Toda estratégia de marketing sempre dependeu de um conhecimento profundo sobre o público-alvo que se deseja atingir. Com o fenômeno do marketing digital, foi possível conquistar um alcance sem precedentes e, a partir disso, se adaptar ainda mais à necessidade de se comunicar com as pessoas certas. É aqui que entram metodologias específicas como o geomarketing, cujo foco recai na localização geográfica dos clientes em potencial.
A ideia do marketing de geolocalização consiste em utilizar dados geográficos sobre todos os clientes que já compraram na loja para direcionar campanhas mais precisas a essa região. Dessa forma, fica mais fácil identificar onde está concentrada a maioria da clientela e quais produtos interessam mais esse público. O restante fica a cargo da tecnologia, que, através de algoritmos e big data, poderá trabalhar com esses dados para garantir um contato mais persuasivo com essas pessoas.
Hoje em dia, não é difícil obter informações como a localização dos seus clientes. Além de contar com o endereço de todos que eventualmente já compraram na loja, todo smartphone possui um sistema de GPS que está constantemente fornecendo dados importantes para diversas empresas. Tudo isso é utilizado para estabelecer um contato mais próximo com o cliente, e isso não se aplica exclusivamente à região onde mora.
Através do GPS do smartphone, as marcas têm acesso a todos os lugares que uma determinada pessoa frequenta, ficando mais fácil deduzir sua rotina e seus interesses. Com esse tipo de informação em mãos, é possível traçar um perfil exato sobre qualquer indivíduo e assim direcionar campanhas elaboradas especificamente para aquele grupo, seja através de e-mail marketing, mensagens automáticas e outros tipos de ferramentas comumente utilizadas no marketing digital.
Essa coleta de dados pode ser realizada de diferentes formas. Plataformas como o Google Adwords e o Facebook Ads fornecem informações geográficas e outros dados valiosos através de serviços pagos, mas a própria loja pode investir em um sistema próprio em seu site oficial. Caso o usuário permita o rastreamento, será possível coletar esses dados continuamente e com um direcionamento melhor, já que apenas pessoas que acessaram o site da loja serão rastreadas.
O geomarketing é apenas uma das metodologias utilizadas no ambiente digital, podendo ser combinada com outras estratégias para melhorar ainda mais a interação da marca com seu público. Trabalhar com dados do gênero já se tornou um processo indispensável para a sobrevivência de qualquer negócio na internet, então acaba sendo uma medida necessária para garantir a longevidade do empreendimento.