sentido, a parceria dos órgãos governamentais, de fomento e associações representativas como Fieb e Fecomercio são fundamentais para mapear e discutir novos caminhos”, destaca.
Produtos
A empresa fabrica diversas linhas de produtos inspirados nos mais variados ambientes. “Costumo dizer que nós somos o cosmético da casa. Pensamos em proporcionar momentos mais prazerosos, criando rituais de bem-estar na rotina. No portfólio temos produtos para perfumar e decorar. Temos conjuntos de lavabo, sachês para armários e gavetas, velas perfumadas, além de óleos essenciais e bases na linha de Aromaterapia para saúde física e mental”.
Com braços em todos os estados do país por meio dos mais de 1,5 mil lojistas do segmento, a empresa ainda conta com o e-commerce e mais de 10 lojas próprias e franqueadas em pontos estratégicos para experimentação do produto. Sem revelar os planos, Nayana afirma que está em franca expansão, ou seja, novidades sobre a Acqua Aroma devem surgir a qualquer momento.
Sou cliente ACQUA AROMA, faço uso dos seus produtos para o uso doméstico e de aromaterapia.
Em todos os segmentos a qualidade e aromas são excelentes!!!
Parabéns à Nayana e a todo o grupo desta empresa que tanto nos orgulha!
Parabéns. Muito gostoso ver esse sucesso e mais gostoso ainda os cheirinhos deliciosos. Fico muito feliz. E sou fã de vocês. Beijos